A maior parte dos membros da Comunidade Linux que desenvolvem software opensource, faz isso por gosto e por amor à camisola.
Graças a essas pessoas, é possível obter ferramentas de qualidade sem custo ou a custos reduzidos em relação a software comercial fechado.
Mas o espírito da comunidade é ajudar e o software que vos tenho a apresentar é a prova disso mesmo.
O Vibuntu 1.0, é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu 8.10 que tem como objectivo ajudar aquele que sofrem de problemas de visão.
Porque não é justo que as pessoas com problemas de visão, ou qualquer outro tipo de problema não tenham a mesma facilidade de acesso à tecnologia, esta equipa reuniu-se para oferecer uma possibilidade a essas pessoas.
Entre as ferramentas disponíveis para facilitarem o uso do sistema operativo a pessoas com insuficiência visual, está o software Orca, que permite ler o que se encontra no ecrã e criar determinadas tarefas.
Para além disso o Gnome está optimizado para facilitar o uso do sistema operativo, recorrendo a teclas de atalho.
Muito bom post.
Como Web Developer preocupo-me sempre em tornar as páginas que crio facilmente interpretáveis por browsers para invisuais, passando sempre nas verificações “XHTML”, “CSS”, “WAI” e “Section 508” e usando formas de transformar os sites compatíveis com o máximo número de motores de renderização. Tenho pena que muitos não o façam e/ou não se preocupem com isso.