Storytlr – Plataforma Opensource de LifeStreaming

Storytrl

Storytlr é uma plataforma opensource de lifestreaming e microblogging que pode ser utilizada para uso pessoal ou também como plataforma multi-utilizador.

O que o Storytlr permite é juntar todas as informações das suas redes sociais e agregar num único local.

Storytlr

Poderá utilizar as suas contas de vários serviços, incluindo Delicious, Digg, Disqus, Flickr, Google Reader, Identi.ca / Laconi.ca, favoritos do Last.fm, Picasa, Qik, RSS Feeds, Seesmic, StumbleUpon, Tumblr, Imagens do Twitpic no Twitter, Twitter, Vimeo e Favoritos do Youtube.

O Storytlr é programado em PHP e utiliza base de dados MySql, poderá encontrar as instruções de instalação no repositório do Google Code.

Alojamento Web

Microsoft fecha parceria com Yahoo!

Microsoft Yahoo Bing

A Microsoft e o Yahoo anunciaram hoje um acordo que irá possibilitar uma melhor experiência aos utilizadores e anunciantes nas redes de pesquisas.

Depois de várias tentativas de compra recusadas pelo Yahoo!, ambas as empresas vão juntar esforços para criar uma sintonia global entre as duas plataformas de pesquisa, Yahoo! Search e o motor de busca Bing, de forma a criarem assim uma maior competição entre o mercado da pesquisa online e resultados pagos nas pesquisas.

Actualmente o Google detém cerca de 65% das pesquisas a nível mundial e cerca de 98% das suas receitas vêm do Google Adwords e publicidade online.

Segundo a Microsoft, esta parceria trará aos utilizadores finais mais inovação e melhorias na eficiência nos resultados das suas pesquisas e ao mesmo tempo possibilitará aos anunciantes chegar ao seu publico alvo com mais facilidade.

O Yahoo! vai poder continuar a focar-se no seu principal objectivo, fornecendo os melhores produtos Web como tem feito até agora, como são o exemplo do serviço Flickr, Del.icio.us, entre outros.

“This agreement comes with boatloads of value for Yahoo!, our users, and the industry, and I believe it establishes the foundation for a new era of Internet innovation and development,” said Yahoo! Chief Executive Officer Carol Bartz. “Users will continue to experience search as a vital part of their Yahoo! experiences and will enjoy increased innovation thanks to the scale and resources this deal provides. Advertisers will also benefit from scale and enjoy greater ease of use and efficiencies working with a single platform and sales team for premium advertisers. Finally, this deal will help us increase our investments in priority areas in winning audience properties, display advertising capabilities and mobile experiences.”

A junção de esforços para criar uma plataforma de pesquisa global e um novo mercado de publicidade nas pesquisas, criará novas oportunidades para os anunciantes publicitarem os seus produtos e atingirem o seu público alvo sem terem que apenas se focarem no motor de busca Google.

Segundo Steve Ballmer (CEO da Microsoft), este acordo possibilitará ao motor de busca da Microsoft, Bing, a escala necessária para uma competição mais equilibrada, atraindo novos utilizadores e anunciantes, o que se revelará em resultados mais relevantes nos resultados das pesquisas e publicidade.

Com a parceria, o Bing poderá chegar mais próximo dos utilizadores e devolver-lhes resultados mais eficientes e ao mesmo tempo colocar à disposição todas as ferramentas necessárias para que os anunciantes possam fazer os seus produtos ou serviços cheguem às pessoas certas.

Quem teve presente foi também o chairman da Yahoo! Inc., Roy Bostock, que afirmou que toda a equipa por detrás do Yahoo está contente com esta parceria e que a CEO da empresa Carol Bartz, tem suporte total de todos eles na sua decisão.

Os termos deste acordo são os seguintes:

  • A duração do acordo é de 10 anos;
  • A Microsoft irá adquirir a exclusividade das tecnologias utilizadas no motor de pesquisa do Yahoo!, e poderá integrar estas na sua plataforma web de pesquisa actual;
  • O Bing será o algoritmo exclusivo para pesquisa nos sites do Yahoo!, sendo que o Yahoo! poderá continuar as suas tecnologias e dados em outras áreas do seu negócio, como os sistemas de publicidade direccionada;
  • O Yahoo! torna-se o responsável pelas vendas exclusivas entre os anunciantes premium para ambas as empresas. Restante publicidade é garantida pela plataforma Microsoft Adcenter e o valor para os anúncios pagos é controlado pelo sistema automático do Adcenter.

A transacção irá ser revista e serão discutidos ainda alguns pontos fundamentais nesta parceria. Ambas as empresas esperam concluir a transacção em 2010.

