Como é do vosso conhecimento, o WebTuga usou a plataforma Joomla durante cerca de 1 ano, portanto serve este post para vos contar a nossa experiência neste CMS.
O Joomla é um CMS ( Content Management System ), licenciado sob a GNU General Public License, que permite criar desde pequenas páginas, a grandes portais.
Neste caso, o Joomla seria adaptado a plataforma de blogging.
Antes de tudo, a maioria dos themes disponíveis e com alguma qualidade são pagos ou é necessário entrar num clube com subscrições premium anuais ou algo do género, e a criação de themes para Joomla torna-se bastante complicada para o utilizador comum, portanto ou compra um theme, ou então fica com um site visualmente fraco.
A instalação do Joomla é bastante simples, como qualquer outro CMS que usei até hoje, no entanto quando chega à hora de fazer actualizações para novas versões, ai temos graves problemas, pois a maioria dos módulos, dos componentes e dos mambots deixam de trabalhar.
Com uma instalação do Joomla e com um theme já escolhido, chegou a hora de importar os artigos do WordPress. E aí é que temos mesmo um grave problema.
No WordPress os artigos estão separados por categorias e por sua vez, o Joomla separa os artigos por Secções e Categorias, tornando assim a importação muito mais complicada.
Para fazer a importação, foi necessário exportar a base de dados do WordPress em excell, dividindo os campos dos artigos por colunas e criar uma nova folha de Excell com os comandos MySql e com a estrutura da tabela dos artigos do Joomla. Tudo isto foi um processo feito manualmente e que após da importação, deu ainda mais trabalho, pois tivemos que definir as secções e categorias dos artigos, um a um.
Apesar de ambos terem o código aberto, ainda ninguém foi capaz de desenvolver uma aplicação que importa-se tudo automaticamente de um WordPress para o Joomla, mas nós, com uns testes e umas brincadeiras, lá conseguimos em menos de um dia, converter todos os artigos para Joomla.
Feita a conversão, foi necessário adaptar o Joomla a plataforma de blogging. Tivemos portanto que pagar uma licença de um componente para comentários, pois o Joomla não traz por defeito nenhuma.
Além disso, foi necessário um novo componente para criação de RSS feeds, pois as rss feeds que o Joomla criava eram simplesmente pobres, pois apenas mostrava parte do conteúdo.
Colocamos os artigos ordenados por data na FrontPage e assim ficou a nossa plataforma de blogging em Joomla, no entanto sem algumas necessidades como uma ferramenta para pingar os serviços web, quando criados novas entradas.
O Blogging é um hobbie e portanto deve ser fácil criar posts e comentários, no entanto não era isso que o Joomla fazia. O editor do Joomla, não era compatível com o Firefox 3 por exemplo, o que fazia com que aqueles que não estivessem tão habituados a mexer em HTML, tivessem algumas dificuldades a escrever.
Para além disso, quando necessitávamos de alterar algo no template, tornava-se uma tarefa um pouco complicada.
Finalmente, um ano após trabalhar em Joomla, consegui converter os posts do Joomla para WordPress e os comentários do Jomcomment para a tabela dos comentários do WP e aqui estamos nós, felizes da vida, com a melhor plataforma de Blogging.
Por isso, se estão a pensar em criar um blog, ou um site, ponham o Joomla de parte, pois não é uma opção muito agradável.
Como alternativa ao Joomla, o que é que sugeres?
@Desconhecido
WordPress sem dúvida alguma.
Mesmo assim sempre gostei mais de Nucleus que wordpress.. é muito mais editável, o único problema é que existem menos templates, apesar de ser bem mais fácil criá-las..
Cumps,
@Kito
Provavelmente será, no entanto a comunidade em volta do WordPress consegue aumentar o seu valor a nível de recursos.
@Kito
Sinceramente não consigo imaginar nada com uma relação simplicidade/poderio melhor do que o sistema do wordpress 😐
Bem realmente concordo com que está escrito em cima, queriei o meu blog em wordpress em 3horas e ficou magnifico com o Joomla teria de tar vários dias até por tudo direito. Joomla é bom mas para quem tem paciência neste caso estou adorar o wordpress.
O wordpress quase que domina o Mundo.
