Firefox 3.6 – Orientation API

WebTuga

Para quem viu o artigo do João Joaquim aqui no WebTuga acerca do Firefox 3.6 beta 1, provavelmente ficou espantado com a API de Orientação do Firefox que permite utilizar os acelerometros presentes em alguns dos portáteis para detectar a orientação do dispositivo.

Desta forma os webdevelopers podem utilizar esta API para integrar nas suas aplicações Web. Quem estiver curioso, tiver um portátil equipado com os detectores de movimento e quiser testar o Firefox 3.6 beta 1, poderá brincar com os seguintes demos:

Veja abaixo algumas demonstrações num vídeo gravado por mim:

Espero que se divirtam… 🙂

Alojamento Web

Spore Creature Creator para Mac

A EA disponibilizou finalmente o Spore Creature Creator para Mac OS X. O Spore, um dos jogos mais esperados do ano, é um jogo em que o objectivo é evoluir uma criatura e dominar o Universo com ela. O jogo estará disponível para Windows e Mac e possivelmente iPhone (de relembrar que foi um dos apresentados em Março no evento do SDK).

O Creature Creator permite criar criaturas que depois poderão ser usadas no jogo, quando ele for lançado para o público. Está disponível para download um demo, e para quem o quiser comprar o preço é de 9,95$.

Para correr o Spore Creature Creator é necessário um Mac com processador Intel e OS X Leopard instalado, além de uma placa gráfica Intel GMA X3100 ou superior.

No entanto, se tiver uma GMA 950 (única não compatível da era Intel) também é possível correr o jogo. Para tal deverá fazer o seguinte:

1- Download do trial;

2- Clicar em “Mostrar Conteúdo” (menu de contexto);

3- Abrir a pasta Resources;

4- Abrir o ficheiro tginstall.plist com o Property List Editor (convêm ter o Xcode instalado);

5- Procurar InsufficientRenderers;

7- Mudar de Intel GMA 950 OpenGL Engine para Intel GMA 850 OpenGL Engine;

8- Gravar e correr o instalador.

Este método permite o jogo correr mas deverá ter em atenção que ele não irá correr a 100%.

Download Trial | Spore Creature Creator