Debian 5.0 – Lenny

DebianFoi exactamente no dia dos namorados que foi lançada a nova versão da distro Debian.

Debian 5.0, com nome código Lenny, foi lançada dia 14 de Fevereiro de 2009, 22 meses depois do começo do seu desenvolvimento.

Esta distribuição tem suporte para 12 arquitecturas de processamento e inclui vários ambientes gráficos, incluindo KDE, Gnome, xfce e LXDE.

Para além disso, o Debian 5.0 Lenny apresenta também uma nova versão do desktop GNUstep 7.3, Xorg 7.3 o Kernel Linux 2.6.26  e as mais recentes versões de software como PHP, Apache, Samba, Python, Perl Emacs, Nagios, Xen Hypervisor, OpenJDK, Gimp, Iceweasel, Icedove, PostgreSQL, MySql, gcc, Asterisk, Emacs, Inkscape e Openffice, bem como mais de 23.000 pacotes de software.

A distribuição Debian é compatível com a maioria dos netbooks e é totalmente livre. Existe inclusive uma comunidade Portuguesa de utilizadores Debian que pode ser encontrada em DebianPT.org.

A comunidade Debian decidiu dedicar esta versão a Thiemo Seufer, um programador Debian que faleceu no passado dia 26 de Dezembro num acidente de viação.

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Hardy Heron disponível para download

Ubuntu Hardy Heron
A nova versão do Ubuntu está a partir de hoje disponível para download.

As novidades do Ubuntu 8.04 não são apenas a nível de melhorias segurança e estabilidade do sistema operativo, mas também na implementação de novas ferramentas que facilitem o uso da distribuição por parte de um novato no mundo Linux.

Esta nova versão tem o nome de Hardy Heron, apresentando o gestor de janelas Gnome 2.22, o Xorg 7.3 e tem como núcleo o kernel linux 2.6.24.

Algumas das novidades que facilitam o utilizador são:

  • Wubi, que permite a instalação da distribuição linux através do Windows, sem necessidade de criar ou editar partições no disco;
  • PolicyKit, para facilitar a gestão de permissões de acesso a ficheiros ou pastas em sistemas Unix based;
  • Likewise Open que possibilita a interacção entre redes ActiveDirectory através do Linux;
  • KVM ( Kernel Virtual Machine ) que possibilita virtualizar outros sistemas;

Para fazer download pode usar um dos mirrors ou então fazer a transferência através de Bittorrent.

Download: Get Ubuntu

Alojamento Web

O que esperar do Ubuntu 8.04

ubuntuA próxima versão do Ubuntu, que é também a próxima Long Term Support (versão com suporte de três anos para o desktop e cinco para o servidor), está apenas a seis dias de ser lançada. Por isso, está na altura de fazer um pequeno resumo do que se pode esperar da nova versão desta distribuição de GNU/Linux.

Uma das novidades é a inclusão do Wubi, algo que interessa bastante a quem utiliza Windows e quer experimentar o Ubuntu. Esta aplicação permite instalar o Ubuntu a partir do Windows, sem necessidade de criar partições.
A versão 7.3 do Xorg será incluída. Isto permitirá uma melhor configuração automática do hardware gráfico e será usado em conjunto com um utilitário que permite alterar de forma dinâmica a resolução, taxa de refrescamento e rotação de um segundo monitor.
A versão do Linux incluída será, à partida, a 2.6.24. Ela inclui um novo scheduler, melhor gestão de energia e melhor suporte de dispositivos wireless.
O Gnome continuará a ser o gestor de desktop por omissão. A versão que figurará no Ubuntu 8.04 será o Gnome 2.22; no Kubuntu, será utilizado o KDE 3.5.9; o Xubuntu terá a versão 4.4.2 do XFCE
Para uma gestão mais simples e usável das permissões, será usado o PolicyKit. Esta framework de segurança estará integrada nas ferramentas administrativas, na forma de um botão.
A gestão do som ficará a cargo do PulseAudio, uma framework que permite controlar o som de cada aplicação individualmente na ferramenta de volume do desktop.
Outras novidades são um novo cliente de bittorrent, uma nova aplicação para gravar CDs e DVDs, um novo cliente VNC, adição do Inkscape, suporte para o sistema de virtualização do Linux, integração com ActiveDirectory, uso de um interface gráfico para a firewall e melhor protecção da memória.

