Vibuntu – Linux para insuficientes visuais

TuxA maior parte dos membros da Comunidade Linux que desenvolvem software opensource, faz isso por gosto e por amor à camisola.

Graças a essas pessoas, é possível obter ferramentas de qualidade sem custo ou a custos reduzidos em relação a software comercial fechado.

Mas o espírito da comunidade é ajudar e o software que vos tenho a apresentar é a prova disso mesmo.

O Vibuntu 1.0, é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu 8.10 que tem como objectivo ajudar aquele que sofrem de problemas de visão.

Porque não é justo que as pessoas com problemas de visão, ou qualquer outro tipo de problema não tenham a mesma facilidade de acesso à tecnologia, esta equipa reuniu-se para oferecer uma possibilidade a essas pessoas.

Entre as ferramentas disponíveis para facilitarem o uso do sistema operativo a pessoas com insuficiência visual, está o software Orca, que permite ler o que se encontra no ecrã e criar determinadas tarefas.

Para além disso o Gnome está optimizado para facilitar o uso do sistema operativo, recorrendo a teclas de atalho.

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

One thought on “Vibuntu – Linux para insuficientes visuais”

  1. Muito bom post.

    Como Web Developer preocupo-me sempre em tornar as páginas que crio facilmente interpretáveis por browsers para invisuais, passando sempre nas verificações “XHTML”, “CSS”, “WAI” e “Section 508” e usando formas de transformar os sites compatíveis com o máximo número de motores de renderização. Tenho pena que muitos não o façam e/ou não se preocupem com isso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.