ICANN quer novos domínios

ICANNA ICANN quer que a partir de 2009 seja possível registar domínios com sufixos com palavras vulgares, tais como .blog, .forum, .musica, .filme, .compositor, .sexo, etc.

Para tal vai tentar chegar a um acordo na reunião internacional em Paris.

Quem sabe um dia não existirão domínios com sufixo .webtuga e as galinhas possam voar.

Alojamento Web

Data oficial para o lançamento do Firefox 3

SpreadFirefox

Já há data oficial para o lançamento da versão final do Firefox 3.

Foi colocado ontem no blog da Mozilla Developer Center o anuncio da data oficial do lançamento do Firefox 3 que ficou agendado para o dia 17 de Junho.

Depois de mais de 34 meses de desenvolvimento, a terceira versão do Firefox está a ser finalizada e no dia 27, a comunidade SpreadFirefox pretende bater um recorde mundial.

Todos juntos vamos tentar ajudar a o Firefox a bater este recorde, por isso agendem no vosso calendário o download do Firefox 3 no dia 17 deste mês.

Alojamento Web

Google Favicon – O porquê da mudança

Já aqui tínhamos falado acerca do novo Favicon das páginas do Google, mas ainda não havíamos informado acerca da razão lógica de tal mudança.

O motivo da mudança do Favicon é o facto de o anterior não se adaptar facilmente aos novos gadgets e plataformas, como o iPhone e outros dispositivos móveis.

Sendo assim, os novos icons para as principais plataformas são os seguintes:

Favicon Google

Poderá ainda, a qualquer altura, criar e enviar o seu icon para o Google, através deste formulário e quem sabe não será o seu icon o próximo favicon das páginas do Google.

Alojamento Web

Nvidia Tegra – O futuro dos dispositiveis móveis

Nvidia Tegra, é o novo conceito criado pela empresa de renome internacional conhecida por produzir Placas Graficas e Chipsets, a Nvidia.

Consiste basicamente em criar o MID (Mobile Internet Device), mais avançado do mundo, com capacidade para jogar, ver filmes em full hd e muito mais.

Aqui fica uma tabela com alguns dos modelos iniciais:

Nvidia Tegra

nVidia Tegra

Alojamento Web

WordPress – 5 anos de …

Wordpress 5 anos

O WordPress é sem dúvida o CMS do momento. A cada dia são mais os blogs criados na plataforma WordPress e até mesmo sites empresariais a usarem esta solução.

Tivemos o lançamento do WordPress 2.5 que foi bastante bem recebido pela comunidade mundial de bloggers e os rumores das novidades do WordPress 2.6 já colocaram a maioria dos bloggers eu euforia.

Mas hoje em especial, é um dia bastante importante para o WordPress, pois este completa o seu quinto aniversário desde que foi lançada a sua primeira versão.

5 anos de WordPress e de muita evolução, parabéns ao Matt e à restante comunidade de designers, desenvolvedores e tradutores que têm cada dia ajudado a melhorar o funcionamento e desempenho deste script.

Alojamento Web

[Rede WebTuga] Top Semanal 19/05/08 – 25/05/08

Boa noite a todos, para acabar o dia vou fazer um pequeno apanhado dos melhores posts desta semana na rede WebTuga.

Esta semana começamos da melhor forma, com a notícia de que alguém foi atacado por ovos voadores. O OVNI só foi identificado assim que se despenhou na parede mais próxima.

Foi também no início desta semana que nos deram a conhecer o futuro OLPC XO 2.0. O portátil parece prometedor, esperemos para ver se o preço coincide com os preços avançados.

Fiquem com os melhores posts…

Até já… mua!

Alojamento Web

WordPress 2.6 – O que esperar de…

O lançamento do WordPress 2.5 trouxe bastantes novidades, tanto a nível de funcionalidades, como no aspecto da área de administração.

Agora espera-se pelo 2.6, que pelos vistos vai trazer grandes novidades como o suporte ao Google Gears, que permitirá escrever um post enquanto estiver offline e posteriormente publicar online no seu blog, a possibilidade de mover o ficheiro de configuração ( wp-config.php ) para uma directoria de um nível inferior e o regresso do WordPress Bookmarklet com opções adicionais para sites como o YouTube, etc.