Isto acabou por não ficar pequeno, mas continua a ser um pequeno resumo. A próxima versão do Ubuntu parece ser interessante. Talvez seja esta que vos fará largar os sistemas proprietários. Se não, podem sempre ver a Caixa Mágica, Fedora, Mandriva, gNewSense, Mandriva, etc.

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Beta 1

A versão 8.04 do Ubuntu e respectivas variantes chegou finalmente à primeira beta. A versão final deverá chegar em Abril.

Na beta 1 do Ubuntu Hardy Heron foi incluído o Xorg 7.3 com um utilitário de configuração da resolução e de um segundo monitor, o Linux 2.6.24-12.13 com um novo scheduler, um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome 2.22 e o Firefox 3.0 beta4.

Download da família Ubuntu:
http://releases.ubuntu.com/releases/8.04 (Ubuntu)
http://releases.ubuntu.com/releases/edubuntu/8.04 (Edubuntu)
http://releases.ubuntu.com/releases/kubuntu/8.04 (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu-kde4/releases/8.04/beta (Kubuntu com KDE4)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/8.04/beta (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/8.04/beta (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/8.04/beta (UbuntuStudio)
http://cdimage.ubuntu.com/mythbuntu/releases/8.04/beta (Mythbuntu)

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 alpha 5

A quinta alpha da próxima versão do Ubuntu, Ubuntu 8.04, que também será a próxima Long Term Support, foi disponibilizada.

Uma das novidades desta quinta versão beta é a possibilidade de instalar o Ubuntu no disco, durante uma sessão em Windows. Para isso é utilizado o Wubi, uma aplicação que permite instalar esta distribuição sem alterar o bootloader.

Outras novidades são a mudança de várias aplicações padrão: o Transmission é o novo cliente de bittorrent, o Brasero é a aplicação default para a gravação de CDs e DVDs e o Firefox 3.0 beta 3 é o browser pré-definido.

Nas "entranhas" do Ubuntu 8.04 podemos encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24, o PulseAudio para o som, o PolicyKit e um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome.

Download:
http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-5/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Alpha 2

Ubuntu LogoA distribuição de GNU/Linux, Ubuntu, já tem a segunda versão alpha – Tribe, como a sua comunidade lhe chama – disponível para download e consequente teste.

Nesta segunda Tribe poderão encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24-rc5 e o daemon de som PulseAudio, bem como mais alguma estabilidade em relação à anterior versão alpha.

Para além do Ubuntu, e seguindo a linha de lançamentos habitual da Canonical, os restantes membros da família também estão disponíveis para download.

http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-2/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-2/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-2/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

Canonical disponibilizou a primeira alpha do Ubuntu 8.04

O Ubuntu já começou a partilhar o primeiro resultado da sua caminhada para a próxima versão LTS (Long Time Support), versão 8.04, com o lançamento da primeira alpha, ou Tribe 1.

A maior novidade do Ubuntu 8.04 Tribe 1 é, sem dúvida, a inclusão do Xorg 7.3, para uma melhor configuração automática do monitor, placa gráfica e outro hardware suportado por esta aplicação, através do DBus.

Como sempre, estão disponíveis imagens para o Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, mas também Gobuntu, Ubuntu Studio e Ubuntu JeOS (a versão do Ubuntu optimizada para máquinas virtuais).

Os utilizadores do Ubuntu 7.10 poderão actualizar o seu sistema para esta versão Alpha executando o comando sudo update-manager -d. Mas tenham em atenção que isto é apenas recomendado a utilizadores que desejem contribuir, entre outras coisas, com detecções de erros. Esta não é a versão final, nem sequer está estável o suficiente para uso diário.

