Toucan – Backups de Dados Automaticamente

Toucan

Toucan é uma aplicação portátil que permite aos utilizar sincronizar, efectuar cópias de segurança e encriptar os seus dados onde quer que estejam.

Esta aplicação tem 7 menus distintos que lhe permitem facilmente fazer aquilo que deseja, desde backups a sincronização de ficheiros, entre outras opções.

Toucan

  • * 4 modos de sincronização: copia, actualização, mirror ou igualização
  • * Backup e restauro nos formatos zip e 7-zip standards com suporte para backups completos, backups diferenciais e restauro de arquivos.
  • * Encriptação AES-256 recorrendo ao ccrypt
  • * Suporte para linha de comandos com possibilidade da criação de ficheiros batch com rotinas para correr frequentemente.

Clique aqui para aceder ao PortableApps e fazer o download da ultima versão do Toucan Portable.

Alojamento Web

LiveDrive – Espaço online ilimitado

Necessita de espaço online para guardar os seus ficheiros e poder aceder desde qualquer computador ou dispositivo com acesso à Internet? Então o WebTuga apresenta-lhe a solução.

O LiveDrive oferece-lhe um espaço online “ilimitado” para enviar os seus documentos, músicas e qualquer outro tipo de ficheiro que tenha.

Pode inclusive aceder à mesma biblioteca de música do seu iTunes em vários computadores e fazer o backup da sua música.

Para além disso, o LiveDrive permite-lhe criar um portal web para aceder aos seus ficheiros quando não se encontra no seu computador pessoal e ainda aceder aos seus ficheiros mesmo quando está offline.

Recentemente foram adicionadas novas funcionalidades ao serviço que permitem interagir com a sua conta do FaceBook e YouTube e ainda ver os seus vídeos online directamente através do LiveDrive.

Apesar do espaço “ilimitado” não dar muita confiança, o serviço tem de tudo para ter sucesso.

Alojamento Web

eyeOS 1.6 – Gala Sync

eyeos 1.6 Gala Sync

Enquanto que no mundo dos sistemas operativos para desktop e servidores as atenções estão todas viradas para o Ubuntu 8.0.4 Hardy Heron, o mundo dos sistemas operativos on-line recebe grandes novidades.

Hoje nas minhas leituras diárias, reparei num "post" do meu colega Bit.ate do PlanetGeek que fala sobre a nova versão do eyeOS.

O famoso eyeOS, um sistema operativo on-line open-source, recebeu ontem uma das maiores actualizações desde a sua existência.

Na versão eyeOS 1.6 “Gala Sync”, todos os esforços foram centrados na melhoria da experiência do utilizador com este sistema, tendo sido implementadas novas aplicações e novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de web-apps para este sistema operativo.

Gala Sync tras novidades fresquinhas como um novo sistema de Drag and drop, novos widgets, um novo leitor de rss ( eyeFeeds ), um novo editor de texto com cores para as principais linguagens de programação e um sistema de auto-completar para facilitar a programação on-line, um IDE para desenvolvimento chamado eyeCode, uma nova calculadora e ainda um novo jogo chamado eyeTetravex.

No entanto a novidade mais relevante no eyeOS é a possibilidade de criar aplicações capazes de comunicar com o seu sistema operativo Desktop, sendo o eyeSync uma das primeiras aplicações que permite sincronizar os seus sistemas operativos.

Para já a versão 0.1 do eyeSync só está disponível para macOSx e para Linux, no entanto nas próximas semanas estará pronta para correr em Windows.

+info

Alojamento Web

Microsoft vai terminar o acesso ao Hotmail a partir do Outlook Express

stopA Microsoft anunciou que vai terminar o acesso ao Hotmail a partir do Outlook Express em Junho deste ano. Este é mais um prego no caixão deste cliente de email da Microsoft que servirá para aumentar a adopção do Windows Live Mail.

Apenas o Outlook Express será "bloqueado". O Outlook poderá continuar a ser usado, mas os utilizadores terão que actualizar a ferramenta de sincronização Outlook Connector. Outras aplicações, como o Thunderbird e qualquer outro cliente com suporte para POP3, poderão também continuar a ser usadas.

A razão para o fim do suporte do Hotmail no Outlook Express é a mudança do protocolo utilizado para comunicar entre as aplicações e os servidores do Hotmail. Em vez do WebDav, será utilizado o DeltaSync que, pela discrição, parece ser bastante similar ao IMAP, mas com a vantagem de suportar mais que emails.

via Inforworld.com e mes-newslive.blogspot.com

Nota: a imagem deste post é a autoria de Elephant wearing striped pants, que a disponibilizou sob uma licença Creative Commons 2.0

Alojamento Web

Microsoft poderá apostar na criação de software para o iPhone

Em entrevista à Forbes, um dos vice-presidentes da Microsoft, Tom Gibbons, deixou no ar a hipótese do seu empregador começar a desenvolver aplicações para o iPhone.

