KDE 4.2 – The Answer

KDE logo“The Answer” é como é chamada a nova versão de um dos ambientes gráficos mais conhecidos para Linux, o KDE.

Foi lançado hoje e vem para ficar, o KDE 4.2 é o resultado do esforço e trabalho realizado por um conjunto de pessoas que têm o objectivo de melhorar a experiência do utilizador com o seu computador, mais propriamente com o desktop e todo o ambiente gráfico.

O que torna um sistema operativo prático, é o gestor de janelas. Quanto mais completo, rápido e organizado for um gestor de janelas, melhor vai ser a experiência.

O Plasma tem novos applets, incluindo uma aplicação QuickLauncher, informação sobre o tempo, notícias por rss feed e tiras de banda desenhada. É possível utilizar também os novos applets mesmo quando o screensaver está activo, desta foram poderá deixar notas importantes no topo do seu desktop, mesmo quando não está a utilizar o computador. No Plasma Panel é possível agora criar grupos de tarefas.

O Kwin agora apenas activa os efeitos no desktop caso o seu computador o permita, ou seja, não utilizará efeitos caso a sua máquina não cumpra certos requerimentos. Contém também um painel de configuração mais fácil de utilizar, o que permitirá ao utilizador final configurar eficientemente os efeitos que necessita.

Foi incorporado o PowerDevil, de forma a gerir e tirar melhor partido da energia. O Ark permite a extracção e criação de arquivos e foram também incorporadas novas ferramentas de gestão de impressoras, que permitirão para além de gerir as impressoras, gerir os documentos em processo de impressão.

O KDE 4.2 está agora disponível também em mais línguas, incluindo Árabe, Hebreu, Romeno, Islandês, Basco (?), Tajik e várias línguas Indicas.

O gestor de ficheiros Dolphin está mais rápido e eficiente, tendo novas funcionalidades como tooltips com pré-visualização,

O Kmail foi também melhorado, em parte por um aluno do Google Summer of Code, tendo melhorias no suporte ao IMAP e outros protocolos, o que o tornam agora muito mais rápido.

Para finalizar, o browser Konqueror tem agora um melhor suporte para gráficos em vector e mostra os bookmarks na homepage.

Para mais informações, ver a página do anúncio do KDE 4.2. Agradecimentos ao Nuno Pinheiro pela revisão ao texto.

Alojamento Web

WordPress 2.6 – O que esperar de…

O lançamento do WordPress 2.5 trouxe bastantes novidades, tanto a nível de funcionalidades, como no aspecto da área de administração.

Agora espera-se pelo 2.6, que pelos vistos vai trazer grandes novidades como o suporte ao Google Gears, que permitirá escrever um post enquanto estiver offline e posteriormente publicar online no seu blog, a possibilidade de mover o ficheiro de configuração ( wp-config.php ) para uma directoria de um nível inferior e o regresso do WordPress Bookmarklet com opções adicionais para sites como o YouTube, etc.

Para além disso o editor WYSIWYG irá ter um "Post Word Count" que lhe permitirá saber o número de palavras existentes no post ( Para quem escreve Reviews pagas? ) e ainda poderá vir a ser implementado um sistema para rever os posts, ao estilo da Wiki.

Nesta versão, aqueles que não têm gravatar, poderão escolher uma imagem opcional, que terá o nome de Identicon.

Alojamento Web

[Rede WebTuga] Top Semanal 05/05/08 – 11/05/08

Pois é, na sucessão do meu post acerca do Skribit, foram várias as pessoas que votaram na minha sugestão de criar semanalmente um post dos top 5 artigos da semana na rede WebTuga.

Decidi então fazer uma recolha dos melhores artigos da semana na rede WebTuga, no entanto não vou limitar os artigos a um número, mas sim colocar aqueles que foram mais relevantes.

Até para a semana… 😛

Alojamento Web

Parte dos problemas do Vista podem ter origem nos drivers da Nvidia

Porque é que o Windows Vista crasha mais vezes que o preço do petróleo sobe ou relatos de acontecimentos estranhos no processo de submissão do MSOOXML na ISO são conhecidos?

Recordam-me que a Microsoft está a ser alvo de um processo judicial por causa do famoso selo "Vista Capable"? Pois bem, alguns dos emails internos tornados públicos pela juíza encarregue do processo revelam, não só uma ajuda à Intel, mas também dados relativos à origem destes crashes.

windows vista crash

A maior fatia dos problemas, cerca de 28,8% ou 479 mil relatos, cabem aos drivers da Nvidia. Estes dados são relativos a um período não discriminado de 2007.

