WebTuga Music Show – 16 de Fevereiro

Music ShowPois é, hoje é segunda e eu já me ia esquecendo novamente do WebTuga Music Show. Desta vez foi escolhida uma música sugerida pelo Bruno Bernardino, que é simplesmente fantástica.

Trata-se da música Les Papillons, cantada por Thomas Fersen. Estou sem palavras, vejam um vídeo e ouçam a música.

Não se esqueçam de sugerir a música para a próxima semana, bem como enviar sugestões para o vídeo de amanhã no post do WebTuga Video Show de 10 de Fevereiro.

Alojamento Web

Video Show WebTuga – 3 de Fevereiro

WebTuga Movie ShowComo sabem, a segunda feira vai começar a ser marcada com o Music Show WebTuga, onde semanalmente irei colocar uma música sugerida pelos nossos utilizadores nos comentários.

Bem, para a terça feira decidi tornar este dia mais activo aqui no WebTuga e portanto será publicado à terça feira, semanalmente um vídeo sugerido também pelos nossos utilizadores.

Para hoje deixo aqui um vídeo, onde o famoso blogger Chris Pirillo é apanhado em flagrante. Chris Pirillo mantém um videolog que está praticamente ligado quase todo o dia e onde podemos ver reviews de produtos tecnologicos e conversas acerca de assuntos relacionados com informática e tecnologia. Chris Pirillo mantem também uma rede social de bloggers e é portanto um guru das “interwebz”.

Fiquem aqui com o vídeo…

Alojamento Web

Music Show WebTuga – 2 de Fevereiro de 2009

Pois é, a partir de hoje irei começar um conjunto de novos posts periódicos para animar aqui o blog.

Para preencher as noites de segunda feira, irei colocar semanalmente uma música onde os leitores deverão comentar e deixar o nome da próxima música a ser colocada na semana seguinte.

A música seguinte será escolhida aleatoriamente através das sugestões deixadas nos comentários dos utilizadores.

Para hoje reservo-vos a música “Como o macaco gosta de banana” de José Cid, um autêntico vício.

Alojamento Web

Ubuntu Free Culture Showcase: vencedores anunciados

Os vencedores do Ubuntu Free Culture Showcase, uma competição destinada a quem cria conteúdos artísticos com software livre, qe figurarão na próxima versão do Ubuntu já estão escolhidos. O anúncio foi feito por Jono Bacon, o responsável pela comunidade do Ubuntu.

Os vencedores são Adrés Vidau, um engenheiro electrónico mexicano que venceu a categoria Áudio, e Andrew Higginson, um jovem inglês de 14 anos que conseguiu o primeiro lugar na categoria Vídeo.

Estes dois trabalhos serão incluídos na próxima versão do Ubuntu. Para acederem a eles, irá bastar um simples sudo apt-get install example-content.

Alojamento Web

Powerset – O Motor de pesquisa do futuro

Chegou um novo tipo de Motor de Pesquisa à Internet. Chama-se Powerset e um dos seus objectivos é revolucionar o modo de pesquisar dos utilizadores.

Quantas vezes nos aconteceu escrever uma pergunta no Google, para depois chegar-mos à conclusão que tal não é possível?

Agora já é, para tal basta utilizar o Powerset. Neste novo motor de pesquisa, podemos escrever perguntas em vez das habituais Keywords que temos de escrever no Google e motores de pesquisa semelhantes.

Por exemplo, no Powerset podemos escrever: "Quem foi o primeiro rei de Portugal?" enquanto que no Google, teríamos de escrever: Primeiro Rei Portugal.

A pesquisa seria feita com mais naturalidade e facilidade, dando ao user mais vantagens na pesquisa.

Alojamento Web

Distribuição baseada no Ubuntu detecta traffic shapping

Ontem, o blog português Remixtures.com fez menção a uma ferramenta que permite saber se o teu ISP está a fazer traffic shapping à tua ligação à net.

Esta ferramenta é uma variante da distribuição de GNU/Linux, Ubuntu, disponível em 2 liveCDs que se conectam entre si através da internet, utilizando o protocolo bittorrent, para verificarem a existência de traffic shapping. O primeiro CD funciona como semente e o segundo como cliente bittorrent.

Depois de descarregados os dois CDs, o utilizador tem que inserir cada um deles num computador diferente e iniciar sessão. De seguida, tem que executar a aplicação Gemini-Tool, disponível nos dois CDs, e inserir o ip do outro computador. Feito isto, resta aguardar alguns minutos até o teste estar feito e o relatório ser apresentado.

Alojamento Web

Zoho lança ferramenta gratuita de gestão de recursos humanos

O Zoho acrescentou mais uma ferramenta ao seu já vasto leque de ferramentas de produtividade online: o Zoho People. Esta nova aplicação é um gestor de recursos humanos, muito bom para PMEs e grupos.

Em vez de fazer uma discrição do serviço, deixo-vos com um pequeno vídeo que explica, de uma forma simples, o que é este serviço e como funciona.

Alojamento Web

Piwik – opensource web analytics


O Piwik é um script web opensource que lhe permite recolher informações estatísticas do seu site (web analytics), anteriormente conhecido como phpMyVisites.

Com esta ferramenta conseguirá saber quantas visitas únicas teve, que sistema operativo usaram, qual foi a hora em que o site teve mais visitas, qual o País de origem das suas visitas, de onde vieram essas visitas e muito mais.

Para quem está farto de usar o Google Analytics, ou usa ferramentas como o BBclone, mas já está saturado de ver sempre o mesmo aspecto, então esta é a ferramenta ideal para si.

Algumas das features mais importantes são as APIs que poderá usar para obter informação, a possibilidade de adicionar os seus próprios plug-ins personalizados para funções específicas e ainda é possível ordenar as estatísticas ao seu gosto.

Entre outras coisas, é ainda possível adicionar ao seu site, gráficos com estatísticas sobre o mesmo:


Pode ver aqui a demo online, ou se preferir pode fazer download da ultima versão ( necessário servidor com php cenourinhaPosted on Categories OpenSourceTags , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , Leave a comment on Piwik – opensource web analytics

Alojamento Web

Bloquear e desbloquear automaticamente uma sessão no Ubuntu, através de Bluetooth

Quando nos afastamos do computador, por vezes um curioso pode tentar aproximar-se para ver os nossos dados. Uma solução é bloquear a sessão, mas se preferem algo mais automatizado, como sessão automaticamente bloqueada quando se afastam x metros de computador, só precisam de um telemóvel bluetooth, a aplicação BlueProximity e uma distribuição de GNU/Linux. Os passos são explicados no Ubuntuforums.com.

via Lifehacker.com

Alojamento Web

Inicie o Firefox mais rapidamente com o Firefox Preloader

Um dos problemas do Firefox é demorar um pouco a abrir, mesmo que não se tenham extensão instaladas. Claro que, se tiverem muitas extensões instaladas, para além de demorar um bocado a abrir, parte da vossa RAM é ocupada pelo browser.

No tempo do Mozilla, um pequeno utilitário era incluído com o browser. Esta ferramenta aparecia na área de notificação e mantinha alguns componentes deste browser na memória, para que a execução do Mozilla fosse mais rápida.

No Firefox esta ferramenta já não vem incluída. Mas existe um utilitário para Windows chamado Firefox Preloader que faz exactamente o mesmo que a ferramenta que vinha com o Mozilla: carrega alguns componentes do browser, para que a sua inicialização seja mais rápida.

Agora só falta algo que ajude a diminuir o consumo voraz de memória do Firefox.

Download, via Download Squad