Apple Propõe OpenCL como Standart de Computação de Alta Velocidade

A Apple, juntamente com outros fabricantes, criaram uma aliança composta por membros de toda a indústria (incluindo os fabricantes dos CPU e GPU dos Macs) para trabalhar num formato aberto (OpenCL) para aceleração de computação especializada.

Denominada de Compute Working Group, a organização formada esta semana inclui a Intel, a AMD e a NVidia, bem como a ARM, a Motorola e a Samsung, entre outros. As suas intenções são trabalhar no OpenCL e em standarts futuros que permitam usar o GPU enquanto CPU quando este não for necessário e o PC necessitar de mais poder de processamento.

A Apple foi a primeira a propor uma especificação (o OpenCL) como standart. Como está neste momento, o OpenCL permite libertar os GPU de apenas desempenharem funções gráficas, passando assim a combinar GPU e CPU de vários cores para aumentar a performance do sistema.

Este grupo poderá servir não apenas para desenvolver os standarts abertos para os computadores mas também para dispositivos móveis.

[Via Applesfera]

Alojamento Web

FireWire Salta Para 1.6Gbps

A Symwave anunciou o FirePHY-1600, com o dobro da velocidade do FireWire 800 (8oo Mbps), passando a atingir uma velocidade de 1.6 Gbps.

O FirePHY-1600 é totalmente compatível com o Firewire 400 e FireWire 800.

Segundo a Macworld, a Symwave afirma que consegue transferir 1000 fotos com uma resolução de 4 megapixels em apenas 5 segundos. Claro que isto só é possível a 1.6 Gbps e a transferência é sempre feita numa média, mas mesmo assim isto representa um acréscimo substancial na velocidade de transferência.

O FireWire é o standart introduzido pela Apple, pelo que será de esperar os Mac equipados com FireWire 1600, pelo menos o Mac Pro.

Via AppleTell