WordPress 2.9.1

WordpressUma nova versão do WordPress está disponível corrigindo alguns erros de menor significância como o agendamento de posts e pingbacks que falhava em alguns servidores devido a incompatibilidades.

O WordPress 2.9.1 pode ser actualizado automaticamente através do painel de controlo em Tools > Upgrade.

Pode ver aqui o anúncio oficial do lançamento desta versão do blogging system.

Alojamento Web

WordPress 2.8.6

O WordPress é um CMS (Content Management System) optimizado para blogs e pequenos sites, mas que pode ser muito facilmente adaptado para outros projectos graças à quantidade de plugins e themes disponíveis para a plataforma.

Foi lançada à menos de 1 hora a actualização para o WordPress 2.8.6, recomenda-se a todas as pessoas que utilizem esta plataforma, que efectuem a actualização.

A actualização pode ser efectuada manualmente pelo painel de administração do seu wordpress ou através do pacote de instalação obtido no WordPress.org.

Alojamento Web

WordPress 2.8 beta 1

Wordpress 2.8

Ryan Boren da equipa WordPress, anunciou à poucos momentos no blog oficial do WordPress, o WordPress 2.8 beta 1.

As novidades são imensas e prometedoras. Fica aqui uma lista das principais alterações:

  • Editor WYSIWYG actualizado para o TinyMCE 3.2.3
  • Adicionado CodePress syntax highlighting aos editores de themes e plugins
  • Instalador de themes automático através do directório oficial e via upload
  • Novo sistema para gestão de widgets e sidebars
  • Possibilidade de editar todos os ficheiros de cada plugin
  • Guardar automaticamente as páginas/posts pressionando ctrl/command+S
  • Suporte para várias galerias por página
  • Acesso ao menu “Tools” para todos os utilizadores de forma a possibilitar o uso do Turbo
  • Adicionado campo de descrição para as tags

A tão esperada funcionalidade da instalação de themes directamente pelo painel de administração é um must nesta nova versão.

A lista detalhada de alterações e novidades pode ser encontrada aqui. Se quiser pode testar o WordPress 2.8 beta 1, no entanto não é aconselhável o seu uso em ambientes de produção.

Alojamento Web

Ultimate Live no Webtuga

logoul-1

Ola leitores, hoje resolvi transferir meus visitantes pra aqui do Ultimate Live, afinal estou sem tempo, e trazendo eles para ca estou a poupar trabalho, pois escrevia no meu site, Ultimate Live e aqui no Webtuga.

Transferido:

Feed RSS

Pagerank (Links)

Nem sequer avisei ao cenourinha, espero que ele tenha  gostado, pois quero ver o Webtuga Mais grande do que ja se faz.

A linguagem de escrita nao sera um fator problematico, continuarei a escrever em pt-pt.

Tudo que vier a ser, desde agora ja se faz.

Alojamento Web

WP Framework – Criar themes para WordPress

Wordpress

Já brinco com HTML e CSS à alguns anos e dou-lhe um pouco de PHP e Javascript, o que me tem possibilitado criar pequenas brincadeiras recorrendo a estas tecnologias web.

Tenho o WordPress, como uma plataforma de gestão de sites bastante potente e que pode ser utilizada muito além dos blogs e portanto tem sido a minha primeira escolha para a criação de blogs e pequenos sites.

Estou a escrever este post com uma directa em cima, pois decidi fazer um theme WordPress. Numa única noite consegui fazer o html, css e importar para WordPress.

Graças ao WP Framework, um theme wordpress com todos os ficheiros e tags base de um theme para WordPress que permite assim facilmente criar um novo theme, no meu caso, importar um theme de html+css para WordPress.

Em apenas algumas horas consegui fazer um excelente theme para WordPress e sem dificuldades algumas, o que revela que o WordPress é realmente uma interface bastante acessível.

Só tenho a agradecer a quem desenvolveu o WP Framework, pois poupou-me muito trabalho. Em breve mostrarei o template que fiz para WordPress num dos projectos do WebTuga.

Alojamento Web

Elisa – Media Center Open-Source

Elisa - Media Center OpenSource

Chegou o novo Media Center Open Source que funciona com a maior parte dos sistemas operativos.

Chama-se Elisa, e è uma espécie de Front Row mas em open source, e está disponível para OSX, Windows e Linux.

Deixo aqui algumas das características deste programa:

  • Suporta: H.264, MPEG 2, MPEG4, Quicktime, Windows Media, Ogg Vorbis, Ogg Theora, Matroska, etc…
  • Detecta automaticamente toda a media na vossa rede ( network )
  • Suporta Touchscreen e controle remoto
  • Pode-se visualizar imagens e fotografias usando Cover Flow, Grid View e List View
  • Contem um Internet radio browser

Vão ser adicionadas mais funções na próxima versão, entre elas a possibilidade de aceder ao Youtube, Flickr e Pikeo.

