ScreenCastle – Fazer screencasts online

Screencastle

O ScreenCastle é uma pequena aplicação que corre através duma máquina virtual java, a partir do seu browser.

Com esta aplicação torna-se muito mais fácil fazer qualquer tipo de tutorial em screencast e assim partilhar com outras pessoas o seu conhecimento a nível informático.

É também bastante mais fácil demonstrar pequenas falhas e assim ser ajudado em qualquer fórum de suporte.

A aplicação tem algumas opções, sendo possível configurar a área que se deseja capturar e no final é ainda possível guardar no seu disco ou enviar para o ScreenCastle que lhe irá fornecer um conjunto de códigos para disponibilizar o vídeo fóruns, sites ou no seu blog pessoal.

Alojamento Web

Blinkx – um serviço p2p de streaming de vídeo com reconhecimento de voz

Foi lançado mais um serviço de streaming de vídeo que utiliza uma tecnologia p2p para disponibilizar os seus conteúdos: o Blinkx.

Tal como o Miro ou o Joost, os utilizadores têm que descarregar uma aplicação para poderem aceder ao serviço. Mas esta tem uma funcionalidade que a destaca das outros: reconhecimento de voz. Esta funcionalidade não está disponível em todos os vídeos mas, nos que a têm activa, os utilizadores podem clicar numa linha do texto que aparece para saltarem imediatamente para esse ponto no vídeo.

Outra funcionalidade que poderá ser interessante é a possibilidade de pesquisar informações sobre actores no IMDB, Google ou qualquer outro motor de busca.

Se estão à espera de encontrar no Blinkx aquelas séries televisivas que costumam descarregar, esqueçam; só estão disponíveis conteúdos independentes e videocasts. E isso não quer dizer que não existam bons conteúdos disponíveis, só por serem independentes – vejam a música indie, por exemplo.

Blinkx, via portfolio.com

Alojamento Web

Wall Street Journal + Digg, caso amoroso?

O Fundador do Digg, Kevin Rose (o gajo que grava um videocast a apanhar uma "tosga" com um amigo, enquanto vão dizendo umas coisas sobre tecnologia), anunciou no blog oficial do Digg que o jornal Wall Street Journal adicionou um botão do Digg aos seus artigos online.

Para já, apenas o botão do Digg está disponível nos artigos, mas os responsáveis do jornal afirmam que mais virão, para outros serviços. Virão mesmo? É que a inserção de um botão para o Digg custa tanto como a inserção de um botão para o Reddit ou para outro serviço do género.

Todos os artigos online do Wall Street Journal com o botão do Digg serão de acesso completo e livre. Infelizmente, nem todos têm o botão, mas num futuro próximo todos os artigos deverão ser de acesso livre, como acontece com os jornais portugueses (pelo menos com alguns deles).