Jaiku será OpenSource em breve

JaikuSe ainda ontem falei aqui num serviço que nos permite criar o nosso próprio Twitter ( Yonkly ), hoje chega-nos a notícia de que o Jaiku, um clone do Twitter comprado pelo Google, vai tornar-se OpenSource e será licenciado sob a licença Apache.

O sucesso do Jaiku não foi o esperado pelo Google e portanto este provavelmente irá fechar e tornar-se opensource para quem quiser criar o seu Twitter. De momento o Jaiku está a ser importado para o motor do Google App, portanto dentro de pouco tempo poderemos ter acesso a uma versão opensource o serviço.

É pena este projecto morrer, no entanto por outro lado penso que seja bom o Twitter ter o poder no que toca a microblogging e não o Google. Nem tudo na web pode ser do Google.

Alojamento Web

Yonkly – Crie o seu próprio Twitter

YonklyO Twitter foi sei dúvida o projecto web de 2008, juntando milhões de bloggers num único local de partilha de ideias, discussões e desabafos.

Se está interessado em utilizar o Twitter para uma discussão entre um grupo de pessoas, como os seus colegas de trabalho, o grupo folclore lá da freguesia ou até mesmo o grupo dos webahólicos anónimos, então o Yonkly é o projecto indicado para ti.

O Yonkly permite-lhe criar o seu próprio Twitter em poucos segundos, bastando dar-lhe um nome, escolher um sub-domínio e seleccionar a categoria onde ele melhor se encaixa.

Uma das possibilidades do Yonkly é colocar a sua própria publicidade no seu Twitter de forma a obter receitas a partir da mesma. Para além disso poderá definir o número de caracteres máximos permitidos por Tweet, não se limitando aos 140 caracteres. Poderá ainda definir o grupo como publico, onde todas as pessoas se poderão registar ou então torna-lo privado.

Estás à espera de quê? Cria já o teu grupo e partilha aqui com o WebTuga…