Façam o download do Ubuntu 8.04 Tribe 1.

Alojamento Web

Mandriva 2008 já está entre nós

Seis meses após o lançamento da última versão do Mandriva, o projecto lançou hoje a versão final do Mandriva 2008. É mais um marco importante para esta distribuição, depois de quase ter fechado portas devido a dificuldades financeiras.

O Mandriva 2008 continua na linha dos desktops, com a inclusão do KDE 3.5.7, GNOME 2.20, XFCE 4.4.1, OpenOffice 2.2.1, Xorg 7.2, Compiz Fusion 0.5.2, Firefox 2.0.0.6 e ainda uma preview do KDE4. No coração da distribuição está a mais recente versão estável do kernel do Linux, Linux 2.6.22.9, que vem com uma melhor gestão da energia – boas notícias para os utilizadores de portáteis.

Neste lançamento, a transição dos menus do sistema usado no Debian para o standard XDG está quase completa e o sistema de hardware foi alterado para aquele usado pelo Fedora. As ferramentas de configuração e gestão de rede foram fundidas numa única ferramenta, o Draknetcenter; foi criada uma ferramenta para importar as definições de uma instalação de Windows para o Mandriva; e foi introduzido um novo layout do menu. Poderão ver a lista completa de novidades aqui.

sadasdsadas s A distribuição está a apostar numa cada vez melhor experiência para os utilizadores e merece todo o destaque que se possa dar, não apenas por estar cada vez melhor, mas por não ter baixado as calças à Microsoft quando esteve com dificuldades financeiras.

Download
Lista de novidades do Mandriva 2008
Anúncio oficial
Screenshot

{Fonte: Linux Today}

Alojamento Web

Sabayon 3.4, revisão F

Saiu uma nova revisão do Sabayon 3.4, revisão F. Pensem nestas revisões (ou updates, como preferirem) como actualizações importantes da distribuição, mas insuficientemente grandes para serem considerados uma nova versão. Melhor, pensem nisto como um service pack do Windows.

Nesta revisão, a sessão live está até três vezes mais rápida, graças aos melhoramentos da ferramenta de configuração do OpenGL, o Beagle só é iniciado quando o utilizador o deseja, o suporte para o sistema de ficheiros Ext4 foi actualizado e o Portage – o sistema de gestão de pacotes – tem uma maior performance. O editor de texto Vim foi incluido na instalação padrão, assim como a versão 8.40.4 dos drivers das gráficas ATI.

O Sabayon é uma distribuição GNU/Linux, disponível para processadores 32bit e 64bit compatíveis com Intel, baseada no Gentoo e é direccionada para o Desktop e fãs de jogos, graças à inclusão dos jogos Warsow, Torcs, Savage2 e Nexuiz. No ambiente gráfico utiliza o KDE 3.5.7, GNOME 2.18.2 e o Xorg 7.3, suporta leitura e escrita em partições NTFS e, de acordo com os seus criadores, tem o melhor sistema de detecção de hardware.

Download do Sabayon

{Fonte: Fóruns Sabayon, via Distro Watch}

Alojamento Web

X.org 7.3 finalmente disponível

O X.org 7.3 afinal saiu mais atrasado do que se esperava. O lançamento tinha sido re-agendado para o dia 5 de Setembro, por falta de tempo do responsável pelos lançamentos do projecto, mas só saiu ontem, dia 9 de Setembro.

A nova release do X.org vem com o Xorg server 1.4 – que incluí o RandR 1.2, melhor suporte para hotplug e monitores touchscreen, suporte para DTrace no OpenSolaris e melhoramentos no KDrive e na plataforma de aceleração gráfica EXA -, adição de dois novos drivers (xf86-video-glide e xf86-video-vermilion), novas man pages para as APIs do software, suporte Xft adicionado ao xdm e inclusão de uma nova aplicação: xblacklight.

Podem fazer o download do X.org no site oficial do projecto ou então aguardar que ele chegue aos repositórios da vossa distribuição.