Segundo o Hollywood Reporter, espera-se que a Apple anuncie na Quinta-Feira (não explicita se hoje se para a semana) que chegou a acordo com a maioria dos grandes estúdios para vender filmes no iTunes, disponíveis no mesmo dia que em DVD.
O novo acordo envolveria Fox, Walt Disney, Paramount, Universal, Warner Bros, Sony Pictures, Lionsgate e New Line, e permitirá à Apple vender (não alugar) filmes de todas estas editoras no mesmo dia em que saíssem em DVD. É afirmado que a MGM não participa neste acordo.
O sucesso da Disney, que vendeu (até Março) 4 milhões de filmes via iTunes, poderá ter impulsionado os outros estúdios a fazer este acordo com a Apple, que pode levar, inclusive, a uma canibalização das vendas em DVD.
Este acordo criaria pressão nos concorrentes do iTunes (como o Amazon Unbox e o Microsoft XBox Live Marketplace), podendo fazer da Apple um líder dominante no mercado digital de filmes, tal como é no de músicas.
Relativamente a preços, é avançado que estes poderão atingir os 15$, tal como já acontece com os da Disney, que são vendidos a 15$ para títulos novos e 10$ para títulos antigos.
O anúncio era esperado para o início desta semana, talvez no dia em que o iTunes fez os seus 5 anos.
[…] rumores confirmaram-se, o número de estúdios a vender filmes via iTunes […]