Até que ponto estes dados serão fiáveis? Até que ponto estes problemas com os drivers da Nvidia serão realmente graves? E como podemos ter a certeza de que isto não é marketing interno? Eu não sei. E vocês?

via Arstechnica, a quem pertence a imagem deste post

Alojamento Web

Southpark disponibilizado gratuitamente

Dos criadores de South Park, chega-nos Southparkstudio.com: o local onde as mentes malévolas que criaram esta série animada disponibilizaram todos os episódios gratuitamente.

Os vídeos, infelizmente, estão disponíveis apenas em flash. E, de momento, ainda não há uma forma de os descarregar. Mas não se preocupem, porque não deverá faltar muito até estes episódios aparecerem em trackers bittorrent.

Mas enquanto não os podem descarregar, podem ver todos os episódios de todas as temporadas sem correrem o risco de acabarem no tribunal, a responder por pirataria. Argh

Alojamento Web

Portugal dominado pelo Google?

estudo comScore

Em Portugal, de acordo com um estudo da comScore, o Google é o motor de busca (largamente) mais utilizado. Mas isso tem despertado algumas dúvidas [1] [2] [3].
E vocês, estão relutantes em relação a este estudo ou consideram o Google o rei das pesquisas em Portugal?

via Techcrunch.com

Alojamento Web

Eluma: leitor de feeds e gestor de favoritos

Eluma é uma aplicação para Windows que "mata dois coelhos com uma cajadada": é um leitor de feeds e um gestor de favoritos.

O Eluma consegue importar ficheiros OPML, permite a criação de listas inteligentes, suporta tags, incorpora um sistema de alerta que avisa o utilizador da chegada de conteúdos novos e possibilita a partilha de subscrições e feeds com outros utilizadores.

Esta aplicação, de momento, está em beta privada. Se estiverem interessados em experimentá-la, podem candidatar-se a um convite no site do Eluma.

via Downloadsquad.com

Alojamento Web

China é o país com mais internautas

O número de utilizadores da China com acesso à internet ultrapassou o número de internautas dos Estados Unidos da América.

Em 2007, a China era o segundo país com mais internautas – cerca de 210 milhões no final do ano passado. Em igual período, os EUA contabilizavam 216 milhões de utilizadores com acesso à internet.

De acordo com a analista chinesa BDA, se a tendência de crescimento do número de utilizadores se tiver mantido, a China ocupará agora o primeiro lugar do ranking.

via PCWorld.com

Alojamento Web

Últimos emails do Gmail através de uma subscrição ATOM

É possível saber quais os emails novos na vossa conta de email do Gmail através do formato de subscrição ATOM. Para terem acesso a ela, têm que estar ligados na vossa conta do Gmail.

O endereço de acesso é https://mail.google.com/mail/feed/atom/unread/

Convém que tenham algum cuidado em relação ao local onde utilizam esta funcionalidade, não vá alguém aceder a ela sem autorização.

Se utilizarem o Firefox e quiserem ser notificados de novos emails através desta funcionalidade, adicionem a feed à Barra de Marcadores do browser. Caso desejem um intervalo de tempo curto entre actualizações, acedam à configuração do Firefox através do enredeço about:config, procurem a chave browser.bookmarks.livemark_refresh_seconds (criem-na caso ela não exista) e alterem o valor para o intervalo de tempo, em segundos, que desejarem.

via Lifehacker.com

Alojamento Web

Fique Rico

Na Internet existem enumeras formas de ganhar dinheiro com um site, no entanto é necessário aprender a optimizar o site de forma a que este esteja melhor posicionado no Google e em outros motores de busca para o público alvo.

Para obter mais visitas num site e posteriormente melhores resultados nos ganhos, é necessário a pratica de algumas técnicas de SEO e Marketing Online.

Com um aspecto bastante semelhante ao do social bookmarker Digg, o site Fique Rico, escrito por um profissional na área, dá-lhe a conhecer as melhores formas para gerir um projecto e tirar o melhor rendimento do mesmo usando essas técnicas e recorrendo a ferramentas sociais.

Poderá encontrar artigos que lhe ensinam a importância do RSS feed nos seus sites, como ganhar dinheiro com um simples blog e aumentar os seus rendimentos no Google Adsense.

Visite o Fique Rico e saiba mais sobre o assunto.

Fique Rico