Webtuga festeja 4 anos

WebTuga

Sejam bem vindos ao novo Webtuga!

Foi no dia 27 de Julho de 2005 que nasceu um projecto que foi abraçado com carinho e apreço por um conjunto de amigos, o Webtuga. Custa-me a acreditar, que ao longo destes anos, o Webtuga veio a tornar-se num projecto ambicioso – Fórum Webtuga, Rede de Blogs Webtuga, serviço de alojamento, entre outros serviços – com uma equipa que cresceu e contribui para fazer do Webtuga, uma comunidade de referência nacional.

Por ocasião do quarto aniversário do Webtuga, a equipa decidiu renovar novamente a sua imagem e sempre, como do costume, para melhor. Após estes 4 anos de funcionamento ininterrupto, já se notava que o nosso espaço dedicado para a comunidade, o fórum Webtuga, estava a precisar de uma lufada de ar fresco. Pois bem, foi isso que se vez e após uma renovação exaustiva, o fórum reaparece sob um novo sistema de gestão de fóruns, com um novo aspecto, mais limpo e funcional. O objectivo deste make-over é simples, proporcionar aos nossos utilizadores um ponto de convívio de cultura e entre-ajuda melhor do que nunca e regressar aos velhos tempos de uma comunidade de amigos, ao invés de uma comunidade de utilizadores.

Eis aqui as principais novidades do novo fórum:

Integração com o blog Webtuga

O fórum está neste momento, completamente integrado com o blog Webtuga. Esta integração permite que os nossos membros tenham acesso às estatísticas do fórum a partir do momento que acedem ao blog. Para além disso, uma das principais novidades é o facto do utilizador poder fazer o login tanto no blog como no fórum. Para melhorar esta integração, o blog também recebeu um novo design.

Notificações de mensagens privadas

Muito semelhante ao growl do macOSx, o membro receberá notificações de novas mensagens privadas, através de um pequeno pop-up localizado no canto superior direito. Agora, não poderá dizer que esqueceu de consultar as suas mensagens 🙂

Nova estrutura de categorias

A antiga estrutura do fórum estava demasiado extensa. Optámos assim, por apostar em poucas categorias, mais generalizadas, e praticamente começar de novo. Para isso, criou-se uma categoria com o nome Arquivo, disponível apenas para leitura, que contém todas as secções bem como os  tópicos do fórum Webtuga, pré-SMF. Convém referir que procurámos salvar os tópicos mais recentes de forma a não começar com o fórum completamente vazio.

Pesquisa rápida directamente no local

Uma das principais novidades é a pesquisa rápida local. Isto significa que será possível pesquisar por uma determinada categoria, tópico, post no local onde se encontra. Por exemplo, se o membro estiver a consultar o fórum, todos os termos pesquisados serão apenas apresentados na página do fórum onde este se encontra. Se estiver no blog, a pesquisa é feita apenas no blog. Caso o membro esteja num determinado tópico, a pesquisa vai ser feita dentro desses mesmo tópico, o mesmo acontece quando o membro está dentro de uma determinada categoria.

Estatísticas individuais de cada utilizador

Com o fórum na plataforma opensource SMF, cada membro tem acesso às estatísticas individuais de cada utilizador. Desta forma, poderá ver a distribuição das suas mensagens pelas várias categorias do fórum e as principais horas em que participa.

Porque o WebTuga é a nossa comunidade, colocamos também nas mãos dos nossos utilizadores a recuperação deste projecto e contamos convosco para a dinamização do mesmo.

Aproveito e deixo uma mensagem especial de agradecimentos aos elementos da equipa Webtuga que sacrificaram muito do seu tempo para poder ser possível apresentar o novo fórum a tempo e horas.

Parabéns Webtuga!