Os macs são conhecidos por serem computadores com grande estabilidade e fiabilidade e não necessitarem de grandes cuidados de manutenção. No entanto, nenhum computador está imune a certas falhas e é aí que entra em cena o AppleJack, um excelente programa de manutenção gratuito e open source. O AppleJack permite fazer o troubleshooting básico como reparar os discos e as permissões, limpar os ficheiros cache e swap e validadar os ficheiros de preferências.

Utilização

Partindo do princípio que já instalou o AppleJack, para o correr é necessário arrancar o computador em Single User Mode. Para o fazer, pressione Command+S. Depois disso, basta escrever applejack. Em seguida, deverá aparecer um menu semelhante a este:

Se pretender efectuar apenas uma das tarefas, escreva o número ou a letra salientadas correspondentes. Se preferir executar todas as tarefas automaticamente escreva a. Assim que o processo esteja concluído escreva reboot para reeniciar.

Cuidados a ter

  • É aconselhável imprimir uma cópia do ficheiro ReadMe incluído no DMG
  • Não corra o AppleJack a partir do Terminal.app no Mac OS X, visto que esta atitude pode causar problemas graves no hardware

2 COMENTÁRIOS

  1. Me mandaram um MacBook tanto quanto zoado resolvi testar o programa, mas não estava achando como entra no SUM no site oficial, muito obrigado pela dica e tutorial, depois conto se deu resultado.

  2. Programa funciona muito bem, não resolveu todos problemas da maquina pois está ainda tem problemas físicos, mas que dependia do sistema funcionou perfeitamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.