“The Answer” é como é chamada a nova versão de um dos ambientes gráficos mais conhecidos para Linux, o KDE.
Foi lançado hoje e vem para ficar, o KDE 4.2 é o resultado do esforço e trabalho realizado por um conjunto de pessoas que têm o objectivo de melhorar a experiência do utilizador com o seu computador, mais propriamente com o desktop e todo o ambiente gráfico.
O que torna um sistema operativo prático, é o gestor de janelas. Quanto mais completo, rápido e organizado for um gestor de janelas, melhor vai ser a experiência.
O Plasma tem novos applets, incluindo uma aplicação QuickLauncher, informação sobre o tempo, notícias por rss feed e tiras de banda desenhada. É possível utilizar também os novos applets mesmo quando o screensaver está activo, desta foram poderá deixar notas importantes no topo do seu desktop, mesmo quando não está a utilizar o computador. No Plasma Panel é possível agora criar grupos de tarefas.
O Kwin agora apenas activa os efeitos no desktop caso o seu computador o permita, ou seja, não utilizará efeitos caso a sua máquina não cumpra certos requerimentos. Contém também um painel de configuração mais fácil de utilizar, o que permitirá ao utilizador final configurar eficientemente os efeitos que necessita.
Foi incorporado o PowerDevil, de forma a gerir e tirar melhor partido da energia. O Ark permite a extracção e criação de arquivos e foram também incorporadas novas ferramentas de gestão de impressoras, que permitirão para além de gerir as impressoras, gerir os documentos em processo de impressão.
O KDE 4.2 está agora disponível também em mais línguas, incluindo Árabe, Hebreu, Romeno, Islandês, Basco (?), Tajik e várias línguas Indicas.
O gestor de ficheiros Dolphin está mais rápido e eficiente, tendo novas funcionalidades como tooltips com pré-visualização,
O Kmail foi também melhorado, em parte por um aluno do Google Summer of Code, tendo melhorias no suporte ao IMAP e outros protocolos, o que o tornam agora muito mais rápido.
Para finalizar, o browser Konqueror tem agora um melhor suporte para gráficos em vector e mostra os bookmarks na homepage.
Para mais informações, ver a página do anúncio do KDE 4.2. Agradecimentos ao Nuno Pinheiro pela revisão ao texto.
Até agora sempre utilizei a itnerface gnome, porque nunca gostei de KDE. Mas pelo que vi dos vídeos do KDE 4.2 está muito bom, toda a interface em si está melhor trabalhada, mais bonita, acho que evoluiram bastante e estive a ver informações mais detalhadas sobre esta versão e acho que fizeram um bom trabalho. Vou fazer uns testes com ela a ver se me mudo para KDE ou me mantenho em gnome.
Ultimo post no blog do João Pedro Pereira: Concurso de Projectos de Programação P@P
Eu ainda vou instalar o KDE (sem deixar o meu querido Gnome :)) para experimentar, já desde o 4.1 que ando com ideas de o utilizar, mas na altura tinha uns bugs incomodativos.
Estou impressionado com o KDE, se tudo estiver a funcionar sem bugs talvez até troque o meu Gnome (e vai daí talvez não…)
Olha não gostei daquele ponto de interrogação a seguir ao Basco! Na verdade correcto seria Euskera Batúa (Euskera ou Euskara unificado), mas será que isso interessa?
Para os curiosos:
http://www.euskara.euskadi.net/r59-734/es/
Descarga de software en euskera:
http://www.euskara.euskadi.net/r59-20660/es/contenidos/informacion/euskarazko_softwarea/es_9568/aurkib.html
Algumas curiosidades (Atenção NSFW!!!):
http://www.ginatonic.net/hablo-de/diccionario/