Safari 4 Distribuído aos Programadores

A Apple enviou aos membros da ADC a versão 4 (5526.11.2) do navegador Safari, aquele que é aclamado pela Apple como o melhor browser do Mundo em Mac e Windows.

Esta nova versão tem como principal bandeira o aumento de rendimento em Javascript de até 53%, graças ao novo motor SquirrelFish do WebKit. Este aumento vai permitir que as aplicações Web 2.0 (nomeadamente o Mobile Me) funcionem de uma forma mais fluida.

Esta nova versão também permite gravar páginas web como aplicações web, um pouco como o Prism e o Fluid fazem.

Com o novo Safari 4, o Acid3 é passado, atingindo os 100/100 e uma visualização fluida da animação em Javascript.

Esta nova versão foi distribuída para Windows, Tiger e Leopard, e fará parte do Snow Leopard.

Alojamento Web

iTunes Venderá Filmes dos Grandes Estúdios?

Segundo o Hollywood Reporter, espera-se que a Apple anuncie na Quinta-Feira (não explicita se hoje se para a semana) que chegou a acordo com a maioria dos grandes estúdios para vender filmes no iTunes, disponíveis no mesmo dia que em DVD.

O novo acordo envolveria Fox, Walt Disney, Paramount, Universal, Warner Bros, Sony Pictures, Lionsgate e New Line, e permitirá à Apple vender (não alugar) filmes de todas estas editoras no mesmo dia em que saíssem em DVD. É afirmado que a MGM não participa neste acordo.

O sucesso da Disney, que vendeu (até Março) 4 milhões de filmes via iTunes, poderá ter impulsionado os outros estúdios a fazer este acordo com a Apple, que pode levar, inclusive, a uma canibalização das vendas em DVD.

Este acordo criaria pressão nos concorrentes do iTunes (como o Amazon Unbox e o Microsoft XBox Live Marketplace), podendo fazer da Apple um líder dominante no mercado digital de filmes, tal como é no de músicas.

Relativamente a preços, é avançado que estes poderão atingir os 15$, tal como já acontece com os da Disney, que são vendidos a 15$ para títulos novos e 10$ para títulos antigos.

O anúncio era esperado para o início desta semana, talvez no dia em que o iTunes fez os seus 5 anos.

Alojamento Web
Alojamento Web

Novo Final Cut Express 4

Continuando com a leva de updates da Apple, outra das aplicações que levou um update foi o Final Cut Express, que não foi apenas um upgrade mas sim uma nova versão dela.

Entre as funções desta nova versão encontra-se a “Open Timeline” que permite que os utilizadores misturem vídeos de várias fontes e de vários formatos numa única timeline. Alem disso, na versão para Intel suporta AVCHD, e em todas as outras suporte para importação de projectos do iMovie ’08 e novos e mais sofisticados efeitos.

A nova versão está disponível pelo preço de 199$ (menos 100$ que a versão anterior) ou 99$ para upgrades de versões anteriores.