Apresentando me…. Sou Everton Cesario

Novo ajudante para a equipa do Webtuga.

Olá, e com muito prazer que venho anunciar a minha inclusão na equipa do Webtuga, e assim escrever sobre Windows, Telemóveis, e Portáteis.

Sou Brasileiro, tenho 16 anos, porém estou a  1 ano na blogosfera, sou Webdesigner, escrevo em meu Blog  o Ultimate Live, que fez um ano recentemente.

Farei o possível para estar a postar noticias de qualidade e assim informar a vocês leitores.

Peço que não estranhem  meu modo de escrita, por ser brasileiro irei me aprimorar com o tempo a linguagem de Portugal e assim estar a me proporcionar o melhor a vocês.

As minhas  Boas Vindas e Agradeço ao Cenourinha por estar me concedendo este espaço.

Alojamento Web

Jornal O Publico inclui trackbacks dos blogues

O jornal O Público anunciou que vai passar a mostrar, no seu site, as reacções (trackbacks) da blogosfera às suas notícias, na zona abaixo da imagem de cada artigo.

Nesta zona, aparecerão as ligações para os blogues que comentaram a notícia em causa.

Para mostrar as reacções aos artigos publicados, o O Público utiliza o Twingly – uma ferramenta, diz o jornal, já utilizada por diversos jornais europeus.

Alojamento Web

Melhor Blog Português 2007

O Rui Costa, autor do blog 2,0 Webmania, decidiu criar o concurso Melhor Blogue Português 2007 (MBP07). Este concurso elegerá aqueles que são, para os utilizadores, os melhor blogs nacionais.

Na primeira fase do MBP, os utilizadores poderão sugerir os blogs portugueses que consideram ser os melhores, dentro das várias categorias disponíveis, deste a Arte à Informática. Para além de nomear blogs, os utilizadores poderão escolher quais os melhores serviços e software para criar um blog, o melhor agregador e ainda classificar a web nacional. A segunda fase do concurso destina-se à análise, por parte do júri do concurso, das submissões.

As nomeações podem ser feitas até ao dia 30 de Novembro. A análise e votação do júri decorrerá entre os dias 4 e 14 de Dezembro e a apresentação dos vencedores acontecerá no dia seguinte ao final da votação: 15 de Dezembro.

O júri do concurso é composto por, nada mais nada menos que 10 pesos pesados da blogosfera portuguesa. Cada voto de um membro do júri contará 1/13 do total e as submissões 3/13.

Não se esqueçam, antes de sugerirem os vossos blogs favoritos, leiam atentamente o regulamento.

O concurso Melhor Blog Português conta com o apoio da QuestionForm, Kazulo, Visual-Fusion e Web 2.0 Themes.

O Webtuga deseja boa sorte aos organizadores do concurso e a todos os blogs portugueses.

Alojamento Web

Revista Linux, quarta edição

A quarta edição da Revista Linux está disponível e, como sempre, com artigos interessantes.

Nesta edição, pode ler artigos sobre criptografia, desenvolvimento de controladores de vídeo para o Kernel, software que pode usar no terminal (para aqueles dias sem o interface gráfico) e ADSL. Irá aprender como jogar Counter-Strike em GNU/Linux, o significado de Open Source e virtualização, conhecer a terminologia usada na blogosfera, ler uma entrevista com Vasco Costa –  um dos administradores do jogo Freeciv -, aprender a escolher uma distribuição de GNU/Linux e tomar conhecimento de alguns jogos para o sistema livre mais famoso da actualidade.

A Revista Linux conta ainda com mais artigos interessantes, mas terão que a ler para os ficar a conhecer.

Download da edição quatro da Revista Linux

Alojamento Web

Estação televisiva apaga conteúdos da Wikipedia

Duas estações televisivas de Espanha fizeram uma reportagem sobre a Wikipedia.

Nessa reportagem o jornalista demonstrou a facilidade com que se pode editar os artigos listados na base de dados da Wikipedia, no entanto a coisa muda de figura quando esse mesmo jornalista começa a colocar dados falsos no arquivo do site.

Neste caso, o jornalista altera a data de falecimento do músico Elvis.

A blogosfera espanhola está revoltada com o sucedido. Alguns bloggers chegam mesmo à ironia, ‘perguntando’ no seu blog quando é que a Antena 3, estação televisiva onde passou a reportagem, faz uma reportagem de como assaltar um banco,

Alojamento Web

Meme – Partilhar o Conhecimento ( em Português de Portugal )

Imagem alojada pelo webtuga
Nos últimos dias a blogosfera foi invadida novamente pelos chamados Memes…

O que são Memes? Bem, Memes são um género de mensagens correntes, mas entre blogs, onde cada blog convida outro para falar sobre determinado assunto e/ou partilhar alguma opinião ou preferência.

