Berilium – Um motor de busca de downloads directos

BeriliumO Berilium é um motor de busca criado com recurso ao Google Custom Search Engine que permite pesquisar downloads directos alojados em sites como o Rapidshare, MegaUpload, MegaRotic, GigaSize, MegaShares, FileFactory, Badongo, SendSpace, YouSendIt, FileFront entre outros e ainda pesquisar ficheiros por extensão e vídeos alojados no Google Video, YouTube, MetaCafe, Break.com, entre outros.

Para além disso é possível pesquisar “sexo del bueno” ( not ).

O que mais me chamou à atenção foi a mascote do site, bastante engraçada.

Alojamento Web

CDs gratuitos de Sistemas Operativos OpenSource

CDs Gratuitos

Apesar de muitas pessoas ainda não terem conhecimento, existem vários sistemas operativos gratuitos e open-source que poderão usar sem ter que gastar dinheiro para usufruir dos serviços do mesmo.

No entanto, hoje em dia não é apenas o código destes sistemas operativos que é gratuito, mas inclusive são distribuídos CDs gratuitos com o sistema operativo.

As empresas responsáveis pelos sistemas operativos, vêem assim uma maneira de promover o software livre e de convencer as pessoas a testarem uma alternativa.

Para aqueles que estejam interessados a testar uma alternativa ao sistema operativo que usam, o WebTuga deixa aqui alguns sistemas operativos que pode receber gratuitamente em casa, preenchendo apenas um simples formulário.

Ubuntu ( Canonical )
edubuntu ( Canonical )
kubuntu ( Canonical )
OpenSolaris ( Sun )
Unbreakable Linux ( Oracle )

Preencha os formulários, espere umas semanas e terá em sua casa os CDs com os respectivos Sistemas Operativos.

Alojamento Web

Digam sim à vossa privacidade

Gostavam que o vosso ISP monitorizasse todo e qualquer download que efectuam? Eu não! Mas é isso que a Europa se prepara para instaurar, devido ao lobbying da indústria musical.

Eu não tenho nada a esconder, mas se há coisa de que não abdico é da minha privacidade, que por acaso é algo a que tenho direito.

Esta possível medida é completamente ridícula e vai fazer com que o justo pague pelo pecador. Todos nós sabemos que existem milhares de computadores que fazem parte de uma ou mais botnets. E também sabemos que não é difícil utilizar essas mesmas botnets para fazer downloads, deixando o inocente utilizador infectado a pagar por isso.

Mostrem o vosso descontentamento para com esta medida de uma forma educada e civilizada, enviando um email a Vasco Graça Moura,o nosso representante no Comité Europeu da Cultura e Educação: vasco.gracamoura@europarl.europa.eu

Mais informações sobre este assunto no site da Electronic Frontier Foundation.

via ptnik.blospot.com

Alojamento Web

Google Reader já não é beta

O Google anunciou, no dia 17 do corrente mês, que o seu leitor de feeds – Google Reader – já não é um produto em beta.

Este anúncio, escrito de uma forma algo estranha, surge após a implementação de novas funcionalidades, entre elas a pesquisa e o novo conjunto de linguagens suportadas.

Agora que o Google Reader é um produto “final”, será que vai ser incluído no pacote de aplicações “web office” do Google?

Alojamento Web

BarCamp Portugal 2007

BarCamp Portugal

Ontem (Sábado) e hoje realiza-se a segunda edição da BarCamp Portugal 2007 em Coimbra.

Este evento tecnológico, organizado pela equipa criadora do WeBreakStuff e patrocinado pela Delta, pela WaveWeb e pela Safira.

Neste evento são apresentados vários projectos desenvolvidos por individuais e empresas portuguesas e também são apresentados alguns workshops.

Por exemplo, Fred Oliveira da equipa do WeBreakStuff vai ou já apresentou, uma workshop sobre as tecnologias OpenID e Microformats em conjunto.

Apesar de a população participante ser na sua maioria bloggers, este evento é direccionado a qualquer pessoa, pois os seus conteúdos contêm dicas de como levar empresas a ter sucesso, etc…

Poderá ver mais informações sobre este evento na wiki oficial.

http://barcamp.org/BarCampPortugal2007

Alojamento Web

Stallman em Portugal

A Sapo e a ANSOL (Associação Nacional para o Software Livre) estão a organizar um seminário sobre a licença GPL3, que se vai realizar no dia 24 de Maio, pelas 14h, no Auditório 2 do Fórum Picoas.

Este evento vai contar com a presença de Richard Stallman, o criador da Free Software Foundation, e Claran O’Riordan, o representante da Free Software Foundation em Bruxelas. Richard Stallman e Claran O’Riordan vão falar sobre as alterações e os motivos que estão a levar à alteração da licença GPL, e ainda de todos os processos legais, sociais, etc.., em torno desta revisão.

Programa do evento:
14:00 – Recepção e Registo
14:30 – Sessão de abertura
15:00 – Richard Stallman fala sobre as alterações na GNU GPL 3
16:30 – Coffee-break
17:00 – Ciaran O’Riordan fala sobre o processo de revisão
18:00 – Sessão de Encerramento

Fonte: Software Livre no Sapo

Alojamento Web

Apollo – Da web para o desktop

É nesta direcção que a Adobe está a seguir, depois da compra da macromedia e dos rumores de um photoshop online, surge "agora" a Appolo, uma aplicação que está a ser construída a já algum tempo e que recentemente foi lançada uma versão alpha de maneira a que os interessados possam começar a trabalhar nela.

A Apollo é uma aplicação gratuita que permite transferir facilmente aplicações web para o seu desktop, digo facilmente porque a linguagem que a Apollo utiliza é a mesma que é utilizada nas aplicações web – flash, html, css, flex, ajax, etc…

Existem já inúmeras empresas a trabalhar com a Apollo, uma delas é o ebay… e com certeza que muitas outras irão começar a surgir… se quiserem ver um caso prático vejam o finetune que é uma "radioonline" e já tem uma aplicação Apollo para o desktop.

São inúmeras as potencialidades desta aplicação, que dependem muito do que as empresas e individuais, conseguírem fazer com ela… A Apollo está online e agora a Adobe deixa que a criatividade dos programadores web decida até onde esta pode ir…

Se quiserem saber mais sobre a Apollo vejam o site oficial, estes vídeos (1 e 2) e o podcast feito pelo Mike do Talkcrunch.

Via: blog.webreakstuff, Adobe e Talkcrunch.

Downloads: apollo run time, apollo for developers (sdk)

Alojamento Web

Ms Pac-Man para iPod

A Namco vai disponibilizar, através da iTunes Store, o clássico Ms Pac-Man. Alguns dos destaques da versão do jogo, que celebra este ano o 25º aniversário, para iPod são 2506 níveis jogáveis, os intervalos animados "coffee break" do jogo original e a possibilidado dos utilizadores ouvirem os sons originais do jogo ou a sua libraria de músicas.

Este jogo vai estar à venda por 4,99 dólares e disponível apenas para os iPod de 5ª geração.