CherryPal – um mini-computador para a web

CherryPal

A empresa cherrypal criou um novo mini-computador, o CherryPal C100, direccionado apenas para trabalhar com aplicações web.

O CherryPal Desktop tem um processador de 400 MHz, 256MB de memória, um disco Flash de 4GB, duas portas USB, uma entrada Ethernet, entradas para Headphones, entrada VGA e está ainda equipado com uma placa Wifi 802.11b/g.

Equipado com o sistema operativo Linux, o CherryPal vem com algumas aplicações pré-instaladas, das quais o OpenOffice.org, o iTunes, um reprodutor multimédia desenvolvido pela CherryPal e um cliente de Instant Messaging da CherryPal com suporte para múltiplos protocolos de comunicação.

Para além da memória Flash de 4GBs, o CherryPal oferece também 50GBs de espaço online para armazenamento de ficheiros e informação. Todos os dados das aplicações do CherryPal são encriptados e armazenados em servidores do serviço Amazon S3.

O CherryPal é:

  • Económico – gastando apenas 2 watts de energia;
  • Ecológico – É composto por menos 80% das partes de um computador normal
  • OpenSource – Corre aplicações livres, como é o caso de Linux e do Firefox

O preço do computador é de 249$ pagos via Paypal e o computador será distribuído já no final de Julho.

Fica na dúvida qual o “iTunes” que eles falam, pois não é do meu conhecimento a existência de uma versão do verdadeiro iTunes para Linux.

Alojamento Web

Sapo Codebits já começou

Foi hoje, dia 13 de Novembro, por volta das 2 horas e meia da tarde, que se deu inicio ao evento Sapo Codebits, o evento realizado pelo Sapo que terá a duração de três dias.

Tive o prazer de acompanhar o inicio do evento através do stream disponibilizado no blog oficial do evento e gostei bastante da apresentação do Mike Culver ( Amazon ), que falou sobre os webservices da Amazon como são o exemplo do S3 (Simple Storage Service) e do EC2 (Elastic Computer Cloud).

Acompanhei também a apresentação do Jim Purbrick, da LindenLab, que falou um pouco acerca do jogo Second Life. Entretanto, seguiram-se outras apresentações que não pude acompanhar, mas que acredito terem sido de grande interesse.

Amanhã, os “trabalhos”(ou será prazer?) serão iniciados às 9:00, com uma apresentação de Cláudio Gamboa sobre a biblioteca javascript do Sapo, a libsapojs, seguida de várias apresentações de programadores que estão por detrás dos serviços do Sapo.

Para acompanhar o evento, poderá usar os streams em formato Windows Media

ou Stream QuickTime.