O que é o Songbird?
O Songbird é um reprodutor de música opensource bastante completo, ao estilo do iTunes, criado em XUL, a plataforma modular de desenvolvimento da Mozilla.
Graças a usar o motor da Mozilla, o SongBird é multi-plataforma e tem ainda suporte a themes e extensões de terceiros.
Novidades do Songbird 1.1
O SongBird 1.1 está recheado de novidades, desde melhorias no performance do reprodutor a novas features interessantes.
É possível agora obter a Artwork dos seus albúms de música a qualquer momento, para tal basta efectuar um clique com o botão direito do rato e escolher a opção “Get Album Artwork”.
O novo conjunto de bibliotecas gstreamer permitem obter um melhor performance em sistemas operativos Windows.
Pode-se adicionar pastas a um sistema que irá automaticamente importar e sincronizar informações das músicas presentes nessas páginas e é ainda possível aumentar o número de filtros de pesquisa e de ordem no momento que estamos à procura de uma música.
A loja online de música 7digital MP3 Store foi integrada na nova versão do Songbird, o que lhe possibilitará agora comprar músicas de alta qualidade de som, tal como é possível no iTunes.
O SongBird tem agora também o suporte a 100% de dispositivos MTP e é possível a sincronização de músicas protegidas pelo sistemas DRM do Windows presentes nas músicas destes dispositivos.
Estas são as grandes novidades do SongBird, no entanto o Songbird pode ser configurado e personalizado ao gosto de cada um.
Tal como disse, o Songbird disponibiliza online um directório de extensões que permitem adicionar novas funcionalidades ao seu reprodutor de música.
Por exemplo, é possível enviar um tweet para a sua conta no Twitter com informações relativas à música que está a ouvir no momento, ou até trocar informações utilizando a sua conta Last.fm.
Ja uso desde os betas e tenho a dizer que no inicio tinha um GRANDE problema… o uso de demasiado RAM!
Mas com a versa 1.1.1 o consumo desceu para 75MB a tocar um FLAC e com uma playlist de quase 10 000 mp3. Nada mau mesmo.
Ultimo post no blog do PT: The largest swimming pool in the world
Sem dúvida, um media player muito completo, funcional, e muito extensível.
Mas a quantidade de memória consumida é um revés muito grande :\
@PT
Aqui está bastante rápido a correr em macOSx. Gostei de algumas das funcionalidades do player e as extensões são sempre um must… 😛
Em ubuntu corre às mil maravilhas, já utilizo desde a versão 1.0 e ainda não fiz actualização para esta nova versão mas vamos ver como está.
Ultimo post no blog do João Pedro Pereira: Um novo estilo de interface