Acordo do iPhone SDK Proíbe Aplicações de Rotas por GPS

Segundo o Engadget, o acordo do iPhone SDK proíbe as aplicações que façam calculo de rotas em tempo real e com base em GPS e que indiquem o percurso.

Este acordo poderá fazer com que a Apple não aprove as aplicações da TomTom e suas concorrentes, uma vez que estas violam os termos do acordo.

No entanto, é referido que os termos para as aplicações que usam as API de localização são quase copiados na integra dos termos do Google Maps, pelo que aplicações que usem mapas próprios não deverão ter problemas.

Para ver se estas aplicações serão aprovadas ou não teremos que esperar pela abertura da App Store, portanto até lá.

Alojamento Web

iTunes Venderá Filmes dos Grandes Estúdios?

Segundo o Hollywood Reporter, espera-se que a Apple anuncie na Quinta-Feira (não explicita se hoje se para a semana) que chegou a acordo com a maioria dos grandes estúdios para vender filmes no iTunes, disponíveis no mesmo dia que em DVD.

O novo acordo envolveria Fox, Walt Disney, Paramount, Universal, Warner Bros, Sony Pictures, Lionsgate e New Line, e permitirá à Apple vender (não alugar) filmes de todas estas editoras no mesmo dia em que saíssem em DVD. É afirmado que a MGM não participa neste acordo.

O sucesso da Disney, que vendeu (até Março) 4 milhões de filmes via iTunes, poderá ter impulsionado os outros estúdios a fazer este acordo com a Apple, que pode levar, inclusive, a uma canibalização das vendas em DVD.

Este acordo criaria pressão nos concorrentes do iTunes (como o Amazon Unbox e o Microsoft XBox Live Marketplace), podendo fazer da Apple um líder dominante no mercado digital de filmes, tal como é no de músicas.

Relativamente a preços, é avançado que estes poderão atingir os 15$, tal como já acontece com os da Disney, que são vendidos a 15$ para títulos novos e 10$ para títulos antigos.

O anúncio era esperado para o início desta semana, talvez no dia em que o iTunes fez os seus 5 anos.