Muito em breve, processadores Atom mais rápidos

Faster AtomOlá a todos, este é o meu primeiro post que escrevo como um membro pertencente à equipa WebTuga (colaborador). Espero trazer-vos , regularmente, notícias fresquinhas do mundo da tecnologia e das áreas associadas a ela!

Julgo que todos nós já andamos um pouco “fartos” dos netbooks ou mesmo dos computadores “all-in-one” que têm saído até agora, pois as características não têm mudado muito desde o aparecimento desta linha de portáteis.

Apesar de haver pequenas alterações de modelo a modelo, a velocidade do processador (Atom) era quase sempre a mesma…

Felizmente isto irá mudar, pois a Intel irá introduzir um novo processador (Atom N470) que irá funcionar a 1.83GHz, mais rápido que os actuais processadores Atom N270 que funcionam a 1.6GHz.

Não foram ainda divulgadas informações sobre a data de lançamento deste processador. Contudo, é de esperar que sejam lançados para o mercado computadores mais rápidos (que utilizam actualmente processadores Atom), já no início do próximo ano! Isto porque o processador Atom N450, que funciona a 1.66GHz, irá ser lançado no 1º trimestre de 2010.

Alojamento Web

Habari – plataforma opensource de blogging

Habari Project

Habari é uma plataforma de blogging modular com suporte para vários tipos de base de dados, incluindo MySql, SQLite e PostgreSQL.

Permite utilizar vários serviços de armazenamento de ficheiros multimédia como o Flickr e o Viddler, tem suporte para o Atom Publishing Protocol, permite criar vários utilizadores e vários sites com uma única instalação, suporte para páginas e tem scripts para importar o conteúdo de outras plataformas de blogging como por exemplo o WordPress ou o Serendipity.

Existem ainda vários plugins e themes para a plataforma, que lhe permitiram assim expandir as funcionalidades da plataforma, integrando o blog com o twitter, flickr, feedburner, sistema anti-spam Defensio e muito mais.

Esta plataforma é opensource e está disponível em HabariProject.org, licenciada sob a licença Apache.

Alojamento Web

Asus Eee Keyboard

A Asus vai lançar em Maio ou Junho o seu novo teclado Eee Keyboard, um dos melhores teclado que já vi até hoje.

E se vos digo que é um dos melhores teclados que já até hoje, é porque deixa qualquer Apple Keyboard de lado. O Asus Eee Keyboard integra um computador com Wifi, colunas, microfone, ecrâ de 5″ com touchscreen, processador Atom com 1,6 Ghz de capacidade de processamento, 1GB de memória RAM, disco SSD de 16 ou 32GB e ainda Bluetooth.

Para além disso, o Asus Eee Keyboard tem ainda 2 portas USB, ligação HDMI sem fios, Placa de vídeo aceleradora e ainda entrada e saída para áudio.

Se qualquer pessoa fica de boca aberta com o Eee Keyboard, o preço também o deixará de boca aberta, pois a versão com cabos tem um custo de 400 dólares e a versão sem fios tem um preço de 600 dólares.

Alojamento Web

Motivos da Compra da PA Semi

 

Numa entrevista ao NY Times, Steve Jobs revelou finalmente o porquê da compra da PA Semi.

Os SoC (System on Chip – Sistema num Chip) utilizados pela Apple desde o mais pequeno iPod Shuffle ao topo de gama iPhone foram até hoje fornecidos pela Samsung. Por outro lado, diz-se que o Atom da Intel será o CPU que dará vida ao tão rumorado Mac Tablet.

No entanto, e infelizmente para estes dois pesos pesados, Steve Jobs informou que a compra da PA Semi será para criar os SoC para os iPhones e iPods, excluindo assim a Samsung do fabrico deles.

A incerteza inicial, e que levou muitos a pensar que a Apple apenas comprou a empresa pelo seu know-how e não para fazer produtos, deveu-se ao facto da PA Semi ser conhecida pelos seus chips baseados na tecnologia Power da IBM, plataforma que a Apple abandonou em 2006.

Jobs explicou que a Apple comprou a PA Semi precisamente pelo seu conhecimento, para conseguir fazer o que precisar de fazer nos SoC dos seus aparelhos. Steve Jobs explica ainda que a Apple já participava no design dos chips que usava.

Esta compra permite à Apple diferenciar-se da sua concorrência e melhor proteger a sua propriedade intelectual. Para a Samsung e Intel também há boas notícias, uma vez que a PA Semi não tem fábricas e a Apple precisa de quem fabrique os chips.

 

Alojamento Web

Apple em negociações por empresa de microprocessadores

Já se perguntaram o que é que a Apple poderia fazer com os biliões que tem em caixa? Pois, 278 milhões de dólares já parecem ter como destino a compra da P.A. Semi, uma empresa de microprocessadores fundada por Dan Dobberpuhl, designer chefe dos processadores Alpha e StrongArm da DEC e responsável pela introdução de processadores de 64-bit, dual-core, a funcionar a 2GHz, que, em Fevereiro de 2007 era 300% mais eficiente que qualquer processador que funcionasse na gama dos 5 aos 13 watts.

