Vírus que disfarçam-se de Windows Update

Páginas web falsas do Windows Update estão a ser utilizadas para levar os utilizadores a descarregarem malware.
A informação é da Sophos, que desenvolve software de segurança. De acordo com o blogue desta empresa, os criminosos estão a utilizador novas formas para convencer os utilizadores a instalar antivírus falsos.

A técnica mais recente passa por criar páginas que imitam quase na perfeição o Windows Update. Aparentemente, a página falsa só é aberta através do Firefox, o que deve levar os utilizadores a suspeitarem, já que o Windows Update da Microsoft só funciona através do Internet Explorer.

 

Como evitar falsos antivírus

  • Os falsos antivírus que são, na realidade, vírus ou outro tipo de malware, normalmente utilizam a técnica de apresentar falsos alertas de segurança ao utilizador a partir de alguns sites Web. Estes avisos habitualmente oferecem a instalação de antivírus gratuitos ou a remoção de supostas infeções que foram detetadas no sistema.
  • Quando o utilizador aceita a referida instalação, o falso antivírus toma conta do sistema, podendo pedir determinados pagamentos para remover vírus, que na realidade não existem, e até para ser desinstalado. Outros programas deste tipo roubam dados do utilizador, como palavras-passe.
  • Nunca aceite a instalação de programas ou actualizações, sobretudo relacionadas com aplicações de segurança, a partir de páginas Web. Para instalar um antivírus, aceda directamente aos sites dos produtores para descarregar o programa. E só o faça quando tem a certeza que está no site certo.

 

Alojamento Web

Vídeo da Instalação do Windows Se7en


(Vídeo: Instalação Windows Se7en)

Ontem decidi inscrever-me no programa de beta testing publico para o Windows Se7en. Fiz o download sem qualquer dificuldade, ao contrário de algumas pessoas que tiveram dificuldades na transferência da imagem do Windows 7. No entanto não percebo porque é que a Microsoft não utilizou tecnologia Bittorrent para disponibilizar o ISO do Windows 7, tal como sugerido pelo Carlos Martins.

Para instalar o sistema operativo necessitava de uma drive de armazenamento com algum espaço e não podia ser USB, portanto lá pesquisei e encontrei um vídeo onde explicava como abrir o WD MyBook e retirar o disco rígido. É bastante fácil, basta um pouco de esforço para retirar a capa exterior e por dentro temos o disco rígido (green product), e um adaptador Sata -> USB.

Inscrevi-me no programa beta do Windows 7, foi-me dada uma chave e fiz o download do iso pelo Macbook e lá gravei a imagem para um DVD. Em seguida retirei o disco Sata do meu computador e substitui-o pelo disco do Western Digital.

Coloquei o DVD na drive dvd, liguei o computador e arranquei pelo DVD. Formatei uma das partições que tinha no disco em Fat32, o que foi um pouco confuso devido ao gestor de partições. A instalação foi bastante rápida, apesar de ao início demorar a descompactar os ficheiros.

Ao fim de alguns minutos tinha o Windows 7 instalado e a correr perfeitamente. A primeira coisa que me lembro de acontecer ao entrar no sistema pela primeira vez foi ver uma tooltip de aviso. Abri a tooltip e o Windows Se7en já tinha detectado que não tinha nenhum Anti-vírus instalado e portanto estava-me a sugerir procurar alguns online.

A barra de tarefas cá no fundo está um pouco diferente, no entanto é um bocado estranha pois junta as aplicações abertas com as aplicações favoritas.

O menu iniciar está bastante semelhante ao Windows Vista, nada a apontar. Quanto ao Windows Explorer tem agora mais opções de organização, ocultar ou não detalhes, mostrar título da pasta na parte superior e ocultar barras laterais.

Se existe algo que melhorou no Windows 7 foi mesmo o Paint, que agora tem brushes e Shapes e está muito mais rico a nível visual e de ferramentas.

Existe também agora um novo jogo, onde o jogador é colocado no papel de um Pasteleiro e tem que fazer o bolo como o cliente pediu. Engraçado, mas o nível de dificuldade do jogo é zero, o que irá facilmente aborrecer pessoas com mais de 10 anos.

Uma coisa que me chamou à atenção foi o Windows Update, que agora não se limite a mostrar actualizações para o software Windows, mas também nos mostra actualizações disponíveis para as drivers e firmware do nosso hardware (placa gráfica, monitor, placa de rede, placa de som, etc).

Internet Explorer 8 parece estar mais estável, faz a renderização das páginas muito melhor, tem um scrool bastante mais leve e tem uma feature bastante interessante, Sites Relacionados. Penso que utiliza uma API do Google ou do Alexa para verificar isso, ou então é algo inside Microsoft.

Gostei também da PowerShell v2, uma aplicação simples que nos permite escrever pequenos scripts shell, bastante útil para executar pequenos comandos quando necessário.

Ao clicar-mos nos periféricos de rede, temos a possibilidade de ver o software que está a correr na rede e a porta que este está a utilizar.

Pouco de novo apresenta, no entanto parece fazer uma melhor gestão dos recursos. Vamos ver o que a Microsoft nos revéla em próximas beta releases.

Alojamento Web

Terceiro Service Pack do Windows XP chega dentro de sete dias

O terceiro e possivelmente último Service Pack para o Windows XP foi enviado para produção. As OEMs já podem começar a instalá-lo nos computadores que vendem. Os utilizadores terão que esperar até dia 29 para o descarregar, seja através do Windows Update ou do Centro de Downloads da Microsoft.

