Todos conhecemos o poder do Spotlight, mas será que utilizamos em toda a sua plenitude. Neste artigo iremos explorar algumas das potencialidades.

Todos temos milhares de ficheiros a vaguear pelos discos e estar a organiza-los é uma tarefa que poucos fazem. A utilização de Metadata nos ficheiros pode ser uma ferramenta poderosa se a utilizarmos correctamente.

A combinação de Metadata, SmartFolders e uma pequena acção de Automator pode fazer toda a diferença.

Metadata

Para adicionarmos metadata, seleccionamos o ficheiro e utilizamos o comando “Get Info” ou cmd+i.

Na caixa de texto do “Spotlight Comments:” escrevemos as palavras chave. No exemplo vou utilizar a palavra “Applescript”. spotlightComments.jpgPara meia dúzia de ficheiro esta opção é aceitável, mas além de ser tediosa não é muito prática. Mais à frente iremos solucionar este problema.
Neste momento temos um ficheiro em que adicionamos Metadata.

Smart Folders

As “Smart Folders” são um tipo especial de pastas, em que agregam itens baseados em informação específica. Podemos ter de vários tipos, desde agregar fotos em que se usou o flash da máquina, até Latitude/Longitude de um item.
Para este exemplo iremos utilizar o “Spotlight Comments”.
Para criar uma “Smart Folder” utilizamos no Finder a combinação de teclas alt+cmd+N ou “Finder->File->New Smart Folder”.

Para este exemplo vamos criar uma com a opção de “Spotlight Comments”. Após criar-mos a “Smart Folder” clicamos no botão “+” que está no lado direito da pasta.

smart1.jpg

A opção “Spotlight Comments” não está visível, para tal clicamos no pop-up à esquerda e escolhemos “Other”.

Utilizamos aqui também o Spotlight, basta escrevermos “spot” no caixa da lupa e temos a opção que queremos mais rapidamente e ser ter que estar à procura. Clicamos na checkbox “In menu” para adicionarmos esta opção ao menu.

smart3.jpg

Agora que já temos a opção que pretendemos no menu, seleccionamo-la, escolhemos “matches” no seguinte popup e na caixa de texto escrevemos “Applescript”. Clicamos o botão “save” e adicionamos esta “Smart Folder” à “Sidebar”.

smart4.jpg
smart5.jpg

Neste momento já temos a nossa “Smart Folder” criada. Vamos agora criar uma acção no Automator para adicionar a Metadata aos nosso ficheiro.

Automator

O Automator foi a maneira da Apple criar um programa em que qualquer pessoa, sem conhecimentos de programação pudesse criar “workflows” sem ter de escrever uma única linha de código. Fez a sua primeira aparição no Tiger e agora vai na 2ª versão, com algumas melhorias.

Para este exemplo vamos utilizar apenas uma única acção, “Set Spotlight Comments for Finder Items”. Basta esta acção para adicionar Metadata aos ficheiro(s).

Arrastamos esta opção para a área das acções, clicamos no botão “Options” e seleccionamos a opção “Show this action when the workflow runs”.

smart7.jpg

Agora o toque final. Vamos adicionar esta acção ao menu contextual do OS X. Para tal gravamos como “Plug-in” para Finder.
Neste momento basta seleccionarmos o(s) ficheiro(s) botão do lado direito->More->Automator->”Nome do workflow”

Acaba aqui esta primeira introdução básica sobre Spotlight e Automator.

Para verem este artigo em Screencast utilizem este link. (Vídeo em Quicktime)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.