Nestes jogos do mundo empresarial, o diz que disse é o prato do dia. A possível aquisição do Yahoo! pela Microsoft não é excepção.
Já, por algumas vezes, correu o rumor da quase certa aquisição do Yahoo! por parte da gigante de software norte-americana. O Yahoo! sempre se demarcou, mas ficava sempre qualquer coisa no ar. E isso deu agora origem a outro rumor: uma possível fusão entre o Google e o Yahoo! para ajudar a combater a oferta da Microsoft.
A ser verdade – porque os rumores também o podem vir a ser -, esta possível fusão, mesmo que apenas para fazer frente à oferta da Microsoft, não iria levantar as mesmas questões sobre a internet aberta e a inovação, feitas pelo Google em comunicado oficial ontem?
Por outro lado, como a Reuters diz e bem, não será esta uma tentativa do Yahoo! pressionar a Microsoft para que esta aumente o valor da oferta?
Qualquer uma destas hipóteses é valida, mas outras mais deverão existir, igualmente válidas. Deixem a vossa opinião sobre este negócio nos comentários.
Todos nós conhecemos a Microsoft, e as suas manhas, mas julgo que esta se apercebeu que o mudo do software, e da Internet já não são dois mudos totalmente separados. Cada vez mais se assiste ao aparecimento de aplicações Web, e neste tipo de aplicações a MS está a anos-luz de qualquer outro fornecedor deste tipo de serviços.
Se por um lado seria bom ter um concorrente ao nível google, por outro lado receio que que este negocio seja uma maneira da microsoft recuperar o monopólio que tem estado a perder.
Mas também será que a Yahoo consegue avançar, sem a ajuda de parceiros externos?
Vamos ver no que isto vai dar…
Curiosamente, os mercados parecem estar à espera de uma reacção da Yahoo!. O valor da oferta é de 31 USDs e a Yahoo ainda circula abaixo deste valor. E mesmo sendo um premium já de quase 40% sobre o valor na altura (19 UDS) a Microsoft tem capacidade de subir a oferta. Como dizia o Celso, empresa que oferece 44 mil milhões de USD sem ir ao banco, não é qualquer uma.