BoostCam – Vídeoconferência instantânea

Boostcam

A Internet é hoje em dia uma das redes de comunicação mais utilizadas, existindo vários protocolos de comunicação, seja o VoIP, IM’s ou até mesmo fóruns de discussão.

O BoostCam é mais uma maneira de comunicar, desta vez via vídeo-conferência de uma forma instantânea e gratuita.

Para poder utilizar o serviço basta ter um browser com suporte para flash e uma webcam, clicar em “Start Chat Now!” e enviar o link do chat aos seus colegas para que eles se possam juntar à vídeo-conferência.

Boostcam

20 anos de World Wide Web

Março de 1989. Foi neste mês que Sir Tim Berners-Lee, físico britânico, apresentou aos seus superiores no CERN um documento que denominou de “Gestão da Informação: uma Proposta”. Com esta proposta, Tim procurava organizar da melhor forma as trocas de informação e documentos entre os seus colegas no CERN. Pouco haveria Tim de imaginar que tinha acabado de criar os primeiros passos daquilo que hoje conhecemos como a World Wide Web.

Em comemoração da data que se assinala hoje, o laboratório europeu organizou uma conferência na sua sede, em Genebra, e onde o chamado pai da WWW teve presença confirmada.

O CERN criou igualmente um endereço comemorativo do 20º aniversário da WWW, assim como um vídeo de perto de 30 minutos onde reúne entrevistas a Tim Berners-Lee e Robert Calliau.

Aqui está um vídeo de Tim a falar inicialmente sobre esse momento antes de falar sobre Linked Data:

O documento está actualmente exposto no laboratório europeu de partículas e é encarado como uma espécie de certidão de nascimento da World Wide Web.

Ultimate Live no Webtuga

logoul-1

Ola leitores, hoje resolvi transferir meus visitantes pra aqui do Ultimate Live, afinal estou sem tempo, e trazendo eles para ca estou a poupar trabalho, pois escrevia no meu site, Ultimate Live e aqui no Webtuga.

Transferido:

Feed RSS

Pagerank (Links)

Nem sequer avisei ao cenourinha, espero que ele tenha  gostado, pois quero ver o Webtuga Mais grande do que ja se faz.

A linguagem de escrita nao sera um fator problematico, continuarei a escrever em pt-pt.

Tudo que vier a ser, desde agora ja se faz.

Novo botão no YouTube Player?

YouTube Player

Estava hoje a ver alguns vídeos de humor no Até Tem Piada, quando de repente me deparo com algo diferente no player do YouTube.

Um novo botão, com uma espécie de cassete desenhada. Infelizmente, logo depois de actualizar a página, o player já não era o mesmo, mas tive o cuidado de tirar uma screenshot ( imagem acima ).

Qual será a função deste novo botão?

Data oficial para o lançamento do Firefox 3

SpreadFirefox

Já há data oficial para o lançamento da versão final do Firefox 3.

Foi colocado ontem no blog da Mozilla Developer Center o anuncio da data oficial do lançamento do Firefox 3 que ficou agendado para o dia 17 de Junho.

Depois de mais de 34 meses de desenvolvimento, a terceira versão do Firefox está a ser finalizada e no dia 27, a comunidade SpreadFirefox pretende bater um recorde mundial.

Todos juntos vamos tentar ajudar a o Firefox a bater este recorde, por isso agendem no vosso calendário o download do Firefox 3 no dia 17 deste mês.

Equipa xTok apresenta amanhã nova versão do Blogtok

Blogtok

Actualmente existem centenas de Content Management Systems, no entanto o Blogtok destaca-se devido a ser um sistema de blogging criado exclusivamente em Portugal e um dos pioneiros na tecnologia RSS.

O Blogtok permite-lhe criar o seu blog, a sua galeria de fotos, inserir fontes de RSS na sua página e pesquisar numa base de dados de mais de 500 fontes de informação e integrar uma grande comunidade, onde poderá encontrar pessoas com todos os gostos.

A equipa xTok, estará amanhã, dia 8 de Julho de 2008, a lançar a nova versão do Portal Blogtok do qual se poderão esperar grandes novidades como um novo design, uma nova interface para a administração da sua conta, um novo gestor para a sua música ou para os seus podcasts, uma bolsa de valores que será uma espécie de karma que lhe permitirá evoluir na comunidade consoante o seu número de posts, comentários, visitas únicas entre outros.

Para além disso, o novo sistema permite a que um utilizador possa ter vários blogs, com uma única conta e ainda vários nicks.

Amanhã poderemos analisar melhor o sistema e dar-lhe melhor a conhecer as potencialidades da nova versão deste projecto que muito tem para ensinar aos restantes sistemas do género.

PDF Search Engine – motor de busca para PDFs

PDF Search

Hoje em dia na Internet podemos encontrar qualquer tipo de ficheiro ou documento em variadíssimos formatos.

PDF Search Engine é um motor de busca que lhe permite, através de tags/palavras-chave, encontrar documentos com informação relevante.

Por exemplo, se procurar por "webtuga" encontrará 9 documentos no formato PDF. Alguns deles eram até desconhecidos para mim, mas graças ao PDF Search Engine, pude constatar que o WebTuga é referência em alguns trabalhos catedráticos.

Os resultados são fornecidos pelo Google, mas em vez de retornar todos os resultados, apenas retorna aqueles que estão em formato .pdf.

Agora já sabe, se está à procura de informações acerca de um determinado assunto, o PDF Search Engine pode-lo-á ajudar.

Google Favicon – O porquê da mudança

Já aqui tínhamos falado acerca do novo Favicon das páginas do Google, mas ainda não havíamos informado acerca da razão lógica de tal mudança.

O motivo da mudança do Favicon é o facto de o anterior não se adaptar facilmente aos novos gadgets e plataformas, como o iPhone e outros dispositivos móveis.

Sendo assim, os novos icons para as principais plataformas são os seguintes:

Favicon Google

Poderá ainda, a qualquer altura, criar e enviar o seu icon para o Google, através deste formulário e quem sabe não será o seu icon o próximo favicon das páginas do Google.

Como instalar o KDE 4.1 beta 1 no Ubuntu 8.04

kde desktop kde 4.1 ubuntu

Ainda não chegou à versão final, mas já está disponível para o Ubuntu e respectivas variantes um repositório com a primeira beta do KDE 4.1. Como esta não é ainda a versão estável deste gestor de desktop e eu não tenho paciência para estar a usar um desktop potencialmente não tão estável como eu gostaria, prefiro não adicionar este repositório por enquanto. Mas quando a versão final sair, é a primeira coisa que faço.

Entre as muitas novidades desta primeira beta do KDE 4.1 estão o maior número de aplicações já a utilizar o QT4 – como o Kontact, a PIM do KDE -, mais opções de configuração do desktop e a maior maturidade do Plasma, um componente essencial do KDE4.

As instruções para adição do repositório e instalação do KDE 4.1 beta 1, assim como a link do repositório, estão no site Ubuntugeek.com. Usem, mas não abusem. 😛

Nvidia Tegra – O futuro dos dispositiveis móveis

Nvidia Tegra, é o novo conceito criado pela empresa de renome internacional conhecida por produzir Placas Graficas e Chipsets, a Nvidia.

Consiste basicamente em criar o MID (Mobile Internet Device), mais avançado do mundo, com capacidade para jogar, ver filmes em full hd e muito mais.

Aqui fica uma tabela com alguns dos modelos iniciais:

Nvidia Tegra

nVidia Tegra