Cenouras, vais ver que com o WP vais ter muitos mais comentários nos posts.
@traduz o que te disse 😉
Realmente o wordpress é o mais conhecido tornando-se no mais facil mas não no mais seguro, será por isso que os jovens utilizam o wordpress para os blogs e as empresas o Joomla para os sites.
O WordPress é direccionado 100% para Blog
o Joomla é direccionado 100% para Site
…todos tem a possibilidade de com plug-ins e módulos acrescentar e funcionalidades e serviços extras!
Na minha experiência verifiquei que pata ter o WordPress seguro a ataques temos de instalar extras e estar sempre actualizado o que nem sempre é fácil, por outro lado o Joomla já por si é mais seguro e menos sucestivel a ataques indesejados.
Há vária comunidades para ambas as plataformas são é sem dúvida direccionadas para vertentes diferentes, há muitos templates gratuitos para ambos e para quem saiba podem ser totalmente modificados, compatibilidades à parte são duas plataformas muito interessantes, mas devem ser escolhidas mediante a finalidade do “web site”.
Concordo com o Marco, o Joomla é muito mais indicado para sites do que para blogs. Mas se queres aventura, tens a treta do Drupal, que ainda é mais chato com o Joomla.
http://www.joomlabrasil.org/content/view/275/31/
cms preiado não presta????
ou quem tá atrás do teclado!!!!!!
@valdinho
Para o objectivo e necessidades que o Webtuga tem, não parece ser a melhor escolha.
E o que me parece que o Cenourinha critica não é o CMS em sim, mas o facto de quase todos os extras serem pagos.
Epah este artigo era completamente excusado…
Primeiro o joomla e o wordpress têm propósitos claramente distintos por isso estabelecer comparações entre ambos é rídiculo..
Segundo falas da dificuldade em criar templates em joomla o que não tem fundamento nenhum… basta codar o css e o index.php onde se chama a função modLoadModule() para carregar os elementos do joomla.
Da migração nem vou falar porque isso não tem nada a ver com o Joomla…
Quanto aos comentários é de facto uma feature que o Joomla deveria suportar nativamente.. embora actualmente já existam muitos componentes
Eu quando pedi uma alternativa ao Joomla, não estava a pedir nada para blogues mas sim para fazer sites.
O que me sugerem?
Solicitem um convite e vão ter oportunidade de conhecer uma excelente e diferente alternativa aos Jomlas e WPs.
Sejam bem vindos;
http://www.blogtok.com
Eu uso actualmente os 2, o wordpress no meu blog e no site Games Online, e uso o joomla para umas lojas online que fiz há cerca de um ano. E tenho que discordar do Marco, o Joomla é conhecido por ser bastante susceptível a ataques e a minha experiência confirma-o. Ainda por cima, a dificuldade em fazer os updates, em contraste com a facilidade com que estes são feitos em wordpress, leva a que seja quase impossível manter o joomla, componentes, módulos e mambots actualizados. Como consequência, toneladas de “buracos” por onde os spammers conseguem passar.
Uma coisa com que concordo completamente é em relação à dificuldade de adaptar uma template HTML ao joomla.
Definitivamente, a mim não me apanham outra vez a usar o joomla.
#10
lol premiado mas não deixa de ser um valente cócó, já tive de trabalhar com um cliente que usa Joomla e também não me apanham a tocar naquela coisa de novo.
#13 Drupal on the other side é bastante catita.
Quando criei a minha primeira página, avaliei vários CMS entre eles o joomla. Reparei que a edição dos templates existentes ou criação de novos era muito complexa mesmo para um pessoa com conhecimentos médios de php/html.
Por isso na altura utilizei o MODx que para mim é o melhor CMS que existe pois é muito simples de alterar e existem centenas e centenas de funcionalidades extra e templates disponíveis gratuitamente.
@Américo Dias
O ModX é bastante modular, simples e fácil de funcionar.
O site do WebTuga Hosting corre em ModX e até hoje nunca nos deu problema nenhum. Muito fácil de editar, muito fácil de implementar novos themes, etc.
Comparar WordPress a Joomla é comparar alhos a bugalhos. Se fosse para comparar com o Drupal (o wordpress), era menos descabido.
