Apple Propõe OpenCL como Standart de Computação de Alta Velocidade

A Apple, juntamente com outros fabricantes, criaram uma aliança composta por membros de toda a indústria (incluindo os fabricantes dos CPU e GPU dos Macs) para trabalhar num formato aberto (OpenCL) para aceleração de computação especializada.

Denominada de Compute Working Group, a organização formada esta semana inclui a Intel, a AMD e a NVidia, bem como a ARM, a Motorola e a Samsung, entre outros. As suas intenções são trabalhar no OpenCL e em standarts futuros que permitam usar o GPU enquanto CPU quando este não for necessário e o PC necessitar de mais poder de processamento.

A Apple foi a primeira a propor uma especificação (o OpenCL) como standart. Como está neste momento, o OpenCL permite libertar os GPU de apenas desempenharem funções gráficas, passando assim a combinar GPU e CPU de vários cores para aumentar a performance do sistema.

Este grupo poderá servir não apenas para desenvolver os standarts abertos para os computadores mas também para dispositivos móveis.

[Via Applesfera]

Alojamento Web

Read Air – Google Reader no Adobe AIR

Para quem utiliza o Google Reader e não quer ter uma página no browser sempre aberta, pode agora utilizar o Read Air.

O Read Air é um leitor de feeds, com uma interface muito parecida com o Apple Mail e que sincroniza com o leitor RSS on-line Google Reader.

Nesta primeira versão o Read Air não tem disponível algumas funções que temos disponíveis na interface on-line, como por exemplo compartilhar os artigos lidos, guardar estatísticas de uso, entre outros.

O Read Air é uma aplicação multi-plataforma, baseada no Adobe AIR, a mesma base que é utilizada pelo Twhirl (um cliente do twitter).

Por isso se querem um leitor de feeds, multi-plataforma que sincronize com o Google Reader, o Read Air é uma boa escolha.

Podem fazer download aqui.

Via Applesfera

Alojamento Web

Bilhetes para a WWDC08 Esgotados

A Apple anunciou que os bilhetes para a WWDC08 estão esgotados, fazendo-se assim história, pois é a primeira vez que isto acontece.

Relembramos que foram disponibilizados 5 mil bilhetes para a WWDC08, onde se vai fazer do Mac OS X e do iPhone SDK.

O Steve Jobs vai fazer a sua Keynote no dia 9 de Junho (dia de abertura), o que faz com que haja vários rumores que ele vai apresentar uma nova versão do iPhone e uma actualização do Leopard (10.5.3).

Alojamento Web

WWDC: O Primeiro Prazo De Inscrição Termina 25 De Abril

A Apple mudou a parte de destaque no site, pedindo agora que todos os developers que queiram assistir à WWDC 2008, devem inscrever-se até amanhã, dia 25 de Abril, pois este é o 1º prazo de inscrição.

Neste 1º prazo de inscrição (antes de 25 de Abril), cada developer ou assistente terá de pagar 300 dólares, que se repararmos já é bem caro e fica ainda mais caro se for ultrapassado o 1º prazo.

Como já tinhamos referido anteriormente, a WWDC 2008 irá decorrer entre o dia 9 a 13 de Junho e a ver pela imagem que a Apple colocou em destaque o iPhone deve ser o centro das atenções.

Alojamento Web

Apple Design Awards 2008

Apple está a aceitar os candidatos para os Apple Design Awards, que decorrerão durante a WWDC’08 em San Francisco.

O convite foi enviado por e-mail aos inscritos no Apple Developer Connection, estes prémios são considerados os mais importantes do mundo Mac.

Os prémios são vários produtos da Apple e ainda um cubo que quando se toca ilumina uma das maçãs das suas faces(cubo em baixo).

Este ano o evento conta um uma nova categoria de aplicações para o iPhone/iPod touch, onde se pode utilizar o beta do SDK.

Via Applesfera

Alojamento Web

Media Snap: Download de Filmes do YouTube

Media Snap é uma aplicação que permite fazer downloads dos filmes do YouTube. Mas que tem esta aplicação para oferecer que os seus concorrentes não tenham?

Tenho testado esta aplicação na ultima semana, desde que a vi no site AppleSfera. Para mim, o ponto forte desta aplicação é mesmo a sua simplicidade de uso.

Não é que existam poucas aplicações do género, mas o facto de ser totalmente independente do browser é um ponto extra para esta aplicação.

