imageUm assunto que tem dominado ultimamente a actualidade é o plágio ilegal tanto em trabalhos como na internet com a realização de artigos. Como muitos sabem, hoje em dia a informação é imprescindível, e a internet tem se vindo a tornar uma excelente ferramenta de procura de informação.

Muitos sites disponibilizam hoje em dia bastante informação e é de se referir alguns de maior importância como o Google (motor de busca preferido de muitos utilizadores), Wikipédia (a maior base de dados de todas, que disponibiliza imensa informação) e o Twitter (que fornece as ultimas noticias do momento).
Hoje em dia todos nós que produzimos informação temos um medo: o medo de retirarem informação e não referirem a fonte. Isso é o que tem acontecido ultimamente e se tem agravado bastante nos últimos tempos, isto porque as pessoas estão cada vez menos produtivas e não tem a capacidade de produzir conteúdo de qualidade.

Conclusões

Focando agora a atenção para um dos melhores (ou piores, com já vamos ver a seguir) fornecedores de informação: o wikipédia, podemos tirar várias conclusões.

1º conclusão – É de facto uma excelente ferramenta para quem deseja fazer um trabalho ou para quem quer aprofundar conhecimentos numa determinada área.

2º conclusão – A informação pode não ser verdadeira, isto porque qualquer pessoa pode fazer artigos para o wikipédia, basta fazer um registo e começar a escrever. Mesmo que a informação estiver errada ninguém verifica isso, não sendo por isso a melhor ferramenta em termos de confiança.

3º conclusão – Voltando ao tema principal do artigo, é muito fácil alguém copiar o texto integral (todo artigo em vez de pequenas partes) do artigo e ter informações erradas ou noutro idioma, como vamos falar na próxima conclusão.

4º conclusão – O português é actualmente falado em muitos países (Brasil, Cabo Verde etc.) no entanto existem algumas diferenças. Sendo a soma do numero de pessoas de outros países que não Portugal que falam português superior ao numero de Portugueses, podemos concluir que a maioria da informação presente na Internet não está em Português de Portugal, mas sim em Português do Brasil ou de Cabo verde. Corremos por isso um grande risco de que ao estarmos a plagiar um artigo, o mesmo esteja noutro idioma que não o português de Portugal.

Na internet isto tem vindo a acontecer e muitos “bloggers”, jornalistas, autores etc. tem tido vários problemas com o plágio de artigos, pois isso lhes retira o mérito entre muitas outras coisas. Por exemplo no caso dos sites e blogues, se os mesmos tiverem conteúdo de outras páginas da internet, são retirados dos resultados do Google, embora isto nem sempre aconteça, pois é frequente vermos uma página no wikipédia depois de fazermos uma pesquisa no Google, e a página que aprece a seguir nos resultados ser igual à que lemos anteriormente. “Na internet existe muita gente que copia e pouca gente que produz” – Ferramentas blog e Dicas blogger.
image
Concluindo

Sempre que plagiar algo, ao menos plagie bem, traduzindo, mudando as palavras para sinónimos, citando a fonte, ou até mesmo se for uma frase completa colocando aspas (como aqui fiz).
Não deixe de comentar e dar a sua opinião!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.