Abraço 🙂
Ultimo post no blog do Joel Calado: 22
@Joel Calado
Não vejo razão porque não comparar aos dois.
A ideia de que o Joomla está virado para site e o WordPress virado para blog, não pode ser levada até ao limite.
O WordPress a meu ver é muito mais eficaz para criar sites para empresas e portais de informação, directórios de sites ou até mesmo lojas on-line.
E tudo isto pode ser feito muito melhor que no Joomla, pelo menos é a experiência que eu tenho.
Concordo contigo Cenourinha. Joomla sucks.
E não acho que a comparação entre WP e Joomla seja descabida.
Ambos têm os mesmos propósitos sendo que um ou outro tem mais objectivos/qualidades num ou outro ponto.
Ultimo post no blog do uterrorista: Upside down – uʍop ǝpısdn
@cenourinha, quer se queira quer não a natureza dos dois sistemas é totalmente diferente.
O Joomla é como disseste virado para a criação de websites, o WordPress para criação de blogs.
É claro que se pode utilizar o joomla para blogs e o wordpress para sites, mas não se pode comparar objectivamente um com o outro desfavorecendo um, neste caso o joomla, visto não ser virado a plataforma de blogging.
Tu próprio o dizes no artigo que o Joomla foi adaptado a plataforma de blogging.
Na minha opinião, o wordpress tem mais facilidade em adaptar-se para construir sites, do que o joomla tem para construir blogs, mas isso não torna o joomla numa plataforma má. É exagerado dizer que “não presta”.
Ultimo post no blog do Joel Calado: KDE 4.1
Viva
Ainda sobre esta questão:
Joomla = Sites
Wordpress = Blogs
BlogTok = Blogs + Sites + Portais
Quem será o primeiro a aventurar-se a construir um template para este sistema?
PS.: Tecnologia base do BlogTok.com
xSite – Sistema Inform. Tecnologia e-Digital
Rapaz, o autor deste artigo foi infeliz no comentário.
Joomla e WordPress não tem nada ver uma coisa com a outra.
O WordPress é ótimo para blogs e o Joomla e ótimo para sites.
Os 2 sem duvida nenhuma, são os melhores para suas finalidades.
Agora porque eu vou fazer um site eu não vou sai publicando artigos ridículos difamando o WordPress, ou visse versa como o autor deste “artigo” publicou.
Joomla é tão seguro que em menos de 1 minuto consigo ter acesso ao admin sem ter que tirar um curso de hacking brasileiro…
http://www.milw0rm.com/exploits/6234
😛
Corrijam lá isso.
Nem joomla, nem wordpress tem segurança total.
Porém, foi bem infeliz o cenourinha no seu último comentario. No mesmo site que você forneceu, temos 1 vulnerabilidade para o sistema Joomla, e trocentas para WordPress! Compare: Joomla | WordPress
E sou a favor ainda que wordpress se adapta melhor à blogs, e joomla à site.
Muito bom essas discussão. Serve de informação para todos conhecerem falhas e qualidades de cada cms.
Vale lembra que existe o thepiratebay né galera… cobrar pelo plugin ou ganhar com a publicidade???
O Joomla é uma das melhores plataformas para gerenciamento de conteúdo. Ao contrário do que muitos dizem o joomla é extremamente flexível e funcional.
Não é estranho que a maio instituição pública do Brasil tenha adotado o Joomla! como ferramenta principal para o seu portal?
Visitem: http://www.usp.br e tirem as proprias conclusões.
Abraços.
O Joomla é uma das melhores plataformas para gerenciamento de conteúdo. Ao contrário do que muitos dizem o joomla é extremamente flexível e funcional.
Não é estranho que a maio instituição pública do Brasil tenha adotado o Joomla! como ferramenta principal para o seu portal?
Visitem: http://www.usp.br e tirem as proprias conclusões.
Abraços.
Concordo.
Joomla é engraçado, mas existem melhores (de longe). O que o Joomla tem de forte é a comunidade…
E pessoas tipo…
“ms preiado não presta????
ou quem tá atrás do teclado!!!!!!”
São mesmo daqueles end-users que não sabem do que falam.
Abraço.
Btw… não sabia que um blog não é um website…
Ab.