Mascotes Euro 2008 - Flix e Trix

Alojamento Web

WordPress 2.6 – O que esperar de…

O lançamento do WordPress 2.5 trouxe bastantes novidades, tanto a nível de funcionalidades, como no aspecto da área de administração.

Agora espera-se pelo 2.6, que pelos vistos vai trazer grandes novidades como o suporte ao Google Gears, que permitirá escrever um post enquanto estiver offline e posteriormente publicar online no seu blog, a possibilidade de mover o ficheiro de configuração ( wp-config.php ) para uma directoria de um nível inferior e o regresso do WordPress Bookmarklet com opções adicionais para sites como o YouTube, etc.

Para além disso o editor WYSIWYG irá ter um "Post Word Count" que lhe permitirá saber o número de palavras existentes no post ( Para quem escreve Reviews pagas? ) e ainda poderá vir a ser implementado um sistema para rever os posts, ao estilo da Wiki.

Nesta versão, aqueles que não têm gravatar, poderão escolher uma imagem opcional, que terá o nome de Identicon.

Alojamento Web

CMS sem base de dados

CMS Sem base de dados

Hoje em dia, qualquer plano de alojamento de qualquer empresa de hosting tem suporte a pelo menos uma base de dados.

No entanto, para aqueles servidores que não têm suporte ou aqueles que atingiram o limite máximo da base de dados no seu plano de alojamento, existe uma solução para esse problema: usar um CMS que não use uma base de dados, mas sim um ficheiro de texto para guardar a informação.

Desta forma, os ficheiros de texto vão realizar a mesma tarefa que uma base de dados, não havendo a necessidade de haver outro módulo a correr no servidor para a base de dados, tal como no caso do MySql.

Em baixo, deixo algumas soluções de sistemas de gestão de conteúdo que não necessitam de base de dados para correrem.

Flatpress

Já aqui tínhamos falado acerca do Flatpress. Um cms opensource para a plataforma de blogging, bastante semelhante ao WordPress, mas que não necessita de base de dados MySql.

Usa o sistema de templates Smarty e tem o suporte para Widgets e Plugins, tal como no WordPress.

Caso queira e após a instalação e o uso intensivo do FlatPress, deseje instalar o WordPress, poderá importar a base de dados usando este script.

Pivot

O Pivot é uma ferramenta gratuita, distribuída sob a GNU Public General License, que lhe permite criar páginas dinâmicas, como pequenos blogs ou jornais online em PHP, sem a necessidade de funções ou base de dados adicionais.

A razão pela qual o Pivot usa ficheiros de texto e não uma base de dados para guardar a informação, é fazer com que o sistema possa correr numa quantidade maior de servidores possível.

Cute News

Cute News é um poderoso sistema de gestão de notícias que permite facilmente adicionar notícias, comentários, efectuar pesquisas e envio de ficheiros, tudo sem a necessidade de usar MySql.

Para além de um excelente editor WYSIWYG, apresenta ainda um sistema de templates bastante fácil de usar.

simplePHPblog

simplePHPblog é a mais simples ferramenta de criação de blogs que pode existir.

Com este cms poderá em poucos segundos ter o seu blog com as funções básicas e sem a necessidade de uma base de dados.

CMSimple

Um cms dividido em duas versões, uma comercial e outra sob as licenças GPL e AGPL 3. Visite o site do CMSimple OpenSource.

E pronto, penso que podemos ficar por aqui. Caso seja programador e tenha criado algum CMS, leia acerca do txtsql e faça uma versão do seu gestor que não necessite de base de dados.

Alojamento Web

Wine 1.0 rc1

wine

A primeira release candidate do Wine, o emulador que não é emulador, mas uma implementação do Windows em sistemas *nix, foi disponibilizada ontem.

O que há de novo nesta release candidate, que dentro de pouco tempo se tornará na versão 1.0? Bem, muita coisa, mesmo muita coisa. Se quiserem saber quais são, terão que ler o comunicado oficial.

Caso queiram experimentar já esta versão quase final do Wine, podem descarregar o código-fonte e compilá-lo (sudo ./configure; sudo make; sudo make install) ou então verificar se o vosso sistema operativo está na lista de sistemas com binários disponíveis.

Alojamento Web

FreshPress – Theme para WordPress com aparência da administração

Pessoalmente não gostei muito da mudança de design do WordPress, está um pouco mais confusa que a anterior, mas é a evolução, nada se pode fazer.

Para aqueles que gostaram da nova aparência, tenho excelentes novidades. Já existe um theme para o frontend do WordPress com a mesma aparência da área de administração.

Chama-se FreshPress e integra já algumas das características da versão 2.5 do WordPress:

  •   3 Colunas;
  •   3 Colunas no footer;
  •   Integração com novas características do WordPress 2.5 ( gravatars, etc… );
  •   Artigo destacado.

O theme pode ser descarregado gratuitamente aqui e pode pré-visualizar a demo aqui.