Gizmodo Brasil

O Gizmodo Brasil está finalmente no ar.

Depois de tantos rumores acerca de uma versão pt-BR do grande site Gizmodo, finalmente o site está no ar.

No entanto este deixa um pouco a desejar, pois pelo que me apercebi trata-se apenas de uma tradução dos artigos do site internacional para a língua Portuguesa.

Gostaria de ver alguns artigos próprios dos bloggers brasileiros, pois esse facto só iria enriquecer e muito o Gizmodo Brasil.

Fica a referência de um dos melhores sites acerca de tecnologia a nível internacional.

Alojamento Web

WordPress.com será bloqueado no Brasil

Wordpress bloqueado no brasil

A Justiça Brasileira ordenou a Associação de Provedores de Internet do Brasil a bloquear o acesso a um blog alojado no serviço gratuito do WordPress.

No entanto, de forma a bloquearem o acesso a esse blog, as provedoras do serviço afirmam que todos os outros blogs localizados no WordPress.com ficarão inacessíveis.

A comunidade blogueira do Brasil está indignada, visto que as estatísticas afirmam que existem 1 Milhão de blogs brasileiros alojados no WordPress.com .

De forma a protestar contra esta decisão, foi já criado um blog no WordPress.com com o nome de "Não ao Bloqueio do WordPress".

Alojamento Web

Microsoft consegue aprovação da ISO para o formato MSOOXML

A Microsoft, ao fim de vários meses, conseguiu a aprovação da ISO para o seu formato MSOOXML. Mas este processo fica marcado por várias alegadas irregularidades e já valeu a investigação da União Europeia a alguns dos comités.

Mas isto não fica por aqui. De acordo com algumas pessoas que fizeram parte de alguns dos comités, o formato tem demasiados erros, como o mau cálculo de datas e simples operações matemáticas. E o formato, de acordo com o Software Freedom Law Center, não é compatível com a GPL e nem dá garantias de protecção de processos judiciais a quem o implemente ou utilize.

Ainda assim, a Microsoft conseguiu aprovar o seu formato – algo que, na minha opinião, é estranho (no mínimo). Mas a aprovação ainda não tem efeitos imediatos, porque haverá um período de dois meses para serem apresentados recursos da decisão da ISO.

Se quiserem saber mais sobre o caricato processo de aprovação do MSOOXML como norma ISO, visitem os sites Software Livre no Sapo, Groklaw.net, o blog pessoal do delegado brasileiro Jomar Silva e ainda o NoOOXML.org.

Alojamento Web

TwitterFox – Tweets a partir do Firefox

O cada vez mais popular Twitter pode ser acedido e utilizado de uma miríade de formas. Podem ser enviadas mensagens a partir da linha de comandos, de uma quantidade bastante grande de aplicações para o desktop, de redes de chat, de vários websites (netvibes é um exemplo) e até do browser.

Um browser com várias ferramentas que permitem aceder ao Twitter, sem ter que visitar o Twitter.com ou um site que interaja com este serviço, é o Firefox. Existem várias extensões para o integrar com este serviço de microblogging. Uma delas é a TwitterFox, uma pequena extensão que adiciona um ícone à barra de estado deste browser e notifica – pode utilizar um aviso sonoro – o utilizador das novas mensagens dos seus contactos.

Esta extensão faz mais que notificar; ela também permite enviar tweets. É compatível a última beta do Firefox 3.0 e vem em vários idiomas – infelizmente, o português, seja europeu ou brasileiro, não é um deles.

TwitterFox, via geekbargainbins.com

Alojamento Web

Firefox 3.0 beta4

A mais recente – e possivelmente penúltima – beta do Firefox 3.0 foi lançada pela Mozilla, para os três sistemas operativos mais populares (GNU/Linux, Mac OS X e Windows) e em diversos idiomas.

Se já utilizaram uma das betas anteriores, não vão notar grandes novidades ao nível do interface. Mas lá dentro, nas entranhas do bicho, existem várias novidades. Uma delas, talvez até a maior, é o uso do Profile Guided Optimization (PGO), que permite ao browser ter uma maior performance, principalmente em sites que utilizam Javascript – se acederam ao Gmail com uma das betas anteriores do Firefox, sabem bem do que estou a falar.

Outra novidade é a aparição do Places – Biblioteca, na versão portuguesa. Este é o novo local de organização dos favoritos e de acesso ao histórico. Na Biblioteca, o utilizador pode adicionar tags aos favoritos, pesquisar no histórico e nos favoritos, criar pesquisas inteligentes que se actualizam conforme vão ocorrendo alterações e realizar cópias de segurança.

A quarta beta do Firefox 3.0 tem ainda mais novidades, como a melhor integração do tema com o Windows XP e Vista. Para saberem quais são, nada melhor que experimentarem. Algumas extensões poderão não funcionar, mas basta seguir esta nossa dica e boa parte delas funcionará sem grandes problemas.

Download


Esta pequena caixa de selecção foi adaptada do site Cybernetnews.com.

Alojamento Web

Rede social Sonico vai lançar versão em português

As redes sociais, com muita pena minha, estão em claro crescente. Uma delas, a Sonico, bastante popular em Espanha e em vários países da América latina, vai lançar uma versão do serviço para utilizadores portugueses e brasileiros.

Actualmente, a Sonico conta com mais de 8 milhões de utilizadores registados. Com a adição do idioma português, contam arrecadar mais 7 milhões de utilizadores portugueses e 40 milhões de utilizadores brasileiros.

Esta será mais uma a juntar às muitas redes sociais disponíveis em português. Quando é que isto vai parar? É que já enjoa tanta porcaria de rede social.

Sonico, via Techtear.com

Alojamento Web

Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos

Nestes últimos dias têm circulado uns rumores sobre o Ubuntu 7.10 ter um bug que faz com que os discos fiquem danificados em pouco tempo. Mas, afinal, isso não é bem assim. De facto o Ubuntu vem com uma determinada configuração para a gestão de energia, mas está apenas a seguir as recomendações dos fabricantes. Se essas recomendações não são as melhores, é porque os fabricantes não disponibilizam melhores recomendações.

Para verificarem se a vossa distribuição está a usar as recomendações dos fabricantes, visitem o post que o brasileiro Alex França escreveu sobre esta situação e sobre formas de a detectar e corrigir.

Como vêm, o GNU/Linux segue as recomendações dos fabricantes, para que possa tirar o melhor partido do hardware. Infelizmente, os fabricantes de hardware nem sempre fornecem as melhores recomendações ou especificações. Mas isso é uma falha deles!

{Aumentando a vida útil dos HDs}

Alojamento Web

Fluxbox 1.0

Ao fim de quatro anos e meio, foi finalmente lançada uma versão estável do gestor de janelas Fluxbox! Esta release marca a introdução de novos temas e de um novo tema por omissão, actualizações de várias traduções (entre elas o português e o português brasileiro) e adição do utilitário fluxbox-remote (permite aceder aos comandos do Fluxbox através de scripts).

Estava a ver que nunca mais chegava uma nova versão estável deste excelente gestor de janelas. Agora só falta chegar aos repositórios do Debian Lenny, para eu poder desfrutar das novidades.

Download da source