Tenho lido em vários blogs e sites noticiosos que o lançamento do Windows Vista é uma excelente oportunidade para os sistemas operativos Open Source se afirmarem nos desktop.
Com uns requisitos mínimos absurdos, o Windows Vista vai ser pior que a Floribella para as carteiras.
Com isto tudo, será que o lançamento do Windows Vista é a oportunidade que a comunidade Open Source esperava? E até que ponto isso se irá reflectir em Portugal?
Não acredito muito nisso. O utilizador normal vai preferir continuar a usar o XP do que mudar para linux(dizem que é muito complicado…), e os que gostam de informática vão fazer o sacrifício de fazer um upgrade para instalar o Vista. Reparem que durante muito tempo as pessoas usaram o windows 98 e ME, quando já havia o XP. Vai acontecer com o vista o mesmo que com o XP. As pessoas vão comprando PCs novos e ai fazem a migração “forçada”.
Eu sou utilizador frequente do Ubuntu Linux vai fazer 6meses. Tenho o XP instalado mas não uso.
Acredito que o linux só vai ter sucesso quando for verdadeiramente fácil. Hoje em dia já é bem fácil, mas ainda não chega. É necessário também mais portabilidade dos programas “famosos” como o photoshop e afins, maior compatibilidade com os jogos, e defenir de uma vez por toda um padrão de “install”. Normalmente é dado o código, mas 90% de quem saca o código é para o compilar e não para modificar.
Na minha opinião, o linux não vai crescer devido aos erros da MS, mas sim quando mostrar um produto superior, de forma que até o utilizador comum o consiga ver. O XGL pode ser o inicio de isso mesmo…
requesitos minimos para correr certas funcionalidades.. sinceramente acho que o open-source ainda tem muito que “penar”..
acredito que sim, á excepção de jogos, cujas vontades estão a mudar e temos cada vez mais jogos para esta plataforma, o resto é incrivel a diversidade de software.A unica barreira eventualmente sera a do modem para net, mas após isso, o google é teu amigo. E como já foi referido neste site o Vista o que tras de novo copiou dum sistema que foi a base para o linux, o MacOS que corre sobre unix.Eu só uso o windows para jogar e alguns jogos já se emulam. “Penar” tem o windows…
Eu sou utilizador de Windows, apenas. Não uso Linux porque não tenho espaço nos discos para ter dois sistemas operativos. Já me é difícil ter um, quanto mais dois…
Mas costumo instalar o VmWare para experimentar distros. E, da pouca experiência que tenho com este OS, acho que é melhor que Windows, mas Windows continua a ser mais user-friendly.
Bem, também acho que não é por ai que o open-sourse vai ganhar peso, é muito difícil, já trabalhei algum tempo em varias distribuições, e as saudades do widnows voltam, aquela coisa de sacar, dois ou e clicks e está a funcionar, no linux sempre que se instalva qualquer coisa era uma dor de cabeça. Claro que os repositórios tem muita coisa mas não tem tudo lol.
Concordo contigo scotty, se bem que eu ainda não voltei para traz. Em questao de instalar programas, acho o linux, com os seus pacotes DEB muito mais fáceis de instalar do que no windows, porque até fica logo tudo organizado nos menus, o problema é que pouca gente compila já o código.
Poderá ser.
Tenho, neste momento, um cliente que quer mudar.
O meu maior problema reside em duas aplicações a correr em Windows, AutoCad (Win) e um programa de Orçamentos/Gestão de Obras (DOS, ainda!), que usam um, tristemente, célebre “dongle”.
Como o cliente não quer, para já, mudar para outras soluções, devido ao tempo de aprendizagem e adaptação ser muito dilatado, terei que correr estas aplicações num computador à parte com com Windows, pelo menos enquanto não conseguir ultrapassar este problema.
Experimentalmente, já consigo correr o AutoCad, com o VMWare mas com uma versão digamos não legal. Quanto ao outro programa, como nem sequer trabalhava em condições com o XP, tinha uma máquina com o Windows 98 só para ele.
Penso que ainda existem muitas limitações, principalmente derivadas do facto do domínio da M$ durante muito tempo, que terão que ser ultrapassadas. Com o tempo talvez venha a tornar-se uma realidade.
Estou a pensar em colocar on-line toda a evolução deste caso. Começo perto do fim do mês e o tempo previsto para implementação, teste e formação deverá não ultrapassar 1 mês, assegurando sempre o funcionamento da estrutura.
Entretanto existem outros, como este onde estou agora, que não pensa em evoluir, nem para SL nem para o Vista. Na devida altura veremos.
@braço.
Ok nao em tudi quem trabalhou com distro diversas tem saudades do windows tudo bem.Eu não tenho saudades algumas de messenger´s a pesarem como se dum simulador duma cena maluca se tratasse, não gosto que o pc ganhe vida propria e fique 2 minutos a mamar-se sozinho.Eu comprei o computador sou eu que o uso.As ferramentas, elas surgem em linux mais cedo ou mais tarde pois as vontades a isso obrigam.Bottom line:o pc tal como o sistema operativo é um meio para atingir um fim.Seja para o que for o que interessa são os objectivos que se atingem.O linux é muito a frente em relação ao windows, disso não ha duvida, mas também é verdade que tem de baixar um pouco a fasquia de aprendizagem. Para ter noção o ubuntu chega. Uso, trabalho, não compilo kernel mas tudo o que preciso tenho lá.
Isto não acontece no SUSE Linux, por exemplo. Tem um excelente desktop, (arrisco mesmo a dizer) ao nível do Mac OS e não é muito exigente em termos de hardware. Corre bastante bem sem qualquer placa gráfica adicional, usando a placa onboard, o que não acontece no Mac OS X que, para podermos utilizar o Quartz, temos de ter uma placa gráfica instalada. Uma prova das potencialidades do software open-source.
