Nova homepage Twitter, brevemente em Português

Ao longo dos tempos a definição daquilo que é o Twitter tem vindo a mudar. O Twitter já não é apenas o local onde as pessoas colocam aquilo o que estão a fazer, é também um local onde partilham ideias (links, citações, frases), passam aos outros os seus gostos musicais, fazem novos contactos, discutem tópicos actuais e no caso das empresas é também uma óptima ferramenta para obter feedback dos seus clientes.

Twitter Homepage

A verdade é que o Twitter serve agora praticamente para tudo, até mesmo para pedir o pequeno alguém em casamento (bizarro!). Toda esta conversa para vos dizer que o Twitter tem uma nova homepage.

Esta nova homepage reflecte uma necessidade de melhor explicar aos novos utilizadores aquilo que é o Twitter e de os integrar mais facilmente na comunidade. Na nova página de entrada do Twitter pode-se ver uma lista dos actuais tópicos mais discutidos (Trends), algumas pessoas populares no Twitter e uma lista de tweets em scroll dessas pessoas.

Para além das novidades na homepage, pode também ser visto na página do Twitter Translate a novidade de que a próxima língua a marcar presença no Twitter poderá vir a ser o nosso Português:

Twiter em Português

E tu, o que achas da nova homepage? Tens conta Twitter? Partilha connosco e segue o WebTuga no Twitter (@webtuga)!

Alojamento Web

Classificados no WebTuga

Classificados

É isso mesmo, finalmente as secções para Classificados no fórum WebTuga foram abertas. A partir de agora é possível comprar e vender tudo no fórum WebTuga.

Para que tudo corra bem, foram criadas várias regras e será necessário pertencer ao grupo Membro Pro para poder participar nessas secções.

Cada utilizador que estiver envolvido numa venda ou compra, terá um tópico com o seu Feedback e dessa forma será possível saber informações sobre negócios efectuados anteriormente.

Para além disso, o WebTuga criou algumas dicas para efectuar as compras e vendas. Como é óbvio, o WebTuga não se responsabiliza se por algum facto alguém não cumprir com a palavra na sua venda.

Esta é mais uma aposta para o nosso fórum em 2009. Esperemos que seja bem recebida pelos membros da comunidade e que sejam feitos muitos negócios nos classificados WebTuga.

Se ainda não é membro do fórum WebTuga, de que é que está à espera? Faça já o seu registo no Fórum.

Leia já as Regras de Vendas, Regras de Compras e as Regras de Feedback.

Alojamento Web

Gmail Labs – Novas ferramentas para o Gmail

Gmail Labs é a ultima ferramenta disponível na nova versão do Gmail, o serviço de e-mail do  Google.

O Gmail Labs permite aos utilizadores decidir se querem testar novas ferramentas para o Gmail e enviar o feedback para os developers do Google de forma a estes obterem as opiniões das ferramentas.

Isto faz-nos pensar que em breve também será possível a nós, utilizadores, criarmos pequenas ferramentas adicionais para o nosso e-mail.

Poderá activar as ferramentas disponíveis no Labs, na aba Labs do menu "Settings" da sua conta Gmail.

Alojamento Web

Youtube quer dar voz ao “cidadão jornalista”

O Youtube vai dar voz ao “jornalismo do cidadão” – não sei porque, mas não gosto muito desta terminologia – com a criação do canal Citizen News, um local no Youtube onde o cidadão comum poderá ter os seus quinze minutos de fama graças a uma notícia sua.

Para já, o Citizen News está agregar conteúdos de perto de 70 “repórteres amadores” que publicam informação no Youtube e está a pedir feedback dos seus utilizadores e sugestões de utilizadores que possam ser agregados pelo canal.

Esta iniciativa do Youtube pretende, mais que dar voz ao cidadão, tornar-se a primeira escolha no tal “jornalismo do cidadão”, uma tendência que está a crescer de dia para dia. Mas como irá o Youtube lidar com o ruído de algumas “notícias”? E terão eles algum controlo sobre os conteúdos que aparecem no Citizen News?

via Arstechnica.com

Alojamento Web

TugaSport em força

Depois de várias semanas abandonado, o Tugasport, o nosso blog sobre desportos, volta ao activo e com grandes novidades.

Não foi apenas uma actualização do WordPress que já há muito que andava a pedir, mas também uma mudança radical no design, incluindo o logótipo.

O novo TugaSport vai ser actualizado com mais frequência e vai ter futebol em directo e quem sabe, outros desportos.

Feitas as honras, resta-me pedir-vos para verificarem as novidades com os vossos próprios olhos e para deixarem o feedback.

Alojamento Web

Olá MySQL Workbench! Adeus DBDesigner4!

Foi lançado hoje o MySQL Workbench, uma ferramenta visual de modelação de dados com suporte alargado das funcionalidades do MySQL.