Actualmente, a Apple tem algum software da Microsoft licenciado para o iPhone, como o suporte para Exchange e o protocolo ActiveSync.

Tom Gibbons não deu totais garantias de que a Microsoft irá realmente desenvolver aplicações para o iPhone, mas afirmou que a empresa está a examinar o SDK, a fim de tentar perceber se valerá realmente a pena desenvolver software para este telemóvel.

Caso a Microsoft realmente aposte no desenvolvimento de software para o telemóvel da Apple, será um claro reconhecimento do sucesso deste gadget.

via efluxmedia.com, intoiphone.com e fortune.cnn.com

Alojamento Web

eM Client – o Outlook Killer?!

Se o Thunderbird não corresponde às vossas expectativas e não têm paciência para o Outlook (lookout), o eM Client é uma boa opção para PIM (personal information managment).

Com funcionalidades como calendário, tarefas e contactos, este cliente de email é uma opção a ter em conta. Futuramente, terá integração com o Google Calendar, Google Contacts, redes de mensagens instantâneas, Facebook e anti-vírus; e suporte para ActiveSync.

Se estão habituados ao Microsoft Outlook ou ao Tunderbird, vão-se sentir mais ou menos à vontade com as funcionalidades do eM Client.

Recentemente, um projecto opensource semelhante chamado Spicebird, já aqui mencionado, foi lançado. Esta aplicação também tem calendário, gestor de tarefas e contactos e integração com a rede Jabber.

Com todas estas funcionalidades, será o eM Client o Outlook killer? Não sei porquê, mas não me parece. E a vocês?

Alojamento Web

Google lança ferramenta de sincronização do Google Calendar para o Microsoft Outlook

Google Calendar Sync é uma ferramenta gratuita do Google que sincroniza automaticamente as entradas e calendários do Google Calendar com o Microsoft Outlook.

Este programa tem dois tipos de sincronização: de duas vias ou de uma via. Com o primeiro tipo de sincronização, as alterações feitas a um calendário, seja no Outlook ou no Google Calendar, são replicadas no outro. No segundo tipo, são copiados apenas os itens de um calendário para o outro.

Download, via Oficial Google Blog

Alojamento Web

Como criar backups com o FlyBack no Ubuntu

Quem é que já não ouviu falar da ferramenta de backup do Mac OX S, Time Machine – das suas potencialidades e dos problemas que deu na última versão do sistema operativo da Apple?

Mesmo com alguns problemas – que, se não me engano, foram corrigidos no primeiro update -, a Time Machine é bastante útil. Enquanto esta ferramenta está apenas disponível no Mac OS X, os utilizadores de GNU/Linux podem utilizar uma ferramenta semelhante: o FlyBack.

O FlyBack é uma ferramenta que, assim como a Time Machine, permite criar backups incrementais de um disco ou directorias. O interface deste utilitário foi criado em Python e utiliza o poderoso rsync para a realização dos backups.

Para ficarem a saber como instalar e utilizar o FlyBack, leiam este tutorial do site Howtoforge.com.

Alojamento Web

Sincronize o Google Docs com o OpenOffice

Se são utilizadores do OpenOffice e do Google Docs e gostavam de ter os dois sincronizados, o plugin OpenOffice.org2GoogleDocs é para vocês.

O OpenOffice.org2GoogleDocs permite sincronizar os documentos do vosso desktop e do Google Docs, para que tenham sempre uma cópia online e outra offline.

Este plugin é multi-plataforma, o que quer dizer que corre em GNU/Linux, Windows e Mac OS X – talvez até em FreeBSD. Basta apenas ter a versão 6 de Java instalada.

Para instalar o OpenOffice.org2GoogleDocs, têm que abrir uma aplicação deste pacote de aplicações de produtividade, ir ao menu "Ferramentas > Gestor de Extensões" e carregar o plugin.

{OpenOffice.org2GoogleDocs, via Lifehacker}

Alojamento Web

Fedora 8 já está disponível

O projecto Fedora, a conhecida distribuição de GNU/Linux apoiada pela Red Hat, lançou hoje a nova versão. O Fedora 8 está disponível em DVD, LiveCD e numa imagem optimizada para arrancar a partir de um dispositivo externo USB.

Da longa lista de novidades destacam-se o novo tema, a inclusão do sistema de configuração de privilégios PolicyKit, as restrições no acesso à memória do Kernel, o uso do daemon de som PulseAudio, a instalação automática de impressoras e codecs proprietários, a diminuição do consumo de energia em computadores portáteis e a actualização do Network Manager.

Os interessados em testar o Fedora 8 poderão fazer o download da distribuição por Bittorrent, HTTP, FTP ou RSYNC.

update: Já há, pelo menos, dois mirrors portugueses, o http://darkstar.ist.utl.pt/ e o ftp://tux.cprm.net/pub/fedora/linux/releases/8/. Obrigado aos leitores Nuno Paixão, Jocaferro e G0sh por terem partilhado connosco estes mirrors.