Para além disso o editor WYSIWYG irá ter um "Post Word Count" que lhe permitirá saber o número de palavras existentes no post ( Para quem escreve Reviews pagas? ) e ainda poderá vir a ser implementado um sistema para rever os posts, ao estilo da Wiki.

Nesta versão, aqueles que não têm gravatar, poderão escolher uma imagem opcional, que terá o nome de Identicon.

Alojamento Web

Gmail mais rápido que nunca

Gmail faster

O Google começou a melhorar o desempenho das suas aplicações Web e o Gmail foi um dos primeiros serviços a ser optimizado.

Como devem ter reparado, o Google adicionou ao Gmail uma nova barra de progresso. Esta nova barra de progresso, faz parte de um conjunto de mudanças que permitiram aumentar a velocidade de "Loading" do Gmail, tornando-o assim mais rápido.

Para além disso, diz-se que o Google está a preparar uma grande novidade para o Gmail que é a possibilidade de escolher vários "themes" no sistema.

Apesar de para já não passar de um rumor, esta notícia irá certamente despertar à atenção dos utilizadores, que a meu ver iriam gostar de ver esta funcionalidade introduzida.

Alojamento Web

[Rede WebTuga] Top Semanal 12/05/08 – 18/05/08

Top posts

Olá a todos, hoje é Domingo e por isso mesmo vou deixar aqui a lista dos posts mais interessantes desta semana.

Esta semana contámos com o relançamento do TugaSport, o nosso blog de desporto e ainda com a abertura da secção Electrónica no nosso fórum.

Tem sido também uma semana de reorganização de toda a equipa do WebTuga, que está a preparar novidades para breve, fiquem atentos. Deixo-vos com os nossos melhores posts da semana.

Até já…

Alojamento Web

CMS sem base de dados

CMS Sem base de dados

Hoje em dia, qualquer plano de alojamento de qualquer empresa de hosting tem suporte a pelo menos uma base de dados.

No entanto, para aqueles servidores que não têm suporte ou aqueles que atingiram o limite máximo da base de dados no seu plano de alojamento, existe uma solução para esse problema: usar um CMS que não use uma base de dados, mas sim um ficheiro de texto para guardar a informação.

Desta forma, os ficheiros de texto vão realizar a mesma tarefa que uma base de dados, não havendo a necessidade de haver outro módulo a correr no servidor para a base de dados, tal como no caso do MySql.

Em baixo, deixo algumas soluções de sistemas de gestão de conteúdo que não necessitam de base de dados para correrem.

Flatpress

Já aqui tínhamos falado acerca do Flatpress. Um cms opensource para a plataforma de blogging, bastante semelhante ao WordPress, mas que não necessita de base de dados MySql.

Usa o sistema de templates Smarty e tem o suporte para Widgets e Plugins, tal como no WordPress.

Caso queira e após a instalação e o uso intensivo do FlatPress, deseje instalar o WordPress, poderá importar a base de dados usando este script.

Pivot

O Pivot é uma ferramenta gratuita, distribuída sob a GNU Public General License, que lhe permite criar páginas dinâmicas, como pequenos blogs ou jornais online em PHP, sem a necessidade de funções ou base de dados adicionais.

A razão pela qual o Pivot usa ficheiros de texto e não uma base de dados para guardar a informação, é fazer com que o sistema possa correr numa quantidade maior de servidores possível.

Cute News

Cute News é um poderoso sistema de gestão de notícias que permite facilmente adicionar notícias, comentários, efectuar pesquisas e envio de ficheiros, tudo sem a necessidade de usar MySql.

Para além de um excelente editor WYSIWYG, apresenta ainda um sistema de templates bastante fácil de usar.

simplePHPblog

simplePHPblog é a mais simples ferramenta de criação de blogs que pode existir.

Com este cms poderá em poucos segundos ter o seu blog com as funções básicas e sem a necessidade de uma base de dados.

CMSimple

Um cms dividido em duas versões, uma comercial e outra sob as licenças GPL e AGPL 3. Visite o site do CMSimple OpenSource.

E pronto, penso que podemos ficar por aqui. Caso seja programador e tenha criado algum CMS, leia acerca do txtsql e faça uma versão do seu gestor que não necessite de base de dados.