gnome-terminal

Por muito porreiro que o gnome-terminal possa ser, ainda não tem nenhuma opção que permita aos utilizadores alterar o seu tamanho padrão, como o konsole tem. Normalmente não há grande problema nisso, mas se estiverem a usar algo tipo o cmus ou um cliente MUD/Talker, é uma chatice do caraças ter este emulador de terminal tão pequeno.

Uma solução é iniciarem o gnome-terminal com a opção –geometry (gnome-terminal –geometry 80×40), mas não é definitiva, a não ser que criem um atalho com este comando e opção. Contudo, se iniciarem o gnome-terminal com outro atalho, ele volta a apresentar-se no tamanho normal. Podem sempre alterar todos os atalhos para esta aplicação, mas é muito trabalho e também não é algo definitivo – basta iniciar o emulador com o Alt+F2 e ele aparece outra vez em “tamanho pequeno”.

Solução definitiva é editar o ficheiro /usr/share/vte/termcap/xterm (sudo gedit /usr/share/vte/termcap/xterm), procurar a linha com :co#80:it#8:li#24:\ e alterar o valor. Como a mim a largura do gnome-terminal chega e sobra e só o quero mais comprido, altero o :li#24 para :li#40, ficando assim: :co#80:it#8:li#40:\. O resultado pode ser visto na imagem deste post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.