Vamos correr a shell Linux num Browser?

Os browser são hoje em dia ferramentas multifacetadas, que permitem aos utilizadores a realização de várias tarefas. Através do browser podemos aceder à Internet, ler o e-mail, jogar, aceder às redes…enfim, quase que se coloca a questão “O que não se consegue fazer hoje através de um browser? ”.

Recentemente descobri o projecto “Javascript PC emulator” quer permite correr uma shell Linux através de um simples browser.

 

 

O Javascript PC Emulator (baseado no Linux Kernel 2.6.20) é um pequeno script que permite ter a consola Linux no browser. O script foi desenvolvido em Javascript (tal como o nome indica), usando W3C Typed Arrays e emula  o seguinte hardware:

  • 32 bit x86 CPU
  • 8259 Programmble Interrupt Controller
  • 8254 Programmble Interrupt Timer
  • 16450 UART
  • Real Time Clock

Segundo o autor, Fabrice Bellard (criado do QUEMU e do FFmpeg), a ideia de desenvolver um emulador da consola Linux para correr num browser surgiu por puro divertimento e para colocar em prática todo o poder que o javascript oferece, mesmo para tarefas mais complexas.

Webpage: http://bellard.org/jslinux/index.html

Alojamento Web

KDE 4.3 – Caizen

A comunidade do KDE anunciou ontem, dia 4 de Agosto, o Caizen, ou seja, o KDE 4.3 que inclui bastantes melhorias para o utilizador.

Segundo os dados apresentados, a comunidade KDE corrigiu cerca de 10.000 bugs e implementou quase 2.000 novidades que tinham sido pedidas nos últimos 6 meses.

As novidades mais interessantes encontram-se no Plasma Desktop Shell, que apresenta um novo theme por defeito, bem como varias melhorias a nível de performance.

Veja o vídeo:

Clique aqui para ler o Press Release no site da comunidade KDE.

Alojamento Web

Mac4Lin – Transformar Linux em MacOSx

Mac4Lin

Saiu recentemente o Mac4Lin versão 1.0 final, um conjunto de alterações que permitem transformar o seu sistema operativo Linux na interface do macOSx Leopard.

O Mac4Lin faz alterações no Gnome, Xfce, na janela de login GDM e algumas aplicações mais conhecidas, como o Firefox, Metacity, Songbird e Pidgin.

Para fazer estas alterações, só tem que fazer download do pacote pela página oficial no SourceForge, extrair e executar um ficheiro shell (.sh) de forma a que as alterações sejam aplicadas.

Alojamento Web

WebTuga GameServers Management Script

WebTuga Script

Alguns de vocês provavelmente têm dado pela minha falta (ok, não tanto pela minha falta, mas sim pela falta de posts no WebTuga). Pois bem, tenho andado um pouco ocupado a brincar com a linguagem bash.

Já tinha tido o prazer de brincar com esta linguagem à alguns anos, depois foi-me leccionado no 12º do Curso Tecnológico de Informática (coisa pouca) e este fim de semana tentei fazer algo de útil para o meu dia a dia.

Trata-se nada mais nada menos do que um pequeno script que permite gerir gameservers, neste caso limitado ao Counter-Strike 1.6, mas que poderá ser adaptado a outros tipos de servidores e completado, pois ainda são necessárias algumas configurações antes da sua utilização.

Deverá criar antes de mais um utilizador chamado “cs”, que terá como shell a “/bin/bash” e “/home/cs/” como home. Lá dentro deverá ter também uma pasta chamada “server” com uma instalação por defeito do motor counter-strike 1.6 steam.

O código não está nada de mais e pode ainda ter algumas falhas. No entanto, peço a quem melhor perceber da línguagem que faça uma revisão e caso alguém faça alguma modificação ao código, deixo aqui o meu incentivo a partilhar aqui connosco.

