SQLFury – SQL Injection Scanner

SQL Fury

O SQLFury é uma ferramenta que corre em Adobe Air que permite testar o seu site ou aplicação web contra técnicas de SQL Injection para extrair informação de uma base de dados.

Este software suporta base de dados em MySQL, PostgreSQL, Oracle e Microsoft SQL Server e possibilita extrair os utilizadores das base de dados, informações das tabelas e colunas completas.

Poderá ser uma aplicação bastante útil caso deseje testar a segurança do seu site, clique aqui para ver mais informações sobre o programa.

Alojamento Web

chive – Ferramenta de Gestão de Base de Dados MySql

ChiveO Chive é uma ferramenta para fazer a gestão de base de dados MySql, tal como o phpMyAdmin.

Actualmente o phpmyadmin é a ferramenta online para gestão de base de dados mysql mais utilizada em todo o mundo, no entanto existem várias alternativas.

Chive suporta todas as funcionalidades que um programador ou administrador de base de dados necessita como consultas de base de dados, gestão de tabelas e índices, chaves, riggers, visualizações, rotinas e até mesmo a administração de privilégios.

Para além disso o Chive permite criar e executar queries SQL e importar/exportar bases de dados MySql de/para o seu servidor. O Chive funciona com PHP, MySQL 5 e Apache, sendo também necessário ter mod_rewrite activo no servidor.

O Chive é apenas uma das muitas alternativas ao phpmyadmin existentes, no entanto parece bastante prometedor e tem uma interface bastante fácil de utilizar.

Alojamento Web

IP Location Tools – API e base de dados de IPs

IP Location Tools

O IP Location Tools disponibiliza uma API que permite verificar informações acerca de determinado IP, como a sua geo-localização, facilitando assim a criação de pequenos scripts que permitam determinar o IP by Country e criar sistemas de segurança e detecção de fraude, úteis para comércios online e outros casos.

Poderá também criar listas de forma a bloquear todos os IPs de um determinado país ou apenas permitir a entrada no site a apenas IPs de um determinado País.

Para além da API publica, é ainda possível fazer download da base de dados com cerca de 1,4 Milhões de entradas de forma totalmente gratuita.

São incontáveis o número de usos que poderá dar ao IP Location Tools, desde sistemas de publicidade direccionada, a redireccionar as visitas para uma página na respectiva língua, etc…

Os limites são a sua imaginação,

  • Web based IP geolocation
  • IP geolocation API
  • API de detecção de Fraude para sistemas e-Commerce
  • Versão gratuita da base de dados SQL actualizada mensalmente!
Alojamento Web

Lita – Administração de bases de dados SQLite

Lita

Lita é uma ferramenta de administração de bases de dados SQLite gratuita que corre na plataforma Adobe Air.

Esta ferramenta possibilita a gestão de bases de dados de aplicações desenvolvidas em Air, no entanto poderá ser usada para administrar outras bases de dados, apesar de algumas das funcionalidades como o sistema de encriptação serem apenas utilizadas nas aplicações Air.

A aplicação Lita permite, entre outras coisas, fazer as seguintes tarefas:

  • Abrir, criar e compactar bases de dados
  • Criar, renomear, eliminar e limpar tabelas
  • Criar, renomear e eliminar colunas
  • Criar, modificar e eliminar campos
  • Encriptar e re-encriptar as suas bases de dados
  • Executar os seus próprios comandos SQL
  • Criar e eliminar índices

Lita é uma aplicação gratuita e poderá ajudar-lo caso trabalhe com este tipo de base de dados.

Alojamento Web

Alternativas ao phpmyadmin

Quem lida diariamente com alojamentos Web sabe perfeitamente que o phpmyadmin é uma das ferramentas web de gestão de bases de dados mysql mais utilizadas.

No entanto existem várias opções com aspectos provavelmente mais soft do que o phpmyadmin.