Só pra frisar cada vez mais o Joomla! ganha força, tanto é que recentemente foi inaugurado o site do Museu do Futebol em Sp. E o melhor: a plataforma adotada é Joomla!
http://www.museudofutebol.org.br
Visitem meu blog e comentei sobre o site do museu nele:
informacaonaweb.wordpress.com
Abraços
bom ou ruim, com certeza sempre tiramos proveito de alguma coisa e não pagamos nada por isso, não vale
a pena tirarmos o incentivo de alguem que um dia fez
algo em beneficio dos outros sem cobrar nada por isso.
Boas, eu já testei drupal, wordpress e acabei por ter de utilizar joomla para o meu site, foi o unico que me permitiu fazer tudoo que queria de uma forma descomplicada, só peca numa cena, nas permissões dos utilizadores 🙁
Estas comparações não fazem muito sentido, mas mesmo que o fizessem, o joomla é algo que foi desenvolvido para todos, software livre, só por isso já tem muito valor, e acho que estas errado ao dizeres que não presta, porque também não fazes nada para o melhorar, e isso está ao alcance de todos, já por isso é que é Livre…..
Falas em themes para o joomla gratuitos, ficas com um site graficamente fraco….Se procurares arranjas bastantes e depois tu é que tens que trabalha-los, aliás como acontece com os pagos…quando arranjas um template não queres um conforme vem….penso eu….
Há muitos bons themes gratuitos.
Quanto ao joomla em si, houve uma actualização agora do 1.0 para o 1.5, que não é considerado uma actualização mas sim uma migração, porque quem quer utilizar o 1.0 continua a actualizar e sempre o actualizará….quem quer mimgrar e alterar para o joomla 1.5 e que tem que migrar.
Componentes de comentários para o joomla é às centenas. Tanto de comentários como de outro tipo (galerias, foruns, newsletters, slideflashs etc) coisa que nunca encontrei por exemplo no wordpress.
e para finalizar….tinha-te como uma pessoa bastante credivel de tal forma que nunca pensei que fosses comparar um joomla ao wordpress….é o mesmo que comparares um bmw x5 e um land rover defender (um para andar a passear o outro para mete-lo no monte) coisas completamente diferentes….
@ricnog
Galerias, Fóruns, Newsletters, Slideflashs… tens tudo disso disponível na WordPress Extended Plug-ins, instaláveis pela área de administração do WordPress sem ter que sair do próprio site.
Primeiro tive que aprender tudo sobre usar o joomla, depois aprender tudo sobre construir templates e por fim, desvendar como passar todas minhas aplicacoes para que fossem compativeis com este CMS, uma vez que nao acha tudo que precisa.
Entao, depois de desenvolver alguns sites com o Joomla, cai na real, Joomla foi algo feito muito util para aquelesque não sabe programar. Pronto.
Sabes programar PHP? É capacitado? Sai fora meu amigo, nao perca tempo com essa #$%@Q! Desenvolva seu proprio CMS e seja feliz, gaste alguns dias poupe meses de dor de cabeça… Palavra de um ex-usuario arrependido.
Augusto sinceramente você não sabe o que diz. O Joomla! é o CMS que mais cresce no mundo. Veja no Google Insights, no trends e qualquer outra ferramenta de análise de volume de pesquisa de palavras.
Hoje aparecer no Google é uma estratégia indispensável para qualquer empresa. E o Joomla! costumamos dizer que é a combinação ideal. É extremamente fácil de gerenciar e qualquer usuário leigo consegue administrar sim. Mas pra que um programador perder 2 ou 3 horas programando um formulário quando no Joomla! o fazemos em 15minutos?
Existe uma frase que diz que o tempo é precioso. Veja os grandes portais que adotam joomla!. Você sabia que um dos maiores provedores de internet, a LOCAWEB, tem um website em joomla!?
Sugiro você estudar um pouco mais a ferramenta, porque sinceramente você NÃO SABE O QUE DIZ. O Joomla! é uma ferramenta extremamente flexível, procure a resposta nos cases realizados. Você acha que a USP adotaria uma ferramenta não confiavel? E o MEC? E muitos outros? Fala sério.
No mínimo você teve dificuldade com a ferramenta. Trabalho com o Joomla! desde a versão 1.0, sei das evoluções e posso falar com propriedade sobre o tema.
