Sysadmin Day 2009

Sysadmin

Hoje celebra-se o sysadmin day, ou seja, o dia do administrador de sistemas. Muitos de vocês devem-se estar a questionar “Mas que raio é um sysadmin?”, pois bem, eu explico.

Um Sysadmin ou Administrador de Sistemas é aquela pessoa que se certifica que se certifica que todo um vasto sistema funciona, pode ser um simples computador, como pode ser um conjunto de servidores ou até mesmo uma datacenter.

O trabalho do sysadmin é assegurar-se que os seus sites estão online e a funcionar correctamente, que os seus e-mails são entregues, que a sua rede de partilhas de ficheiro está a funcionar, ou que o seu software está sempre actualizado.

Cabe ao sysadmin também prever que o mundo acabe e usar os seus poderes de Deus (root access) ou os “supercow powers” para proteger um sistema.

O Administrador de Sistemas é também aquele sujeito a quem ligamos às 4 da manhã a perguntar a razão pelos sites estarem offline. É aquela pessoa que tem que estar sempre contactável e que não deixamos dormir descansados.

Nós por cá obrigamos o nosso sysadmin a tirar carta de condução de carrinho de mão, pois é necessário transportar os servidores de vez em quando, como pode ver na foto abaixo:

SysAdmin day

É sysadmin, já sonhou em ser sysadmin, já foi sysadmin ou conhece histórias que se passaram com sysadmins? Então partilhe as suas histórias connosco…

Ah… e quase que me esquecia… ouça esta música “Sysadmin Song” dedicada a todos os sysadmin pelo mundo fora…

Alojamento Web

GKrellM – Monitor de Sistema MacOSx, Windows e Linux

Icon Monitor

GKrellM é uma ferramenta que permite monitorizar o sistema operativo, seja ele Windows, macOSx ou Linux, permitindo-lhe obter informações do CPU, processos, rede, memória, bateria, ligação à Internet e ainda obter informações da sua conta no projecto Folding@Home.

Existem várias opções que lhe permitem expandir as funcionalidades do GKrellM, como por exemplo mostrar as ultimas strings guardadas no clipboard, ver a hora em cidades com diferentes fuso-horários, controlo o seu player de música, etc…

Este software de monitorização de sistema está disponível não só para os três principais, Linux, macOSx e Windows, mas também para FreeBSD, OpenBSD e NetBSD.

Alojamento Web

Acordo Entre Apple e Samgung Pode Levar a Gráficos Avançados no iPhone

Segundo o site Apple Insider, um acordo secreto assinado entre a Apple, a Samsung (fabricante do CPU do iPhone) e a Imagination Technologies (líder em gráficos móveis) poderá trazer gráficos avançados ao iPhone, fazendo dele uma plataforma ideal para jogos móveis.

Segundo o site, o core PowerVR SGX (actualmente é usado o PowerVR MBX) deverá ser implementado no chip SoC (system on a chip) do futuro iPhone. A diferença é que este novo core suporta OpenGL ES 2.0 e é retrocompatível com o core MBX. Este core também permite a visualização de vídeo HD.

Em conferência de imprensa recente, a Imagination Technologies indicou que licenciara o seu core a uma empresa que não era produtora de chips, que poderá ser a Apple, que deverá usar a Samsung (também licenciada a produzir chips com o core) para fabricar os seus SoC para os produtos recentes.

Estaremos a ver o iPhone a tornar-se numa máquina de jogos perfeita?

Alojamento Web

MacBook Air com Capacidade para Expansão no Futuro

É através do site HardMac que nos chega a notícia de John Maushammer, que se aventurou a explorar a motherboard do MacBook Air.

Graças a esta intervenção no pobre MacBook Air foram descobertas 3 conexões USB utilizáveis, apesar de serem apenas USB 1.0. Esta aventura partiu do facto de o System Profiler dizer que o MacBook Air tem 7 buses, 3 ocupados por hardware interno e 1 para a porta USB. Ora isto deixa os outros 3 por usar. Também foi ainda descoberta uma porta SATA por usar.

Tudo isto deixa uma grande capacidade para upgrade das portas num futuro modelo do MacBook Air (desde que, claro, as USB 1.0 passem a USB 2.0).