Alternativas ao software da Adobe

Adobe Logo

A Adobe tem produtos fantásticos. No entanto, a maioria deles são pagos e o preço podemos dizer que não é muito acessível. Mas, para grandes males, grandes remédios.

Se as licenças do software da Adobe são caras, apesar de valerem o seu preço, nada melhor do que procurar por alternativas gratuitas, das quais algumas até poderão ser open-source. Por isso, fica aqui uma lista de aplicações alternativas ao software da Adobe.

Photoshop

O Photoshop é um poderoso editor de imagem que permite adicionar filtros e pequenos efeitos e dessa forma obter resultados espantosos. Como alternativa, temos para lhe apresentar o Gimp, uma ferramenta gratuita e opensource que permite obter resultados próximos dos obtidos no Photoshop.

DreamWeaver

Este é um dos mais completos IDEs para Web. O DreamWeaver permite utilizar templates pré-definidos e tem um sistema autocomplete para sintaxe de linguagens como PHP, CSS, JavaScript, entre outras. Por outro lado, temos o Nvu, com binários disponíveis para Linux, Windows, OSx e FreeBSD, torna-se numa simples aplicação que o irá ajudar a criar XML, CSS e JavaScript.

Adobe Premiere

Trata-se de um software de edição de vídeo bastante completo e ao mesmo tempo de fácil utilização. Funciona em conjunto com outras aplicações da Adobe e permite criar animações profissionais. Por sua vez, o Avidemux é uma boa opção ao Premiere, permitindo executar simples tarefas nos seus vídeos, tais como cortar pequenas partes, filtros e permite a automatização de tarefas. Está disponível sob a licença GNU GPL e funciona em Linux, BSD, MacOSx e Windows. Para além do Avidemux, existe também o cinelerra, que é tão bom ou ainda melhor que o Premiere.

Adobe Reader

Hoje em dia, a maioria dos documentos partilhados na Internet estão no formato PDF ou DOC. O Adobe Reader é uma aplicação que permite não só a visualização deste tipo de documentos em modo off-line, mas também online, integrando-se como plug-in no seu browser. Alternativamente, poderemos usar o Foxit PDF Reader em Windows, visto que em macOSx e em Linux já existem leitores de PDF por omissão, apesar do mesmo estar disponível para Linux e outras plataformas.

Adobe Flash

Cada vez mais presente nas mais conhecidas plataformas, a tecnologia Flash permite desenvolver aplicações e pequenas animações e reproduzir em vários gadgets, no entanto, a sua aplicação na criação de sites tem sido cada vez maior e agora que o Google passará a indexar sites com conteúdo Flash, poderá vir a ser uma grande aposta para o futuro. SMIL, ou Synchronized Multimedia Integration Language, é a opção ao Flash apresentada pela W3C.

Alojamento Web

Revista WebDesigner, terceira edição

WebDesigner a Revista Premium para o autor de conteúdos online já está nas bancas com a edição número 3.
Nesta edição aprenda como usar uma extensão para aplicações AIR dentro do Dreamweaver CS3, aprenda com os tutoriais como construir interfaces para protótipos no Fireworks CS3, e outro sobre ActionScript3. Entre outros assuntos que não vai querer perder.
Veja as novidades em www.web-designer.pt. Beneficie de vantagens exclusivas ao ser assinante.
Não perca esta nova edição!

Alojamento Web

WebDesigner – uma revista para webdesigners…

Pela mesma equipa que edita a revista iCreate, chega-nos a revista WebDesigner, uma revista onde o publico alvo são especialistas em desenvolvimento web.

A revista oferece ao leitor tutoriais interactivos que lhe explicam como gerir projectos no DreamWeaver, Flash, Photoshop e ainda introduzem ferramentas como a base de dados MySql e a linguagem de programação web, PHP.

Contemplando as últimas notícias  da Indústria de Software, a WebDesigner
reflecte tudo o que há de novo sobre a produção de conteúdos – representando a melhor e única escolha neste tipo de meio.

Quer acompanhar as novidades da web 2.0 e começar a desenvolver os seus próprios projectos na Web? Então esta é a revista perfeita para si.

Homepage: Revista Web Designer