Alojamento Web

Actualização: Digital Camera RAW Compatibility Update 2.1

A Apple disponibilizou o Digital Camera RAW Compatibility Update 2.1, que vem aumentar a compatibilidade de arquivos RAW no Aperture 2 e iPhoto 08 para as câmeras:

  • Canon EOS Digital Rebel XSi/Kiss Digital x2/450D
  • Epson R-D1
  • Leaf AFi 7
  • Leaf AFi 6
  • Leaf AFi 5
  • Pentax K200D
  • Pentax K20D
A Actualização pode ser feita através da Actualização de Software ou directamente do site da Apple. Requer o Mac OS X 10.4.11 ou o Mac OS X 10.5.2 (ou superior) e ocupa 2.9MB.
Alojamento Web

Actualização de compatibilidade para câmara digital RAW

A Apple lançou hoje mais uma actualização, nesta que parece ser uma maratona de actualizações.

Esta actualização amplia a compatibilidade de ficheiros RAW para Aperture 2 e iPhoto ’08 com as seguintes câmaras:

  • Hasselblad CFV-16
  • Hasselblad H3D-31
  • Hasselblad H3D-31II
  • Leaf Aptus 54S
  • Leaf Aptus 65S
  • Nikon D60
  • Olympus E-3
  • Pentax *ist DL2
  • Pentax *ist DS2
  • Pentax K100D Super
  • Sony DSLR-A200
  • Sony DSLR-A350

A actualização ocupa 2.7 MB e é aconselhada a quem utiliza os programas referidos em cima.

Podem ver aqui todas as câmeras que suportam o RAW

Podem fazer download através do Software Update ou através do site da Apple.

Alojamento Web

Apple Pro Series

Hoje realizou-se o Apple Pro Series, na exponor no Porto.

Era uma hora quando eu e o redmac chegamos à exponor, após algum tempo à procura do local do evento lá o achamos, estavam poucas pessoas. Na sala exposição encontravam-se vários Mac Pro, iMacs, muitos cinema displays, alguns MacBooks, MacBooks Pro e até MacBooks Air, que podiam ser utilizados por nós para testar vários programas e onde nos eram dadas algumas explicações sobre os programas.

Dirigimos-nos ao local onde se faziam as “inscrições”. Fui atendido por uma menina que me perguntou o meu email, eu respondi “rouba tudo quanto poderes arrouba hotmail ponto com”, a rapariga riu-se e continuou o seu trabalho. Foi nos dado, um papel onde escrevíamos o nosso nome e colocávamos ao pescoço pendurado numa fita porta-chaves que nos foi dada, também nos foi dada uma capa, uma caneta, um papel para nos inscrevermos num concurso para ganhar dois iPods, uma folha com o programa e um DVD com tutorias do Final Cut Studio 2 ( Final Cut Pro 6, Motion 3, Soundtrack Pro 2, Color, Compressor 3 e DVD Studio Pro 4 )

Como ainda faltava quase uma hora para o inicio do seminário Pro Series, começamos a dar uma volta pela exposição, foi chegando pessoal, chegando cada vez mais, até que já eram umas centenas e o Seminário Pro Séries teve de começar ligeiramente mais tarde para que todas as pessoas se pudessem “inscrever”.

O seminário Pro Series começou e para surpresa de alguns foi apresentado por um Francês, embora falasse Inglês pareceu-me que algumas pessoas não perceberam patavina do que ele disse, o seu nome é Eric Smith( obrigado masterhard por me lembrares do nome ), fez uma boa apresentação, com algum humor à lá Apple à mistura.

Neste seminário foi tentado mostrar o máximo possível do OS da Apple e dos seus programas, como por exemplo o Aperture 2, Automator, Keynote e uma vista alargada sobre o Final Cut Studio 2, sendo utilizado para demonstra as capacidades do Final Cut Studio 2 um vídeo publicitário da Ducati do qual algumas partes foram feitas durante o seminário, demonstrando assim as óptimas capacidades do Final Cut Studio no tratamento de vídeo e áudio.

Após este seminário houve uma pausa onde se podiam comer uns bolos e beber um sumo ou café, ao fim deste intervalo tínhamos que decidir qual era o workshop que queríamos ir de entre as seguintes opções:

* Aperture
* Logic Studio
* Leopard/Server
* Final Cut Studio

Eu e o redmac decidimos ir para o workshop de Aperture que era apresentado pelo representante da Apple estrangeiro, que se demonstrou muito simpático ao vir falar com as pessoas do publico enquanto esperávamos que chegassem todos.

A apresentação mais uma vez foi muito boa, explicando muitos dos truques do Aperture 2 e digo-vos que parece impossível como um “programazito” de 50 MB consegue fazer tanta coisa e transformar completamente uma foto, dando-lhe detalhes e permitindo, por exemplo, corrigir uma partícula na lente da máquina fotográfica que fica visível na fotografia, podendo ser facilmente reparada com a ajuda do Aperture 2.

E assim acabou o evento com a entrega dos iPods aos vencedores, mas eu infelizmente não fui um dos contemplados.

Alojamento Web

Os Lançamentos e os Rumores

Este ano a Apple já lançou muitas novidades, e começa a habituar-nos a fazer isso quase semanalmente:

8 de Janeiro – Actualização do Mac Pro e do Xserve

15 de Janeiro – Macworld – Actualização do software do iPhone/iPod Touch e Movie Rentals. Anuncia o lançamento em breve do Time Capsule e novo software para a Apple TV

22 de Janeiro – É adicionado o iPod Nano Pink

29 de Janeiro – Lançamento MacBook Air

5 de Fevereiro – Upgrade do iPhone (16GB) e do iPod Touch (32GB)

12 de Fevereiro – Mac OS X Leopard 10.5.2, Aperture 2 e AppleTV – Take 2

19 de Feveiro – Redução do preço do iPod Shuffle e anúncio de uma versão de 2GB e Xsan 2

Os rumores continuam a correr e agora já se aponta que amanha não será lançada a actualização do MacBook Pro mas sim do MacBook.

Correm paralelamente a estes outros rumores que apontam já os números de série dos novos MacBook Pro com processador Penryn, MA402LL/A, MA403LL/A e MA404LL/.

O rumor do evento no final de Fevereiro também parece ter ido pela água abaixo, pois até agora a Apple não enviou convites para a impressa e lançar um produto apenas no site não tem o impacto mediático que tem quando é lançado junto da imprensa.

Mas o melhor mesmo é aguardar por amanha e ver que surpresas trará.