Foi criado um site em ChoiceValueInnovation.com onde serão publicadas informações adicionar acerca dos benefícios de este acordo.

Esta parceria vem assim criar uma disputa mais equilibrada no que toca a pesquisas online, evitando que o Google detenha um monopólio absolutista tanto nas pesquisas online como nos anúncios pagos.

Alojamento Web

Minutu, pesquise em tempo real.

Minutu, pesquise em tempo real.

Nunca vos aconteceu tentar descobrir alguma informação, sobre um evento que aconteceu ainda à instantes, e os tradicionais motores de pesquisa ainda não encontrar nenhuma informação sobre o sucedido? O Minutu está a tentar ultrapassar essa barreira.

Com o Minutu é possível pesquisar, em tempo real, esses eventos nas mais diversas redes sociais. Deste modo, torna-se fácil pesquisar e partilhar qualquer pesquisa através do Twitter, Delicious, entre outros.
Apesar de se encontrar ainda em testes, aparenta ser uma boa ferramenta a guardar nos favoritos do browser.

Vale a pena experimentar, apenas se perde um «minutu».

www.minutu.com

Alojamento Web

Sugestões para escolher o nome de domínios

Muitas das vezes queremos criar um novo blog, mas a maioria dos nomes que nos vem à cabeça já se encontra utilizado por outros projectos.

As minhas sugestões são criar domínios com abreviaturas ou com nomes ou palavras que sejam bastante utilizadas na Internet, mas também que não fuja muito ao assunto do site e tenha as palavras chave.

Alguns dos exemplos que eu dou são o prt.sc ou então o del.icio.us, bem como o open.srcphp.com. Mas também podemos escolher utilizando o nome à mada Flickr.

Outra das hipóteses é colocar um simples i antes do nome (ex.: iWebTuga) , à moda Apple.

Devem provavelmente existir outros nomes que ajudam na hora de registar os domínios, no entanto são estas as minhas dicas. Caso alguém tenha mais sugestões, peço que a deixe nos comentários.

Alojamento Web

Del.icio.us apresenta nova cara e novo nome

delicious

O Del.icio.us foi remodelado. E que remodelação, diga-se de passagem! O mais óbvio e esperado desta remodelação é o novo layout, mais agradável que o anteior e com a mesma simplicidade. Mas o nome também foi alterado e o serviço agora chama-se Delicious.

Para acederem a ele, podem continuar a utilizar o antigo http://del.icio.us. Este endereço redireccionar-vos-à para o novo endereço, http://delicious.com.

Mais informações sobre a remodelação do Delicious estão disponíveis no blog oficial do serviço.

Edited: Fica aqui um vídeo:

Alojamento Web

Wordle – Crie nuvens de palavras

Foi através do Mundo Digital que fiquei a conhecer o Wordle.

O Wordle permite criar uma espécie de “nuvem de palavras” através de um texto, um site ou de uma conta do del.icio.us.

A forma como as palavras são dispostas pode ser alterada, bem como as combinações de cores.

Para além disso podemos alterar o tipo de letra e remover palavras comuns de determinadas línguas, de forma a deixar apenas nomes.

Os resultados são fantásticas obras de arte. Aproveitei e criei um Wallpaper com as palavras aqui do WebTuga.

Alojamento Web

Yahoo! está a integrar o Del.icio.us no seu motor de busca

O Yahoo! está novamente a inovar. Depois de se ter tornado um provider de OpenID, agora está a testar a integração do seu serviço Del.icio.us no seu motor de busca.

Esta integração está a ser feita através da adição do ícone do serviço no final de cada resultado. Ao lado do ícone estará o número de pessoas que adicionaram esse endereço à sua conta no Del.icio.us.

Esta novidade, pelo menos para mim, é muito bem-vinda. O Del.icio.us é um serviço com muitos utilizadores e um óptimo local para pesquisar informação. E agora que está a ser adicionado a um motor de busca, ainda melhor se torna.

Fonte: TechCrunch.com

Alojamento Web

Mahalo Follow 3.0 permite o envio de links para o Twitter

O motor de busca semântico/social Mahalo.com lançou a versão 3.0 da sua barra de ferramentas: a Mahalo Follow.

Esta barra de ferramentas permite pesquisar no Mahalo, recomendar links para este serviço e descobrir links de interesse. E agora também permite enviar links para os serviços web Twitter, Ma.gnolia e Del.icio.us.

O Mahalo Follow está disponível para o Firefox 1.5 e superior, Internet Explorer 6 e posterior e Flock 1.0 e posterior.