CIMyAdmin

CIMyAdmin

O CIMyAdmin foi desenvolvido a pensar na comunidade de programadores que tem visto o phpmyadmin a morrer. Construido na framework Code Igniter, o CIMyAdmin é bastante mais elegante, rápido e limpo que o phpmyadmin.

Para além disso o CIMyAdmin é fácil de instalar, permite a criação de skins em xhtml e é bastante seguro.

SQL Buddy

Sql Buddy

O SQL Buddy, já referido anteriormente no WebTuga, é uma aplicação web para gestão de bases de dados que recorrendo ao Ajax, torna a gestão muito mais rápida.

Apesar de ser bastante recente, o SQL Buddy tem sido a primeira opção para alguns webmasters.

O seu aspecto limpo e o efeito de rapidez criado pelo Ajax torna-o ainda uma melhor opção.

MySQL Quick Admin

MySql Quick Admin

Quando se fala em gestão de múltiplos servidores de MySql, o MySql Quick Admin chega-se à frente.

Possibilita a escolha de um entre vários Themes e a configuração de várias Línguas.

Com o MySql Quick Admin é ainda possível verificar o estado de várias tabelas em simultâneo.

Alojamento Web

SQL Buddy – Administração de base de dados MySql Web Based

SQL Buddy

Para quem trabalha com MySQL no dia a dia certamente que conhece e usa ou já usou o phpmyadmin, no entanto a sua interface pode-se tornar um pouco lenta com base de dados com grande quantidade de dados.

Hoje apresento-vos o SQL Buddy, outro sistema de administração de base de dados MySql Web Based, gratuito e opensource que recorrendo ao uso de Ajax, torna o trabalho dos programadores muito mais fácil e rápido.

O SQL Buddy não necessita de instalação, bastando para tal descompactar os ficheiros no servidor e efectuar login com os dados do utilizador do MySql.

Ligando-se como root, poderá criar novos utilizadores na base de dados e assim tudo e todos.

Apesar do sistema recorrer ao Ajax para carregar o conteúdo parcialmente, é possível adicionar as páginas com os resultados aos favoritos.

É ainda uma boa aplicação para importar e exportar conteúdo parcial ou total da ou para a base de dados.

Como ainda não existia plano para tradução em Português de Portugal, apenas estava presente o Português do Brasil, decidi começar a traduzir, caso queiram contribuir cliquem aqui.

Alojamento Web

Revista PROGRAMAR – 14ª Edição

Recebi à pouco um e-mail da revista PROGRAMAR a informar da edição 14.

Nesta edição poderemos ler um artigo sobre a interacção entre MySql e a linguagem Python, bem como a análise a um livro sobre a mesma.

Para além disso, a revista descreve-nos um pouco dois importantes eventos, o Festival Nacional de Robótica e o Techdays 2008.

Site: Revista Programar

Alojamento Web

CMS sem base de dados

CMS Sem base de dados

Hoje em dia, qualquer plano de alojamento de qualquer empresa de hosting tem suporte a pelo menos uma base de dados.

No entanto, para aqueles servidores que não têm suporte ou aqueles que atingiram o limite máximo da base de dados no seu plano de alojamento, existe uma solução para esse problema: usar um CMS que não use uma base de dados, mas sim um ficheiro de texto para guardar a informação.

Desta forma, os ficheiros de texto vão realizar a mesma tarefa que uma base de dados, não havendo a necessidade de haver outro módulo a correr no servidor para a base de dados, tal como no caso do MySql.

Em baixo, deixo algumas soluções de sistemas de gestão de conteúdo que não necessitam de base de dados para correrem.

Flatpress

Já aqui tínhamos falado acerca do Flatpress. Um cms opensource para a plataforma de blogging, bastante semelhante ao WordPress, mas que não necessita de base de dados MySql.

Usa o sistema de templates Smarty e tem o suporte para Widgets e Plugins, tal como no WordPress.

Caso queira e após a instalação e o uso intensivo do FlatPress, deseje instalar o WordPress, poderá importar a base de dados usando este script.