Desta vez fui convidado pelo Hebert para participar num meme que tem o nome de "Compartilhando conhecimento" e que consiste em partilhar os três blogs que eu não perdia por nada deste mundo em formato OPML.

Mas o que é OPML afinal?
OPML é um ficheiro em xml, do género de RSS feed XML, mas que em vez de agregar apenas uma fonte de noticias, agrega vários RSS dentro de um único OPML.

Deixo-vos aqui o OPML, mas vou também deixar uma pequena dica do porquê não passar sem estes blogs.

Bla… Bla… Bla…
Acompanho este blog devido à sua pitada de humor e às criticas que são feitas a Portugal, aos Portugueses a ao Governo Português. Aconselho a visitarem…

Bitelia
É um blog espanhol sobre tecnologia, onde a informação não é enviada em massa como acontece geralmente nos blogs do género.

Blog Ajuda
Agrego este blog, pois temos sempre alguma coisa mais a aprender com o cms WordPress que sustenta milhões de bloggers viciados.

E pronto, já cumpri com a minha parte, agora gostaria de convidar o Mario Gamito do PlanetGeek e o Bruno Miguel no seu blog para prosseguirem com o meme.

Alojamento Web

A web 2,0, as comunidades online e a blogosfera

comunidade

Um dos pressupostos da web 2,0 é o lado social/comunitário, muitas vezes esquecido em detrimento da tecnologia AJAX. Um excelente exemplo disso é a Wikipédia, que disponibiliza conhecimento criado pelos utilizadores do serviço; todos são livres de aceder, usar e alterar esse conhecimento sem ter que pagar um tostão. O Facebook é outro exemplo que, apesar de ser uma rede social, tem um lado comunitário presente. Apesar dos dois exemplos mencionados serem gratuitos, a web 2,0 não tem obrigatoriamente que o ser.

As comunidades online já existem à muito mas, para mim, o grande boom aconteceu aquando do aparecimento da web 2,0. Agora já não são só os fóruns e dois ou três cms que são usados para criar uma comunidade; um blog consegue fazer isso – veja-se o exemplo do webtuga.com.

O conceito comunidade compreende partilha, gratuita ou paga. Essa partilha pode ser apenas uns megas para alojar fotos, como pode ser conhecimento e informação. Mas, na blogosfera, o conceito comunidade quase não existe. A realidade é esta, e isso vê-se na quantidade de artigos plagiados. Há um mês, mais coisa menos coisa, li um artigo que falava precisamente sobre isso, embora os números apresentados me parecessem um pouco exagerados (2% de artigos originais e 98% de artigos copiados). Nunca fiz um apanhado geral, mas tenho para mim que os números andarão na casa dos 10% – 90%.

Se calhar os números apresentados nesse artigo até estão mais próximos da realidade que os meus, mas uma coisa é certa: o que não faltam são artigos/posts copiados na integra. Eu costumo ver algumas destas cópias em blogs conhecidos. Costumo ver, também, traduções integrais de artigos de, na maioria, blogs/sites americanos. Esta tendência é preocupante porque mostra a falta de respeito pelo trabalho dos outros.

Mas, pior ainda, é ver blogs conhecidos de todos (ou quase todos), com artigos baseados no texto de alguém e não fazerem referência às fontes, tentando assim passar por geradores de conteúdos. Para mim, é pior que plagiar.

Na grande maioria dos meus posts, salvo quando são textos pensados por mim (como este) ou quando vou buscar informação ao site oficial do projecto em causa (mas, mesmo aí, meto, pelo menos, uma link para o site), meto a(s) fonte(s). É uma forma de partilhar algo mais com os leitores, de dar o devido crédito ao autor e de respeitar o seu trabalho.

Na blogosfera, o conceito comunidade é quase inexistente e a falta de respeito pelo trabalho alheio é enorme. Todos querem atrair visitas e não olham a meios para isso (nem que tenham que escrever em inglês, só para fazer de conta que já têm projecção internacional; mas cada caso é um caso e nalguns o inglês aplica-se).

Felizmente o boom dos blogs já acabou e o número de blogs inactivos está a aumentar a olhos vistos. Valha-nos, ao menos, isso!

Alojamento Web

Intel acusada de racismo em anúncio, já pediu desculpa

Têm sido uns dias em brasa para a Intel. Em causa está este anúncio da empresa.

Neste anúncio, 6 atletas negros estão numa posição subserviente em relação a um homem branco – que exibe uma posição de comando em relação a estes -, com o seguinte slogan: "Multiply computer performance and maximise the power of your employees."

Como já seria de esperar, este anúncio agitou a blogosfera de tal forma que a Intel acabou por escrever um pedido de desculpas no seu site. A empresa explica que o anúncio apenas queria mostrar, através de metáforas, a performance dos processadores Core 2 Duo.

