Is My Blog Working?

Is My Blog Working

Is My Blog Working é o nome de um novo web service que lhe permite verificar o estado do seu blog, se o mesmo está online, que plataforma utiliza, qual o nome do theme utilizado, qual o tempo de resposta, se o rss feed está acessível, se existe um robots.txt, quantos resultados são encontrados no Google e muito mais.

Poderá também subscrever o RSS feed do estado, possibilitando-lhe o acompanhamento do estado do seu blog através do seu leitor de RSS Feeds.

So, Is My Blog Working?

Click here for to learn more about how to start a blog.

Alojamento Web

Malandro – o wallpaper

malandro

Estou com insónias. Decido abrir o meu leitor de feeds, o Liferea, e pôr as leituras em dia. Vejo que o Eurico Leite publicou mais um post, desta vez sobre um wallpaper meu conhecido. Leio o post.

As insónias não passam. Então, decido fazer uma brincadeira, inspirado pelo wallpaper apresentado no post do Eurico. Vários minutos depois, o Malandro – assim se chama o wallpaper – é criado.

O wallpaper está disponíveis sob uma licença Creative Commons 2.5 by-sa.

Download (2.6MB)

Alojamento Web

Ferramentas e dicas de blogging

Ferramentas para Blogar

Hoje em dia qualquer pessoa tem o seu blog, ou pode ter em poucos segundos.

No entanto para blogar, não basta apenas ter um blog, é necessário ter vontade e escolher as ferramentas mais apropriadas para o acto do blogging. É quase como um soldado quando entra em batalha, tem que ter a arma correcta e as munições necessárias para estar totalmente preparado.

Na minha actividade como blogger, são várias as ferramentas que utilizo antes de colocar um post aqui no WebTuga ou em qualquer outro blog em que participe.

Google Reader / Gmail – Subscrição de conteúdo

Para estar sempre a par das notícias, subscrevo cerca de 790 rss feeds de sites em várias línguas, sendo a maioria em Espanhol, Inglês e Português. O Google Reader permite-me uma rápida leitura e selecção do conteúdo que me interessa.

Para além de subscrever rss feeds, participo em várias Mailing Lists e nada melhor que o Gmail para ler e gerir as entradas das mailing lists.

Bloco de notas – Editor de texto

Antes de começar a escrever o meu post no editor WYSIWYG do cms que uso ( Joomla ou WordPress ), começo sempre por escrever um rascunho no editor de texto mais simples que tenha à mão.
Ao escrever um rascunho, preocupo-me sempre por estruturar bem as frases de forma a ficar simples e de percepção fácil.

Revisor/Orangoo – Correctores ortográficos

Após criado o artigo, tento sempre dar uma vista de olhos pelos erros e correcções gramáticas, mas existe sempre um erro que deixo para trás, portanto nada melhor que um corrector ortográfico automático para ter uma menor probabilidade de deixar passar erros ortográficos.

Como corrector ortográfico costumo usar o Orangoo, ou então o Revisor, que basicamente são a mesma coisa, mas quando um está em falta, tenho sempre o outro para substituir.

Photoshop – Edição de imagem

Se há coisa que gosto de ver nos meus artigos, é um texto simples e uma imagem cuidada a acompanhar o texto. Penso que isso faz com que o leitor não perca o interesse pelo post.

É então aí que entra o editor de imagem, normalmente photoshop, para tratar uma imagem que vai acompanhar o texto.

Tenho o cuidado de criar uma imagem com fundo transparente, pois seja qual for o fundo, a probabilidade de ficar mais atractivo é maior.

Google Docs – Blogging cooperativo

Muitas das vezes antes de colocar o post no blog, gosto que algumas pessoas o leiam.

Há sempre algo que pode ser melhorado e portanto uso o Google Docs para poder distribuir aos meus colegas bloggers de forma a fazerem uma pequena revisão a este antes da sua publicação final.

O Google Docs é uma ferramenta on-line muito útil na cooperação em equipa. A possibilidade de partilhar e convidar outras pessoas para colaborarem consigo no documento é simplesmente fantástico.

eyeOS – Sistema Operativo Online

Normalmente, após a revisão de um outro blogger, o artigo é submetido no editor do CMS que uso e publicado no site.

Mas existe ainda outra aplicação que uso no meu dia a dia como blogger. Como devem saber, sou estudante e passo bastante tempo na escola. O tempo que me disponibilizam para aceder à Internet é aproveitado ao máximo para ler as RSS feeds, recolher noticias e começar a escrever textos ou pequenos trechos.
Como nem sempre tenho acesso ao mesmo computador ou nem sempre tenho tempo de publicar o post, comecei a usar uma ferramenta chamada eyeOS.

O eyeOS é um sistema operativo on-line que me permite o acesso a aplicações simples e armazenar pequenos ficheiros.

Muitas das vezes uso o RamISP, um serviço que corre a plataforma eyeOS, para guardar pequenos posts e links importantes que posso voltar a rever mais tarde sem a necessidade de guardar numa pen ou enviar para o e-mail. Basta-me apenas aceder ao meu sistema operativo on-line.

Esta é a minha rotina diária, parece um pouco complicado e trabalhoso, mas o resultado final vale sempre a pena. E quase que me esquecia, durante estes passos todos, nada melhor do que uma música para fazer as ideias vir ao de cima.