Pivot

O Pivot é uma ferramenta gratuita, distribuída sob a GNU Public General License, que lhe permite criar páginas dinâmicas, como pequenos blogs ou jornais online em PHP, sem a necessidade de funções ou base de dados adicionais.

A razão pela qual o Pivot usa ficheiros de texto e não uma base de dados para guardar a informação, é fazer com que o sistema possa correr numa quantidade maior de servidores possível.

Cute News

Cute News é um poderoso sistema de gestão de notícias que permite facilmente adicionar notícias, comentários, efectuar pesquisas e envio de ficheiros, tudo sem a necessidade de usar MySql.

Para além de um excelente editor WYSIWYG, apresenta ainda um sistema de templates bastante fácil de usar.

simplePHPblog

simplePHPblog é a mais simples ferramenta de criação de blogs que pode existir.

Com este cms poderá em poucos segundos ter o seu blog com as funções básicas e sem a necessidade de uma base de dados.

CMSimple

Um cms dividido em duas versões, uma comercial e outra sob as licenças GPL e AGPL 3. Visite o site do CMSimple OpenSource.

E pronto, penso que podemos ficar por aqui. Caso seja programador e tenha criado algum CMS, leia acerca do txtsql e faça uma versão do seu gestor que não necessite de base de dados.

Alojamento Web

Olá MySQL Workbench! Adeus DBDesigner4!

Foi lançado hoje o MySQL Workbench, uma ferramenta visual de modelação de dados com suporte alargado das funcionalidades do MySQL.

A principal característica que todos nós procuramos numa ferramenta destas para MySQL é a “unificação” das tarefas mais importantes (analisar, conceber e implementar) necessárias para uma base de dados, no contexto de um processo de desenvolvimento integrado e interactivo.

Até há pouco tempo, a principal ferramenta de modelação de dados no MySQL era o DB Designer 4, um projecto open source sem suporte oficial por parte da MySQL.

Muitos achavam que apesar de implementar as características necessárias para a modelação, o DB Designer4 deixava um pouco a desejar, mostrando-se pouco eficiente. Apresentava alguns “bugs irritantes”, uma utilização desleixada e uma configuração muito abstracta.

É aqui que entra o Workbench, o sucessor de DB Designer 4 mas construído de raiz a pensar no suporte alargado a todas as funcionalidades do MySQL. Apresenta uma interface melhorada, mais fácil de usar e é mais estável que o seu antecessor. Para além disto, tem a promessa de evoluir rapidamente com base no feedback que a comunidade devolve: bugs, pedido de novas funcionalidades e até de plugins!

O Workbench será distribuído de duas formas, grátis e paga. A versão grátis (Workbench OSS) terá certas “funcionalidades trancadas” para o uso do utilizador. Isto não significa que não o poderemos utilizar na sua totalidade, não sejam induzidos ao erro, até porque a própria MySQL admitiu que não. A principal diferença entre as duas versões é que na versão paga (Standard Edition) poderás adicionar módulos e plugins para o utilizar de forma optimizada.

Os Plugins disponíveis (brevemente) para o Workbench são desenvolvidos sob a linguagem Lua (originalmente do Brasil) e, apesar de ainda não estar “aberto ao público”, o repositório de plugins tem um lugar reservado no site oficial do produto.

Fonte: André Torgal

Alojamento Web

MySql fecha acordo de 10 Milhões de dólares

MySql deal

A aplicação de criação de base de dados MySql fechou um acordo de 10 milhões de dólares segundo o Chief Executive Officer da Sun Microsystems Jonathan Schwartz.

Segundo Jonathan, as empresas começam a olhar para as vantagens do MySql e começam finalmente a apostar e a desenvolver aplicações com base de dados MySql com maior confiança.

O jornalista Matt Asay do jornal on-line Cnet, lança alguns palpites de qual terá sido a empresa a fechar este negócio, fazendo parte da lista a Cisco, o Google e o Yahoo.