Numa entrevista ao NY Times, Steve Jobs revelou finalmente o porquê da compra da PA Semi.
Os SoC (System on Chip – Sistema num Chip) utilizados pela Apple desde o mais pequeno iPod Shuffle ao topo de gama iPhone foram até hoje fornecidos pela Samsung. Por outro lado, diz-se que o Atom da Intel será o CPU que dará vida ao tão rumorado Mac Tablet.
No entanto, e infelizmente para estes dois pesos pesados, Steve Jobs informou que a compra da PA Semi será para criar os SoC para os iPhones e iPods, excluindo assim a Samsung do fabrico deles.
A incerteza inicial, e que levou muitos a pensar que a Apple apenas comprou a empresa pelo seu know-how e não para fazer produtos, deveu-se ao facto da PA Semi ser conhecida pelos seus chips baseados na tecnologia Power da IBM, plataforma que a Apple abandonou em 2006.
Jobs explicou que a Apple comprou a PA Semi precisamente pelo seu conhecimento, para conseguir fazer o que precisar de fazer nos SoC dos seus aparelhos. Steve Jobs explica ainda que a Apple já participava no design dos chips que usava.
Esta compra permite à Apple diferenciar-se da sua concorrência e melhor proteger a sua propriedade intelectual. Para a Samsung e Intel também há boas notícias, uma vez que a PA Semi não tem fábricas e a Apple precisa de quem fabrique os chips.