devunity – programação colaborativa online

devunity

devunity é o nome de uma aplicação web bastante interessante que permite a colaboração entre programadores no desenvolvimento de aplicações nas mais populares linguagens de programação.

Com o devunity os programadores podem colaborar na criação de novo código, gerir bugs encontrados, implementar APIs e até mesmo usar o version tracking server de uma conta do Google Code ou do SourceForge.

No mesmo site poderá colaborar, escrever código, gerir a sua lista “to do” e implementar as mais populares APIs.

Ainda em fase alpha, espero pelo convite para o devunity, pois certamente fará imenso jeito no que toca a tradução e colaboração online.

Alojamento Web

Ubuntu 8.10 ( Intrepid Ibex ) alpha 1 – Download

Ubuntu Intrepid IbexO Ubuntu 8.10 alpha 1, codename Intrepid Ibex, já está disponível para download.

Vários pacotes foram aprovados para esta nova versão e foi escolhido um novo tema para o sistema operativo, que tem como núcleo a versão 2.6.26 do kernel Linux.

Para já ainda não existe uma versão LiveCD, estando apenas presente o Ubuntu alternate installer. As imagens em LiveCD só estarão disponíveis na versão alpha 2.

Clique aqui para fazer download dos ISOs e lembre-se que não deverá usar esta versão num ambiente de produção.

Alojamento Web

KDE 4.1 Alpha – Deliciem-se com as novidades

Recentemente a comunidade KDE lançou um Press-Release a anunciar a disponibilidade imediata do KDE 4.1 Alpha que nos traz novidades fantásticas.

Segundo nos é dito na Press-Release, esta versão serve apenas para fazer um preview ao que será lançado em Julho com a versão final do KDE 4.1.

Algumas das principais novidades do KDE 4.1 são:

Akonadi, uma ferramenta que irá armazenar informação das aplicações de Gestão de Informação Pessoal (PIM), integrando aplicações como o KOrganizer, KMail e Evolution e interligando-as com o sistema de armazenamento através da API do KDE e Gnome.
Windows, MacOSx e OpenSolaris – Enquanto que o KDE 4.0 está apenas disponível para plataformas X11, o KDE 4.1 vai também estar disponível para Windows, macOSx e OpenSolaris. No entanto os ports ainda não estão completos.
Qt 4.4 – KDE 4.1 Alpha1 é baseado na framework de desenvolvimento Qt 4.4 que complementa melhorias no desempenho e nas funcionalidades do KDE 4.1.

O KDE 4.1 Alpha não está ainda preparado para ser usado no dia a dia, por isso use apenas como plataforma de testes.

Alojamento Web

LiveCD do Kubuntu 8.04 com KDE 4 disponibilizado

A Canonical disponibilizou o primeiro LiveCD do Kubuntu 8.04 com o KDE 4.0.1. Este LiveCD, versão alpha, é o primeiro a incluir a série 4 do KDE.

A próxima versão estável do Kubuntu irá ter duas versões: uma com o KDE 3.5.x e outra como KDE 4. A primeira terá suporte oficial da Canonical, enquanto a segunda terá apenas suporte comunitário.

Download, via Tombuntu.com

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 alpha 5

A quinta alpha da próxima versão do Ubuntu, Ubuntu 8.04, que também será a próxima Long Term Support, foi disponibilizada.

Uma das novidades desta quinta versão beta é a possibilidade de instalar o Ubuntu no disco, durante uma sessão em Windows. Para isso é utilizado o Wubi, uma aplicação que permite instalar esta distribuição sem alterar o bootloader.

Outras novidades são a mudança de várias aplicações padrão: o Transmission é o novo cliente de bittorrent, o Brasero é a aplicação default para a gravação de CDs e DVDs e o Firefox 3.0 beta 3 é o browser pré-definido.

Nas "entranhas" do Ubuntu 8.04 podemos encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24, o PulseAudio para o som, o PolicyKit e um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome.

Download:
http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-5/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

Cloudo – um Web OS de origem sueca

cloudo

Eu pensava que os Web OS (sistemas operativos online) já eram coisa do passado e que o microblogging era a nova moda da internet. Talvez até seja assim, mas o desenvolvimento do Web OS continuam.