Aqui vai o código:

Alojamento Web

Cairo: Windows Shell Alternative

Muitas poucas devem ser as pessoas que se lembram, ou sabem o que é o Cairo Shell. Vou ser sincero, só me lembrei, porque recebi um Desktop de um leitor que usa, e decidi escrever sobre ele. (Obrigado Marinho)

Mas afinal o que faz esse tal Cairo Shell? É simples, muda por completo o vosso desktop, desde a Wallpaper, Theme, Icons e ainda possui Plugins.

Simplesmente adorei os Wallpapers que se encontram no site…

Mas no Cairo Shell não são só os Wallpapers que são belos. Vejam pelos vossos olhos estes exemplos: 1, 2, 3 e por último 4.

Podem encontrar mais recursos da área de Downloads.

Espero que comentem a “mandem” o vosso feedback.

Alojamento Web

Reproduzir música ao conectar Pen USB

Windows Media Player 11Sabia que é possível fazer com que seja reproduzida uma música quando insere a sua Pen USB no seu computador?

É sim possível e passa por um processo bastante fácil. Antes de mais deve ter uma música na root ( raiz ) da sua Pen.

Após isso basta criar um ficheiro chamado Autorun.inf para correr automaticamente sempre que a Pen é detectada pelo sistema operativo, com o seguinte conteúdo:

[AUTORUN]

label=Pen WebTuga Tutorial

ShellExecute=nomedamusica.mp3

Onde label é a variável que armazena o nome do dispositivo amovível e ShellExecute será o ficheiro que irá ser automaticamente executado.

Agora sempre que conectar a Pen a um computador, irá ser reproduzida a música que escolheu.

Alojamento Web

Tiny USB Office – um pacote de produtividade grande em aplicações e pequeno em tamanho

Ainda se fazem programas que cabem numa disquete. Digo mais, ainda se fazem pacotes de produtividade que cabem numa disquete. Ou melhor, faziam, porque o pacote de produtividade em causa passou de quase 1.44MB para 2.4MB.

Sim, eu sei que 2.4MB é um abuso, mas têm que compreender que são muitas aplicações.

Este pacote de produtividade, para Windows, de que falo chama-se Tiny USB Office – o nome não podia ser mais apropriado, porque ele já necessita de uma pendrive, pois ocupa uns enormes 2.4MB (lá vai o tempo em que podíamos copiá-lo para uma disquete).

Algumas das aplicações incluídas neste pacote de produtividade são o cliente de email NPopUK, o processador de texto KPad, o leitor de PDFs PDF Producer, a ferramenta de compressão 100 Zipper e o cliente de chat para a rede MSN PixaMSN. Ao todo são… muitos programas.

Tiny USB Office, via shellcity.net

Alojamento Web

ShellRunAs: Executar aplicações como outro utilizador

shellrunas

ShellRunAs é uma aplicação para Windows que permite executar a um utilizador executar aplicações como outro utilizador do sistema.

Este pequeno utilitário é compatível com o Windows XP e posterior.

Download, via Activewin.com

Alojamento Web

Windows Server 2008 lançado

A Microsoft lançou oficialmente a nova versão do Windows Server, o seu sistema operativo direccionado para servidores. Das várias novidades destaca-se a não presença do muito falado sistema de virtualização Hyper-V, que a Microsoft espera ter pronto daqui a seis meses, e a inclusão da PowerShell.

Para mais informações sobre o Windows Server 2008 e as suas funcionalidades, leiam o artigo do Arstechnica.com.

Alojamento Web

Cairo – o verdadeiro efeito WOW para Windows

cari shell windows
Clica na imagem para a veres em tamanho real

WOW. Finalmente o Windows pode ter um interface que não é feio como a noite (Windows XP) ou apenas engraçado e um pouco intrusivo (Windows Vista).

Com várias semelhanças com o Mac OX S e o GNOME, o Cairo é uma shell para Windows que transforma a aparência destes sistemas em algo de se lhe tirar o chapéu!

O Cario substitui o menu iniciar por um semelhante ao do GNOME, mas com transparências; e adiciona um gestor de ficheiros que se assemelha muito aquele do OS X.

Por enquanto, o Cairo ainda não está disponível. No entanto, podem fazer o download de alguns wallpapers e ícones presentes no site.

Cairo, via Cybernetnews.com