O seu uso é extremamente simples. Usamos a caixa de pesquisa para procurar o vídeo em que estejamos interessados e aparece-nos os vídeos que apareceriam numa normal pesquisa no YouTube. Depois basta carregar em download, e esse vídeo desaparece da tab de pesquisa, passando para a tab Downloads. Quando o download acabar, o vídeo é mais uma vez transferido de tab, para a tab Finished.

Até aqui tudo normal, mas agora é que vem a diversão. O vídeo já está na nossa máquina em formato flv e podemos reproduzi-lo, carregando no play junto ao botão “Show in Desktop”.

No entanto, se o quisermos por num iPod, não é possível pois estes não lêem flv. Para converter para m4v, carregamos em Show in Desktop e aguardamos que esteja convertido. Depois é só importar para o iPod.

Mas além de converter para vídeo, podemos converter para audio, bastando para isso alterar o “interruptor” que podemos ver na parte de baixo da janela.

No entanto, acho que algumas funções um pouco mais avançadas como pré-visualização do vídeo seriam algo a implementar.

O Media Snap desempenha as suas funções na perfeição (apesar da minha nota final), e por isso atribuo-lhe uma classificação de 4,5/5 e o selo de Recomendado AppleTuga.

Site | Media Snap

Alojamento Web

Rumor: iPod Air [Actualizado]

Como já vem sendo hábito registar domínios interessantes e redireccionar para o site da Apple, o ultimo é:

http://www.ipodair.com

Será que vem aí um iPod air que será a gama intermédia entre o iPod nano e o iPod shuffle como tínhamos anunciado? Será que é apenas uma brincadeira?

Deixem as vossas opiniões nos comentários, já agora, fica em seguida um vídeo feito para anunciar o iPod air:

Via 9to5Mac

UPDATE:

Uma pequena pesquisa pelo dominio revelou os seguintes dados:

Registrant: Arthur Mitchell
Registered through: GoDaddy.com, Inc. (http://www.godaddy.com)
Domain Name: IPODAIR.COM
Domain servers in listed order:
NS1.JOOMBYTE.COM
NS2.JOOMBYTE.COM

O que deita por terra esta pista.

Alojamento Web

Concept: O sucessor do iPod nano

Ontem publiquei um artigo sobre o possível futuro dos iPods, onde se concluía que a tecnologia multitouch iria reinar em 2009, fazendo desaparecer o iPod shuffle, nano e classic, morrendo assim a click wheel.

Enquanto lia o Applesfera deparei-em com as imagens do possível substituto do iPod nano.

As imagens foram enviadas para a Applesfera por um dos seus leitores, Joaquím Amieva, que decidiu fazer um concept de como será o substituto do iPod nano que é muito parecido com o iPod touch mas em miniatura, como acontece agora entre o iPod nano e o iPod classic. Este concept foi chamado de iPod nano touch.

De destacar que este concept não inclui uma antena Wi-FI, a interface é exactamente a mesma do iPod touch, mas tem menos icons.

Podem ver em baixo mais imagens, cliquem nelas para as ver maiores:

Alojamento Web

iStick: O irmão mais velho do iPod shuffle

Este é o iStick, é um concept feito por Alexei Mikhailov, este combina as linhas da Apple com a forma de um batom.

As superfícies são rodeadas por ecrãs táctils, com o objectivo de ser o irmão mais velho do iPod shuffle.

Este concept deve ser um pouco difícil de utilizar pois tem 4 ecrãs e quando queremos ver imagens e escolher um musica temos que andar sempre com ele à roda.

Cliquem em baixo para ver mais fotos. Continue reading “iStick: O irmão mais velho do iPod shuffle”

Alojamento Web

MacBook Air Confirmado pelo Adium?

Enquanto passeava pelas minhas feeds, vi que no AppleSfera se falava no MacBook Air, “confirmado” pelo Adium. Ora isto deixou-me surpreso por dois motivos. Primeiro que andaria um produto não lançado a utilizar aplicações não Apple e segundo porque raio tem o Adium uma página com stats.

Como podem ver algures para o meio dos modelos que usaram o Adium (é difícil de encontrar mas está lá) encontra-se lá um MacBookAir. Não sei como raio o Adium vai buscar o modelo do Mac (ou das variedades de PC que lá andam) nem se tal pode ser falsificado, mas o que é certo é que lá está um MacBook Air.

E pesquisando um pouco fui dar com uma thread no fórum do MacRumors de algo que eles dizem ser tradicional por estas alturas, que verdadeiramente só visto.

Agora só nos resta esperar até terça feira, às 5 horas da tarde, para ver o que o Steve tira das mangas…