Atenção aos termos de utilização dos serviços que subscrevem

Um novo motor de busca tem recebido alguma atenção nos últimos dias. Não falo do Cuil, mas do Jogli, um motor de busca que permite pesquisar músicas e os respectivos videoclips e letras. À primeira vista parece ser um serviço interessante, mas os seus termos de utilização deixam muito a desejar em relação à privacidade.

No quarto ponto dos termos de utilização deste serviço pode ler-se o seguinte parágrafo (e único desse ponto):

DMG maintains information about your entire usage of the service, including (but not limited to) any action you performed on the web site and your IP. DMG reserves the right to use this information (excluding your name and contact details) in any manner shape and form.

Em “linguagem humana”, o que isto quer dizer é que eles utilizarão da forma que lhes apetecer, com excepção do vosso nome de informação de contacto, todos os dados vocês inserirem aquando do registo no serviço.

A esta hora vocês devem estar a pensar onde é que está o problema. Bem, o problema está no facto de eles, se quiserem, poderem vender a informação recolhida da vossa utilização e não especificarem o que é a informação de contacto; ficamos sem saber se é o email, morada, IP, telefone…

Sempre que quiserem criar uma conta num serviço web, leiam com alguma atenção a política de privacidade e os termos de utilização. Se o fizerem, acreditem que evitam receber ainda mais spam na vossa caixa de correio.