O próximo grande gato da Apple está a 9 dias de ser lançado, e para celebrar o lançamento dele o AppleTuga vai lançar uma série de posts durante estes 9 dias intitulados “Caminho para o Leopard”, que falam do novo sistema, novidades e curiosidades do mesmo.
Este é o primeiro post desta mesma série e fala-nos de algumas novidades do Leopard em detalhe.
Desktop
O novo desktop do Mac OS X Leopard tem um look completamente renovado. Desde a Menu Bar transparente à nova Dock, tudo neste Desktop é novo.
A nova Menu Bar é transparente, podendo ver-se assim o wallpaper na sua totalidade. A Menu Bar mantem-se, em termos de layout, como estava anteriormente. O menu Apple está à esquerda, seguido dos menus que lhe dão o nome e à direita os icones informativos do Mac e o menu do Spotlight, que, ao contrário da Menu Bar, não é transparente.
A Dock também apresenta um visual renovado, a 3 dimenções. A tradicional seta que indicava que o programa estava a correr foi substituida por um ponto azul por baixo do icone da aplicação. A nova Dock tem um “chão” reflector, que reflecte os icones que ela tem, bem como os programas ao passarem por ela.
Dentro da Dock está incluida outra novidade, os Stacks. Os Stacks são pastas que ao carregar nelas se expandem, mas não abrindo o Finder. Por origem, o Leopard traz as Stacks Documentos e Downloads. Pode criar as Stacks que quiser, arrastando para isso a pasta para o lado direito da Dock.
Clique no link abaixo para ler mais…
Finder
Juntamente com o novo Desktop veio um novo Finder. Entre as funções do novo Finder estão o CoverFlow, a nova Sidebar, a ligação a outros Macs facilitada e a Partilha de Ecrãs.
Começando entao pelo CoverFlow (que dispensa apresentação), com o novo Finder pode ver os seus documentos nos 3 modos habituais e em CoverFlow. O CoverFlow aplica-se tanto aos seus discos rígidos, como a servidores, iDisk e aos PC a que se conectar. O CoverFlow mostra a primeira página do seus documentos, fotografias, e permite ver vídeos nele.
A nova Sidebar é ao estilo do iTunes também (programa que marca muito o Leopard) e agrupa todos os conteúdos que nela estão por categoria. Por isso, os seus discos rígidos estão todos juntos, tal como os seus Macs partilhados e as suas Smart Folders.
O novo Finder facilita também a ligação a outros Macs, pois agora ao detectar um Mac na rede, o Finder liga-se a ele com guest, podendo depois ligar-se com o seu username para aceder aos seus filheiros privados. Com o novo Finder é também possível partilhar os ecrãs, podendo então aceder ao seu outro Mac para usar um programa que lá tenha. Isto também é possível via Internet através da função Back to my Mac do serviço .Mac.
Quick Look
Outra das novidades do Leopard é o Quick Look. Com o Quick Look pode ver os seus documentos sem sequer abri-los. O Quick Look permite abrir todos os documentos (incluindo os do MS Office) e visualizar filmes, inclusivé em ecrã inteiro.
O Quick Look está integrado na Time Machine, portanto se ao recuperar um ficheiro não tiver a certeza se é aqueli ficheiro, pode abri-lo para ver o que é em pouco tempo e restaurá-lo caso seja o que procura.
Time Machine
Muito provávelmente a maior novidade do Leopard, a Time Machine é um sistema de backup, Apple style.
A Time Machine automáticamente copia o seu disco rígido (menos os ficheiros de sistema, caso o deseje) para uma unidade externa, outro Mac, server com Leopard ou um Xsan. A grande novidade do Time Machine está na sua Interface de Utilizador. Pode usar apenas uma unidade externa para fazer o backup de multiplos Macs.
A UI usada pelo Time Machine é inspirada no Espaço (tal como muitas das coisas no Leopard), tendo a imagem dum buraco negro com as janelas dos vários dias a sairem dele. Para navegar pelas várias janelas basta usar as duas teclas de frente e trás que estão disponíveis na UI ou então a barra com datas. Quando encontrar o que procura clique Restore e como que por magia o ficheiro volta do passado.
A nova versão do Mail inclui funções como o Stationary, Notas, To-Do, RSS e detecção automática de moradas, nomes, telefones, etc…
O Stacionary são templates criados pela Apple (em HTML) que pode usar para enviar os seus mails. Qualquer pessoa que receba estes mails e que tenha um cliente de e-mail que suporte HTML vai ver os seus mails tal qual como você os criou.
As notas são “e-mails” enviados por si para si que ficam com uma formatação especial e ficam numa smart inbox só para elas. Nelas pode escrever o que quiser, desde coisas que tenha que fazer, a ideias que teve.
Os To-Do são alarmes com eventos definidos por sí. Estes to-do podem ser criados directamente de mensagens recebidas e de notas. Os To-Do serão automáticamente sincronizados para o iCal, bem como para qualquer serviço de e-mail que use IMAP, podendo assim aceder a eles a partir de qualquer local.
Grande post!!!
Nunca mais chega dia 26….
Continuem!
[…] site português Apple ‘Tuga, dá conta aqui e aqui de algumas […]