Esta actualização para o Windows XP tem uns impressionantes 580MB. De acordo com a PCMag.com, poucas diferenças existem entre a versão final do SP3 e as betas disponibilizadas publicamente.

O lançamento do terceiro Service Pack para o ainda muito popular Windows XP surge dois meses antes da data anunciada para término do suporte para o Windows XP Profissional. A versão Home terá suporte até 2010, mas só nos computadores económicos.

via tek.sapo.pt

Alojamento Web

XP SP3 no final do mês? Vista SP1 já em português.

Já correm novos rumores acerca da data de lançamento do terceiro e último Service Pack para o Windows XP. Desta vez, o dia 29 deste mês é apontado como o dia em que ele vai ser disponibilizado através do Windows Update a todos os utilizadores.
Isto não passa de um rumor apenas. O mais certo é acontecer o mesmo das outras vezes: o SP3 do XP não vai ser lançado no dia mencionado.

Continuando nos Service Packs para Windows. O primeiro para o Windows Vista já foi disponibilizado em todos os 36 idiomas suportados, nas versões 32bit e 64bit.
Se têm o Windows Vista num dos idiomas que ainda não tinham sido abrangidos pelo Service Pack 1 (português, por exemplo), estejam atentos à ferramenta de actualizações do vosso sistema operativo.

via Neowin.net e gHacks.net

Alojamento Web

Primeiro Service Pack do Windows Vista já está disponível

Afinal o Service Pack 1 do Windows Vista não está por horas, já foi lançado. Para já, está apenas disponível para os sistemas em inglês, francês, alemão, japonês e espanhol, para as versões 32bit e 64bit.

Se tiverem o vosso sistema numa destas línguas, podem descarregar a versão para 32bit ou 64bit. Podem também aguardar que a actualização vos apareça no Windows Update; opção preferível, se não quiserem gastar entre 450MB e 750MB em tráfego.

Se o vosso sistema estiver em português, resta-vos manter o Windows Update debaixo de olho.

Alojamento Web

Primeiro Service Pack do Windows Vista poderá estar por horas

O muito esperado Service Pack 1 do Windows Vista deverá estar por horas. Este update deverá ser disponibilizado através do Windows Update, mas como actualização opcional.

No site da Microsoft, ainda não é feita menção ao Vista SP1. Mas vão mantendo um olho no gestor de actualizações, porque até ao final do dia ele poderá dar sinal da chegada do Dom Sebastião do ME 2.0 (Millenium 2.0).

via avirtualexit.com

Alojamento Web

Vista SP1 já anunciado, mas ainda não disponibilizado

Ontem fiz aqui eco de um rumor lançado pelo site malaio TechARP.com, que dava conta da disponibilização do primeiro Service Pack para o Windows Vista já hoje. Afinal, como a maioria dos rumores, este não se revelou verdade. O SP1 do Vista já foi enviado para os fabricante; os consumidores só o deverão receber através do Windows Update (dentro de alguns dias) em Março deste ano.

via Neowin.net

Actualização: a data de lançamento do Windows Vista SP1 foi corrigida.

Alojamento Web

Primeiro Service Pack do Windows Vista pode aparecer já amanhã

O Service Pack 1 do Windows Vista, o prometido pela profecia do oráculo, poderá ser disponibilizado já amanhã, tanto para parceiros OEM e fabricantes como para o utilizador final.

Quem avança este rumor é o site malaio TechARP.com, que afirma que o service Pack 1 será amanhã disponibilizado amanhã em 5 idiomas (Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Japonês), com os restantes 31 a chegarem uma a duas semanas depois.

O SP1, diz o site, disponibilizado através do Windows Update, Microsoft Update e Windows Server Update Services terá apenas 65MB. As versões beta instaladas pelos utilizadores também serão actualizadas para a versão final.

A fraca adesão do sector empresarial e os imensos problemas relatados pelos utilizadores levaram a Microsoft a acelerar o desenvolvimento do primeiro Service Pack da mais recente versão do Windows. A empresa espera, com este lançamento, aumentar a adopção do sistema operativo nas empresas e lavar a má imagem deixada. Mas, de acordo com alguns rumores, este Service Pack pouco ou nada melhora. Veremos.

Fonte: TechARP.com, via Computerworld.com

Alojamento Web
Alojamento Web

Como instalar a beta do primeiro Service Pack para Windows Vista

O primeiro Service Pack do Windows Vista está em fase beta, como se sabe; a sua data de lançamento é que não se sabe bem. Se quiserem instalar a beta deste Service Pack através do Windows Update porque já estão fartos de tanta instabilidade, façam download e instalação desta hack para o registo do Vista. Depois só têm que esperar que o SP1 seja descarregado através do Windows Update

Tenham em atenção que não há garantias de que esta hack funcione, nem que não danificará o vosso sistema. Ao fazerem o download, estão por vossa conta e risco.

Enquanto escrevia este artigo, não consegui aceder ao site (talvez ele esteja a sofrer do "Digg Effect": demasiados acessos simultâneos), por isso não consegui verificar se o hack existe ou não. Se tentarem e não conseguirem, aguardem algum tempo e voltem a tentar.

A tal hack

{Fonte: Download Squad}