Vamos correr a shell Linux num Browser?

Os browser são hoje em dia ferramentas multifacetadas, que permitem aos utilizadores a realização de várias tarefas. Através do browser podemos aceder à Internet, ler o e-mail, jogar, aceder às redes…enfim, quase que se coloca a questão “O que não se consegue fazer hoje através de um browser? ”.

Recentemente descobri o projecto “Javascript PC emulator” quer permite correr uma shell Linux através de um simples browser.

 

 

O Javascript PC Emulator (baseado no Linux Kernel 2.6.20) é um pequeno script que permite ter a consola Linux no browser. O script foi desenvolvido em Javascript (tal como o nome indica), usando W3C Typed Arrays e emula  o seguinte hardware:

  • 32 bit x86 CPU
  • 8259 Programmble Interrupt Controller
  • 8254 Programmble Interrupt Timer
  • 16450 UART
  • Real Time Clock

Segundo o autor, Fabrice Bellard (criado do QUEMU e do FFmpeg), a ideia de desenvolver um emulador da consola Linux para correr num browser surgiu por puro divertimento e para colocar em prática todo o poder que o javascript oferece, mesmo para tarefas mais complexas.

Webpage: http://bellard.org/jslinux/index.html

Alojamento Web

Terminal Geeks: Inserir Espaços Na Dock

Hoje na rubrica “Terminal Geeks” vamos mostrar o comando que adiciona icons transparentes à Dock.

Quando temos vários tipos de programas na Dock, era mais fácil se estes tivessem separados, por exemplo, separar os aplicativos do sistema, das aplicações de produtividade. Agora podem fazê-lo seguindo as dicas em baixo, e terão na vossa Dock separadores.

Para adicionarem esta função, abram o Terminal (Utilities > Terminal ou use o Spotlight/Quicksilver) e digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.dock persistent-apps -array-add '{"tile-type"="spacer-tile";}'

Por cada vez que digitarem o código em cima vai aparecer um icon transparente na Dock. Agora escrevam o seguinte comando:

killall Dock

Este segundo comando irá reiniciar a Dock, depois de esta reiniciar terão disponível tantos icons transparentes, quanto o número de vezes que digitáram o primeiro código.

Para retirarem os espaços basta clicarem em cima do icon transparente e arrastalo para fora da Dock.

Alojamento Web

Terminal Geeks: Tornar os Icons das Aplicações Ocultas Translúcidos

Hoje na rubrica “Terminal Geeks” vamos mostrar o comando que fará com que as aplicações que estão ocultas apareçam como transparentes na Dock.

Quando utilizamos muito programas temos a necessidade de ocultar alguns, estas mesmo escondidas não se diferenciam das outras, agora podem diferencia-las, basta seguirem as instruções em baixo e cada vez que esconderem uma aplicação esta aparecerá translúcida na Dock.

Para adicionarem esta função, abram o Terminal (Utilities > Terminal ou use o Spotlight/Quicksilver) e digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.Dock showhidden -bool YES

Agora escrevam o seguinte comando:

killall Dock

Este segundo comando irá reiniciar a Dock, depois de esta reiniciar terão disponível a função dos icons translúcidos quando estão ocultos.

Para retirarem a função, digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.Dock showhidden -bool NO

E em seguida digitem:

killall Dock

Alojamento Web

Terminal Geeks: Fechar o Finder

Hoje na rubrica “Terminal Geeks” vamos mostrar o comando que permitirá fechar o Finder.

Para as pessoas que utilizam muitas janelas no Finder não é prático andar a fecha-las uma a uma, seria muito mais fácil se pudéssemos fechar simplesmente o Finder. Agora é possível, basta seguir as instruções em baixo.

Para adicionarem a função de fechar o Finder, abram o Terminal (Utilities > Terminal ou use o Spotlight/Quicksilver) e digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.finder QuitMenuItem -bool YES

Agora escrevam o seguinte comando:

killall Finder

Este segundo comando irá reiniciar o Finder, depois de este reiniciar terão disponível a função de fechar o Finder.

Para retirarem a função, digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.finder QuitMenuItem -bool NO

E em seguida digitem:

killall Finder

Alojamento Web

Terminal Geeks: Nova Rubrica

Hoje vamos inaugurar mais uma rubrica, esta vai chamar-se “Terminal Geeks”.

Nesta rubrica iremos mostrar comandos para inserir no Terminal que trarão à luz algumas funções escondidas ao Mac OS X.

Esta rubrica não terá uma periodicidade definida, mas neste primeiros dias será diária pois já possuímos alguma “material”.

Se souberem algum comando que queiram partilhar connosco, podem fazê-lo directamente para os e-mails roubatudoquantopoderes@hotmailDOTcom ou agfrg@webtugaDOTcom (substituir DOT por ponto, medida para evitar SPAM).