We made a bad mistake. I know why and how, but that simply doesn’t make it better. The intent behind our ad campaign "Multiply Computing Performance and Maximize the Power of Your Employees" was to convey the performance capabilities of our processors through a number of visual metaphors. Unfortunately, while we have used a visual of sprinters in the past appropriately, this ad of using African-American sprinters did not deliver our intended message and in fact proved to be culturally insensitive and insulting. Upon recognizing this, I directed that the creative be destroyed and this be immediately pulled from hundreds of planned or potential publications worldwide. I am aware of four remaining instances which were in flight, but we believe they have been intercepted and destroyed; we were not able to intercept two instances that had already shipped or are in transit. In addition, we continue to search for any remaining placements that may still exist that we are unaware of. We are sincerely sorry and have identified specific steps covering heightened cultural sensitivity, our review and approval process, and just using more common sense to ensure that this does not happen again. —Don MacDonald, vice president of sales and marketing and director of global marketing

{Fonte: Times Online}

Alojamento Web

TubarãoEsquilo

A blogosfera portuguesa está mais quente que magma; e tudo isto por culpa do TubarãoEsquilo. Isto é que é publicidade…

O TubarãoEsquilo afirma ser a primeira rede editorial de blogues em Portugal. Eu recordo-me de existir uma antes, o webtuga; mas o mais certo é ter imaginado. Continuando…

Este projecto é o assunto do dia e há opiniões para todos os gostos. Vários bloggers fazem vénia, outros voodoo.

Parece que ninguém chega a acordo sobre o que é o TubarãoEsquilo. Uns defendem que é apenas mais um planeta (aggregator), outros que é uma verdadeira rede de blogs.

E vocês, como classificam o TubarãoEsquilo? Está aberto o debate (vale tudo menos beijos e abraços)!

Alojamento Web

Featured Feed Netvibes Portugueses…

Netvibes Featured FeedsO site Netvibes adicionou mais uma funcionalidade ao seu serviço: as "Featured Feeds" ou "Subscrições em Destaque" em português. Este site, que permite aos utilizadores a criação de uma área pessoal onde se podem adicionar notícias, notas e uma imensidão de outras widgets, tem agora um novo módulo com as feeds de destaque de cada país. Os sites portugueses das "Featured Feeds" são os blogs 4Discovery, Lâmpada Azul, O Engenheiro, Peopleware, Wisepass, You’ve Got a Mail e o site do jornal O Público. Mas para quem não conhece o Netvibes, aqui fica a definição da Wikipédia: "Netvibes é um desktop online baseado na tecnologia AJAX e é um exemplo da chamada Web 2.0. Graças a sua tecnologia permite um alto nível de personalização, uma vez que nele é possível alterar o título da página, adicionar, mover, remover conteúdos dos mais variados etc. Entre os similares, estão o PageFlakes, o Goowy, o Live.com, da Microsoft, e os desktops do Yahoo e do Google." Os blogs da "Featured Feeds" são-me familiares, e é deles que vou falar a seguir. 4Discovery Este blog, alojado no serviço gratuito do WordPress.com, tem uma boa organização e aborda vários assuntos. Todas as notícias são actualizadas diariamente e tem alguma interacção com os seus utilizadores. Visito diariamente e tenho o gosto de o ter como parceiro do WebTuga. Lâmpada Azul Este é o blog pessoal de João Craveiro, um geek português, onde podemos saber um pouco mais das suas aventuras. Ele é programador, fã de Linux e merece os parabéns pelo trabalho demonstrado. Visitei este blog apenas algumas vezes, mas nunca fiquei sem comentar. Os três sites seguintes pertencem ao Publico.pt que. sendo um jornal, não valorizo muito pois o seu esforço é pago e não feito por amor à informação. O Engenheiro Não tenho a certeza, mas penso que é o blog pessoal de Nuno Almeida. Com conteúdo com uma boa carga de humor e crítica, é uma paragem que recomendo para que gosta de rir e esquecer o stress do dia-a-dia. Peopleware Este já devem conhecer. É um blog sobre tecnologia actualizado diariamente e com bastante aderência por parte da blogosfera portuguesa. Tem bons artigos, que primam pela originalidade e pela "pitada" de humor que cada um contém. Acho difícil fazer melhor. Os meus parabéns à equipa. WisePass Ainda estou para saber porque é que este blog aparece nas "Featured Feeds" portuguesas. Os conteúdos não estão escritos em português, e a única referência a Portugal é uma notícia sobre a ilha da Madeira. Talvez tenha sido engano da equipa do Netvibes. You’ve Got a Mail Um blog pessoal no mínimo… interessante. Se não acredita, visite-o. Tenho pena que não apareçam feeds de outros blogs conhecidos, como Zone41, o blog do Rui Moura e ainda o da Isa, mas pode ser que para a próxima apareçam…