Todos conhecemos o poder do Spotlight, mas será que utilizamos em toda a sua plenitude. Neste artigo iremos explorar algumas das potencialidades.
Todos temos milhares de ficheiros a vaguear pelos discos e estar a organiza-los é uma tarefa que poucos fazem. A utilização de Metadata nos ficheiros pode ser uma ferramenta poderosa se a utilizarmos correctamente.
A combinação de Metadata, SmartFolders e uma pequena acção de Automator pode fazer toda a diferença.
Metadata
Para adicionarmos metadata, seleccionamos o ficheiro e utilizamos o comando “Get Info” ou cmd+i.
Na caixa de texto do “Spotlight Comments:” escrevemos as palavras chave. No exemplo vou utilizar a palavra “Applescript”. Para meia dúzia de ficheiro esta opção é aceitável, mas além de ser tediosa não é muito prática. Mais à frente iremos solucionar este problema.
Neste momento temos um ficheiro em que adicionamos Metadata.
Smart Folders
As “Smart Folders” são um tipo especial de pastas, em que agregam itens baseados em informação específica. Podemos ter de vários tipos, desde agregar fotos em que se usou o flash da máquina, até Latitude/Longitude de um item.
Para este exemplo iremos utilizar o “Spotlight Comments”.
Para criar uma “Smart Folder” utilizamos no Finder a combinação de teclas alt+cmd+N ou “Finder->File->New Smart Folder”.
Para este exemplo vamos criar uma com a opção de “Spotlight Comments”. Após criar-mos a “Smart Folder” clicamos no botão “+” que está no lado direito da pasta.
A opção “Spotlight Comments” não está visível, para tal clicamos no pop-up à esquerda e escolhemos “Other”.
Óptimo artigo 🙂