Palavra de quem entende.
Pra quem quiser farei um curso de Joomla! onde responderei muitas perguntas sobre ele no próximo dia 25 de abril na regiao da VILA MARIANA em SAO PAULO, interessados por favor, me envie um email que posso verificar a possibilidade de desconto.
Abraços.
Ultimo post no blog do Danilo Barros Andrade: Pen drive virtual
Definitivamente, Joomla não é para meninos.
[…] Bônus: Why does Joomla! really sucks?. […]
Tenho Blog no Blogspot e tenho muito sucesso com ele – em termos de SEO, é mais rápido para escalar essa íngreme montanha! O meu blog – para a glória de Deus – está na primeira dobra para busca em termos relativos ao público evangélico, quanto muito nas primeiras 20 posições.
O que manda é o conteúdo! Em segundo lugar o objetivo da pessoa!
Site/Blog sem conteúdo original não funciona! Não importa se é Joomla, WordPress, Blogger, Drupal, etc….
Quanto à segunrança, o Joomla é pior. O pessoal baixa templates, módulos e componentes pelo torrent ou pelo p2p e vem cheio de códigos maliciosos.
Não é o Blog/Site que faz o usuário, é o usuário que faz o Blog/Site.
Como o WordPress leva o usuário a baixar apenas arquivos “oficiais”, a vulnerabilidade acaba sendo menor.
Contudo a questão é: quando a bandidagem quer invadir, eles invadem! Não importa que sistema esteja por trás!
Diante do que li, pretendo começar a estudar a migração do Blogger para o WordPress.
Adeus Joomla! Tudo bem, aceito ser chamado de menino! E assumo a minha incompetência atrás do teclado!
É pena que queiram denegrir o melhor CMS de todos e o que maior comunidade tem ao seu redor… comparando-lo com algo que não tem rigorosamente nada a ver… cada 1 no seu lugar WP = blogs, Joomla = sites/portais !!! Simples!
Joomla não presta ou falta criatividade ou conhecimento??
Concordo que para blogs WordPress é melhor ja em desenvolvimento de sites o Joomla é muito superior, querer template pronto e de graça ai não seria necessário criação nenhuma,o profissional em criação de sites tem que desenvolver seu próprio trabalho usando alguns componentes e módulos mas criando não montando, desculpe mas esse comentário para os profissionais é um absurdo, pois o joomla é GNU no desenvolvimento não criar um site e disponibilizar para outro apenas colocarem suas informações, como um amigo meu diz hoje existe muito copiadores de sites mas poucos criadores.
Nunca vi tanta asneira em toda minha vida. Não se pode comparar o Joomla que é O MELHOR CMS que existe e por isso tem a maior comunidade só que é preciso ter um nivel de conhecimento maior para usá-lo. Por tanto, estude mais um pouco e você irá tirar mais proveito de uma ferramenta realmente poderosa e não um “montador de blog” como wordpress (ECA!).
Procurando uma coisa encontrei outra, mais para o meu bem deveria ter evitado a leitura. É uma comparação, com o perdão da palavra, um tanto quanto imbecil, a comparação teria mais fundamento se fosse wordpress x textpatterm x movable type, ou Joomla x Drupal x xoops. Eu posso pegar o Nucleus e fzr um site agradável, e até com um pouco de interatividade, cada ferramenta tem seu valor, mais sem ler os documentos, não falem besteiras pelo que os outros dizem, mais tirem sua próprias conclusões. Trabalho com informática desde 1990, e digo que umas das maiores criações para profissionais foram os CMS. Agora falar que o Joomla não presta foi forte e desnecessário. procurem livros, documentações, desenvolvam projetos, depois façam um comentário destes. Lembrando o Joomla é um framework de desenvovimento web, o WordPress é um montador.
respeito tua opiniao mais eu discordo meu site é feito em joomla e esse é o melhor cms que eu ja usaei
o template é facil de editar tem milhoes de templates free
os modulos sao faceis de customizar o na hora do upgrade se vc souber php voc~e não tera problema algum
pos vc pode modificar os arquivos dos modulos para que eles se adequadem a nova versao joomla que utilzaste