Ainda não tive hipótese de experimentar o Windows Vista mas, pelo que já li/ouvi, não está nada por aí além!
Além disso também já ouvi dizer que o ambiente gráfico é quase uma cópia do ambiente do Mac OS… mais uma cópiazinha para a colecção da Microsoft, que já não deve ser nada pequena 🙂
@antek
Só vai começar a existir melhor software compatível com Linux quando os utilizadores apostarem nele.
Porque não começar já? 😛
[]
jocaferro
vi à uns tempos atrás uma app de CAD para Linux, mas não me recordo o nome. Mas uma das coisas que me ficou na cabeça, foi o interface dela; simples q.b. e relativamente semelhante ao AutoCAD.
Tens o VMWare Player, que é gratuito.
Os pacotes de instalação, como os DEB, facilitam muito. Eu sempre tive problemas em correr o gcc e outros compiladores porque nunca aprendi em condições. O que “aprendi” foi a ver fóruns. Os DEB dão na boca aos MSI, só é pena não haver uniformização dos pacotes de instalação em Linux… Existem debs, rpms, etc..
Carlos Maia
já li coisas muito boas sobre o OpenSUSE e sobre o Ubuntu. Agora tenho o SimplyMepis 6 e o gnewsense – que é baseado no Ubuntu – para experimentar; e quem sabe um dia destes não começo a fazer a mudança. É pena é ser um processo mais complicado do que gostaria…
É verdade que os utilizadores têm que apostar mais nos sistemas open-source para começar a aparecer software equivalente ao do windows para eles; mas não é menos verdade que, antes de se começar a apostar em Linux, BSD e outros sistemas livres, que tem que existir software… É tipo aquela adivinha: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”
luis res Janeiro
não é só o messenger que fica a “comer” os recursos da máquina, é toda a famosa gestão de memória do windows… Quantas vezes não estou a abrir um programa, e o pc fica a “moer a seco” porque tem n processos em memória, que eu já tinha fechado…
Hoje sou um utilizador de linux frustrado. Já não o era desde os primeiros dias que migrei para o belo do ubuntu.
Não é que comprei um Creative Zen V 2GB plus e não arranjei forma de o ubuntu me reconhecer aquilo? Lá tive de ir tirar as aranhas ao XP :@
São pequenas coisas como estas que impedem muita boa gente de mudar
jocaferro
tenta o VirtualBox. É um programa de virtualização, do mesmo tipo que o VMWare, mas é gratuito.
http://virtualbox.org/
Obrigado.
Já experimentei éne. O problema do ACad, versão legal, é o “dongle”. Ainda não arranjei maneira de pôr aquilo a trabalhar em condições. Note-se que o referido “dongle” ainda é daqueles que usa a porta paralela. O mesmo se aplica ao software de Orçamentos/Gestão de Obra.
Com uma versão pirata, vou chamar assim embora esta empresa tenha duas versões legais, não tenho problema nenhum.
Existem alguns programas de Cad, mas já é muito difícil convencer alguém a migrar para o SL quanto mais separá-los do look & feel do ACad. Serenamente vou tentar implantar uma versão SL.
Quanto ao Linux, estou a ensaiar o Fedora Core 6. Estou a correr este SO em casa com 4 máquinas e um servidor, tipo laboratório e está tudo a correr às mil maravilhas.
Impressionante, para os mais curiosos, são algumas aplicações de SIG (ou GIS se preferirem) que se encontram no sourceforge. Durante o fim de semana irei ensaiar algumas destas com um PDA com GPS incorporado. Vamos ver no que dá.
Daqui a uns dias indicarei o site onde irei dando conta dos passos que estou a seguir, aqui WebTuga, no Red Tuxer, Tux-Linux, e no meu blog. Caso estejam interessados poderão ajudar, ok?
Obrigado.
@braço.
Onde se lê Red Tuxer favor considerar Tux Vermelho. O Red Tuxer é um dos elementos deste blog.
@Bruno
Obrigado, mas felizmente já resolvi o meu problema.
O Linux é GRANDE!!!
O Linux é complicado para quem nunca usou. Eu tirei a carta de conduçã num WV Golf mas agora conduzo outros carros porque sou uma pessoa inteligente e não tenho medo de experimentar coisas novas. O linux já foi complicado, mas agora é um mito. Como vi no outro dia numa loja de informática, “tudo parece dificil antes de ser fácil”. Já usei várias distribuições (mandrake, slack, etc…) agora uso o Ubuntu. É super fácil de instalar, e ainda por cima trás logo a maioria do software necessário sem ter de fazer pirataria, o que é sempre lamentável. É lamentável saber que há portugueses que acham que o software que têm nos seus computadores é todo legal. Há pessoas que me dizem “Quando paguei o PC não paguei também o Office da Microsoft???” siiim pois claro!!!. Ainda há muita ignorância neste país! Enfim, havemos de la chegar…
Pode-se dizer q sou uma utilizadora normal, sem grandes conhecimentos informáticos.
Comprei um novo pc e veio com o Vista.
Na loja alertaram-me para o facto de não trazer o Microsoft Office 2007 e que o Vista não era compatível com o 2003 (não fazia ideia…). Também me falaram no OpenOffice – freeware.
Instalei-o e é o que estou a usar. Os documentos ficam todos desformatados quando passo para computadores com o Microsoft Office, mas dá para o gasto.
Se acho que o freeware vai ter maior expansão com o Vista? Sim!