A Forbes especula que a Apple irá desenvolver os seus próprios processadores ARM, diferenciando-se da competição. Alguns analistas especulavam que a Apple iria desenvolver os seus futuros iPhones e iPods utilizando a plataforma Intel, especialmente com a gama Atom que a Intel lançou recentemente, mas com esta notícia, parece que a Apple não tenciona “tornar-se toda Intel-based”.

Alojamento Web

YeahReader: o melhor amigo do blogger

Qual a prática habitual de quem tem um blog? Ler outros blogs e publicar posts no seu blog. Para isso, qualquer blogger costuma utilizar uma aplicação ou serviço para ler as suas subscrições, e uma aplicação ou serviço para publicar os posts.

YeahReader é um programa para Windows que combina as subscrições e a publicação de posts num só local. O utilizador pode ler as feeds em RSS, RDF e Atom, é notificado da chegada de novos itens e pode configurar a frequência de actualização.

Enquanto lê as feeds, o utilizador pode publicar posts no seu blog. Os tipos de blog suportados são o LiveJournal, WordPress.com, Blogger.com, WordPress alojado pelo utilizador ou qualquer sistema de blog que suporte a MetaWeblog API.

A junção desta duas funcionalidades, leitor de feeds e cliente de blogging, fazem do YeahReader o melhor amigo de qualquer blogger hardcore – e mesmo dos copinhos de leite.

YeahReader, via appscout.com

Alojamento Web

MSI lançou rival do Eee PC na Cebit

msi windDurante o Cebit, a Micro-Star International (MSI) apresentou o seu portátil de baixo custo, o MSI Wind – um sério rival do Asus Eee PC.

O MSI Wind terá um ecrã de 10.1 polegadas; um processador Intel Centrino Atom, com a velocidade a variar entre 1GHz e 1.6GHz, dependendo do modelo; uma drive SSD para armazenamento de dados; e 1GB de Ram DDR2.

A escolha do sistema operativo recaiu, não sobre um, mas sobre dois SOs: Windows e GNU/Linux (a versão do Windows e a distribuição escolhida ainda não foram reveladas).

via ptnik.blogspot.com, eeepc.net e tcmagazine.com

Alojamento Web

Últimos emails do Gmail através de uma subscrição ATOM

É possível saber quais os emails novos na vossa conta de email do Gmail através do formato de subscrição ATOM. Para terem acesso a ela, têm que estar ligados na vossa conta do Gmail.

O endereço de acesso é https://mail.google.com/mail/feed/atom/unread/

Convém que tenham algum cuidado em relação ao local onde utilizam esta funcionalidade, não vá alguém aceder a ela sem autorização.

Se utilizarem o Firefox e quiserem ser notificados de novos emails através desta funcionalidade, adicionem a feed à Barra de Marcadores do browser. Caso desejem um intervalo de tempo curto entre actualizações, acedam à configuração do Firefox através do enredeço about:config, procurem a chave browser.bookmarks.livemark_refresh_seconds (criem-na caso ela não exista) e alterem o valor para o intervalo de tempo, em segundos, que desejarem.

via Lifehacker.com

Alojamento Web

Windows Vista: última beta do SP1 era a versão final

Mary Jo Foley, da ZDNet, afirmou ontem que a última versão de teste do Service Pack 1 para o Windows Vista, lançado no final de Janeiro, é afinal a versão final. De acordo com ela, a única alteração que houve foi do número de versão.

Os utilizadores que não tiveram acesso à beta – que afinal é a versão final – terão que esperar até Março para a instalar, ou então dar uma vista de olhos nalguns trackers, pois correm uns rumores que a tal beta/final já por lá circula.

De acordo com um dos comentários no site geeksanatomy.com, o Vista SP1 virá com o DirectX 10.1 e algo chamado "new genuine protection" (pelo nome, parece ser mais algum sistema que vai restringir ainda mais os utilizadores).

Alojamento Web

Six Apart torna o Movable Type open source

A Six Apart, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma de gestão de conteúdos Movable Type, decidiu tornar o projecto open source.

A empresa defende que só tem a ganhar ao tornar a plataforma open source, pois acredita que isto será um incentivo para os programadores e designers, que criarão novos mods e templates, tornando o sistema mais rico a nível de tecnologias e mais personalizável.

A plataforma actualmente está optimizada para blogging, tendo no seu núcleo o sistema de TrackBack, Atom e OpenID.

Numa época em que quase todos os blogs correm a plataforma WordPress, será que o Movable Type vai ganhar força com esta iniciativa?

Agora falta colocar a plataforma 100% PHP e eliminar a necessidade do uso de Perl.