O mais recente é de origem sueca e chama-se Cloudo. Este serviço, ao contrário de muitos outros do género, não utiliza Flash; em vez disso, utiliza Ajax em cima de PHP e MySQL.

Algumas das funcionalidades deste serviço são a sincronização automática entre os ficheiros guardados no computador e no Cloudo, partilha de ficheiros e a possibilidade de acesso a partir de um dispositivo móvel.

O Cloudo está em fase alpha e as inscrições estão fechadas. No entanto, os utilizadores podem inscrever-se para a fase beta, que deverá chegar dentro de pouco tempo.

Cloudo

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Alpha 2

Ubuntu LogoA distribuição de GNU/Linux, Ubuntu, já tem a segunda versão alpha – Tribe, como a sua comunidade lhe chama – disponível para download e consequente teste.

Nesta segunda Tribe poderão encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24-rc5 e o daemon de som PulseAudio, bem como mais alguma estabilidade em relação à anterior versão alpha.

Para além do Ubuntu, e seguindo a linha de lançamentos habitual da Canonical, os restantes membros da família também estão disponíveis para download.

http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-2/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-2/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-2/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

Canonical disponibilizou a primeira alpha do Ubuntu 8.04

O Ubuntu já começou a partilhar o primeiro resultado da sua caminhada para a próxima versão LTS (Long Time Support), versão 8.04, com o lançamento da primeira alpha, ou Tribe 1.

A maior novidade do Ubuntu 8.04 Tribe 1 é, sem dúvida, a inclusão do Xorg 7.3, para uma melhor configuração automática do monitor, placa gráfica e outro hardware suportado por esta aplicação, através do DBus.

Como sempre, estão disponíveis imagens para o Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, mas também Gobuntu, Ubuntu Studio e Ubuntu JeOS (a versão do Ubuntu optimizada para máquinas virtuais).

Os utilizadores do Ubuntu 7.10 poderão actualizar o seu sistema para esta versão Alpha executando o comando sudo update-manager -d. Mas tenham em atenção que isto é apenas recomendado a utilizadores que desejem contribuir, entre outras coisas, com detecções de erros. Esta não é a versão final, nem sequer está estável o suficiente para uso diário.

Façam o download do Ubuntu 8.04 Tribe 1.

Alojamento Web

Imi.Im – chat online com suporte para vídeo

imo

Imo.Im podia muito bem ser mais um serviço online de IM que não traz nada de novo, mas não é assim. Este serviço tem uma novidade muito, mas mesmo muito, interessante.

Como os vários serviços do género, o Imo.Im suporta as redes AIM, Yahoo, Google Talk e MSN, mas tem uma interessante novidade: o suporte para vídeo. Os utilizadores poderão assim utilizar a webcam para comunicar com os seus amigos. Agora se tem suporte para áudio, não sei. Não tenho sequer webcam para testar o serviço. Por isso, peço aos leitores que testarem o serviço que digam o que acharam deste serviço e se este suporta áudio nas conversas.

{Fonte: Download Squad}

Alojamento Web

Trillian para Mac OS X

trillianA Cerulean Studios está a desenvolver uma versão do seu cliente de IM, Trillian, para Mac OS X. Esta versão para Mac OS X, diz a empresa, não é um port, mas uma implementação do programa noutra plataforma, uma vez que o núcleo do programa é o mesmo para Windows e Mac OS X.

To clarify, with Trillian’s new architecture (v4.x) the core functionality is separated from the UI.

O programa ainda está em fase Alpha, o que quer dizer que o seu desenvolvimento não está muito avançado e que o número de funcionalidades ainda não é muito grande.

Though this first alpha build of the OS X version of Trillian is still very preliminary and minimal – the functionality pulled through is about the same as the Flash-based web version – the code for every single feature on the Windows version is there in the underlying mediums. As the UI is expanded, those features will become available. The OS X version will be playing catch-up to the Windows one for a while yet, however.

Este programa sempre foi um dos meus clientes de IM preferidos para Windows e até tem tido bastante sucesso neste sistema operativo. Mas será que vai ter sucesso no Mac OS X, onde o Adium é rei e senhor?

{Anúncio oficial}