A principal característica que todos nós procuramos numa ferramenta destas para MySQL é a “unificação” das tarefas mais importantes (analisar, conceber e implementar) necessárias para uma base de dados, no contexto de um processo de desenvolvimento integrado e interactivo.

Até há pouco tempo, a principal ferramenta de modelação de dados no MySQL era o DB Designer 4, um projecto open source sem suporte oficial por parte da MySQL.

Muitos achavam que apesar de implementar as características necessárias para a modelação, o DB Designer4 deixava um pouco a desejar, mostrando-se pouco eficiente. Apresentava alguns “bugs irritantes”, uma utilização desleixada e uma configuração muito abstracta.

É aqui que entra o Workbench, o sucessor de DB Designer 4 mas construído de raiz a pensar no suporte alargado a todas as funcionalidades do MySQL. Apresenta uma interface melhorada, mais fácil de usar e é mais estável que o seu antecessor. Para além disto, tem a promessa de evoluir rapidamente com base no feedback que a comunidade devolve: bugs, pedido de novas funcionalidades e até de plugins!

O Workbench será distribuído de duas formas, grátis e paga. A versão grátis (Workbench OSS) terá certas “funcionalidades trancadas” para o uso do utilizador. Isto não significa que não o poderemos utilizar na sua totalidade, não sejam induzidos ao erro, até porque a própria MySQL admitiu que não. A principal diferença entre as duas versões é que na versão paga (Standard Edition) poderás adicionar módulos e plugins para o utilizar de forma optimizada.

Os Plugins disponíveis (brevemente) para o Workbench são desenvolvidos sob a linguagem Lua (originalmente do Brasil) e, apesar de ainda não estar “aberto ao público”, o repositório de plugins tem um lugar reservado no site oficial do produto.

Fonte: André Torgal

Alojamento Web

Microsoft disponibiliza primeira beta do Internet Explorer 8

A Microsoft disponibilizou uma beta pública da próxima versão seu browser, Internet Explorer 8. Este lançamento destina-se a receber feedback da aplicação e a mostrar o desenvolvimento que o navegador está a ter.

A maior novidade do Internet Explorer 8 é o bom (ou quase bom) suporte para padrões web. Isto é uma excelente notícia para os webdevelopers e webdesigners, que passarão a fazer menos kung-fus para conseguir por um site a fazer render correctamente no browser da Microsoft.

Alguns serviços web da Microsoft estão integrados no browser. Exemplos disso são o MSN Weather, MSN Encarta e Windows Live Hotmail. Mas vários serviços externos à Microsoft também estão presentes no IE8, como o Facebook ou o Ebay. Estas funcionalidades chama-se Activites.

Os WebSlices são outra novidade presente nesta nova versão, ainda em desenvolvimento, do Internet Explorer. Isto é semelhante à barra de marcadores do Firefox, onde podem ser adicionadas feeds e atalhos para qualquer site, mas com maior versatilidade.

Parece que a Microsoft está finalmente a adoptar os padrões web. Mas, quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Vamos lá ver se isto é apenas fogo de vista ou um bom primeiro passo dado pela empresa.

Download

Alojamento Web

Canonical cria site para receber feedback dos utilizadores do Ubuntu

O Ubuntu lançou um novo site, Ubuntu Brainstorm, que visa recolher as opiniões e sugestões dos seus utilizadores sobre a forma como podem melhorar esta distribuição de GNU/Linux.

O Ubuntu Brainstorm está aberto a qualquer utilizador, com ou sem conhecimentos "geek", que queira dar algum feedback, positivo ou negativo, sobre esta distribuição.

via Wired.com

Alojamento Web

Primeira beta do Internet Explorer 8 disponibilizada

A Microsoft disponibilizou a primeira beta do Internet Explorer 8, mas só para um pequeno grupo de beta testers. Com isto, a Microsoft espera receber feedback sobre o browser e reportagem de erros encontrados pelos utilizadores.

Mais informação no Activewin.com

Alojamento Web

Windows Vista vendeu 100 milhões de cópias

As opiniões sobre o Vista dividem-se e pela internet fora o feedback é largamente mais negativo que positivo. A minha experiência, confesso, não foi das melhores. Talvez tenha sido por já me ter habituado a não ter grandes chatices com sistemas operativos.

Com feedback positivo ou negativo, a Microsoft diz já ter vendido mais de 100 milhões de licenças do Windows Vista nos primeiros 12 meses de vida do sistema operativo.

Quantas destas licenças serão OEMs e quantas serão de actuais utilizadores do Windows Vista? Infelizmente, não consegui encontrar resposta a esta pergunta.

Para além do volume de licenças, a Microsoft afirma ter tido um crescimento de 20% no número de clientes empresariais durante o mesmo período de tempo, com países como o Brasil e a China a ajudarem a este crescimento.

Fonte: eWeek.com