Fiquem bem e bons posts.

Alojamento Web

eyeOS 1.6 – Gala Sync

eyeos 1.6 Gala Sync

Enquanto que no mundo dos sistemas operativos para desktop e servidores as atenções estão todas viradas para o Ubuntu 8.0.4 Hardy Heron, o mundo dos sistemas operativos on-line recebe grandes novidades.

Hoje nas minhas leituras diárias, reparei num "post" do meu colega Bit.ate do PlanetGeek que fala sobre a nova versão do eyeOS.

O famoso eyeOS, um sistema operativo on-line open-source, recebeu ontem uma das maiores actualizações desde a sua existência.

Na versão eyeOS 1.6 “Gala Sync”, todos os esforços foram centrados na melhoria da experiência do utilizador com este sistema, tendo sido implementadas novas aplicações e novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de web-apps para este sistema operativo.

Gala Sync tras novidades fresquinhas como um novo sistema de Drag and drop, novos widgets, um novo leitor de rss ( eyeFeeds ), um novo editor de texto com cores para as principais linguagens de programação e um sistema de auto-completar para facilitar a programação on-line, um IDE para desenvolvimento chamado eyeCode, uma nova calculadora e ainda um novo jogo chamado eyeTetravex.

No entanto a novidade mais relevante no eyeOS é a possibilidade de criar aplicações capazes de comunicar com o seu sistema operativo Desktop, sendo o eyeSync uma das primeiras aplicações que permite sincronizar os seus sistemas operativos.

Para já a versão 0.1 do eyeSync só está disponível para macOSx e para Linux, no entanto nas próximas semanas estará pronta para correr em Windows.

+info

Alojamento Web

AlertThingy já está disponível

alertthingyAlertThingy, uma aplicação para o site FriendFeed que recorre ao Adobe AIR e que é a primeira a utilizar a API do FriendFeed, foi lançada.

Este programa permite a visualização da informação de outros utilizadores do serviço, comentar itens, enviar mensagens e pesquisar informação no FriendFeed.

Como utiliza o Adobe AIR, o AlertThingy pode ser executado em Windows, Mac OS X e GNU/Linux.

O FriendFeed é um serviço que permite reunir as feeds de vários serviços web num local, para partilhar com familiares e amigos.

via Techcrunch.com

Alojamento Web

Microsoft disponibiliza primeira beta do Internet Explorer 8

A Microsoft disponibilizou uma beta pública da próxima versão seu browser, Internet Explorer 8. Este lançamento destina-se a receber feedback da aplicação e a mostrar o desenvolvimento que o navegador está a ter.

A maior novidade do Internet Explorer 8 é o bom (ou quase bom) suporte para padrões web. Isto é uma excelente notícia para os webdevelopers e webdesigners, que passarão a fazer menos kung-fus para conseguir por um site a fazer render correctamente no browser da Microsoft.

Alguns serviços web da Microsoft estão integrados no browser. Exemplos disso são o MSN Weather, MSN Encarta e Windows Live Hotmail. Mas vários serviços externos à Microsoft também estão presentes no IE8, como o Facebook ou o Ebay. Estas funcionalidades chama-se Activites.

Os WebSlices são outra novidade presente nesta nova versão, ainda em desenvolvimento, do Internet Explorer. Isto é semelhante à barra de marcadores do Firefox, onde podem ser adicionadas feeds e atalhos para qualquer site, mas com maior versatilidade.

Parece que a Microsoft está finalmente a adoptar os padrões web. Mas, quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Vamos lá ver se isto é apenas fogo de vista ou um bom primeiro passo dado pela empresa.

Download

Alojamento Web

YeahReader: o melhor amigo do blogger

Qual a prática habitual de quem tem um blog? Ler outros blogs e publicar posts no seu blog. Para isso, qualquer blogger costuma utilizar uma aplicação ou serviço para ler as suas subscrições, e uma aplicação ou serviço para publicar os posts.

YeahReader é um programa para Windows que combina as subscrições e a publicação de posts num só local. O utilizador pode ler as feeds em RSS, RDF e Atom, é notificado da chegada de novos itens e pode configurar a frequência de actualização.

Enquanto lê as feeds, o utilizador pode publicar posts no seu blog. Os tipos de blog suportados são o LiveJournal, WordPress.com, Blogger.com, WordPress alojado pelo utilizador ou qualquer sistema de blog que suporte a MetaWeblog API.

A junção desta duas funcionalidades, leitor de feeds e cliente de blogging, fazem do YeahReader o melhor amigo de qualquer blogger hardcore – e mesmo dos copinhos de leite.

YeahReader, via appscout.com

Alojamento Web

Eluma: leitor de feeds e gestor de favoritos

Eluma é uma aplicação para Windows que "mata dois coelhos com uma cajadada": é um leitor de feeds e um gestor de favoritos.

O Eluma consegue importar ficheiros OPML, permite a criação de listas inteligentes, suporta tags, incorpora um sistema de alerta que avisa o utilizador da chegada de conteúdos novos e possibilita a partilha de subscrições e feeds com outros utilizadores.

Esta aplicação, de momento, está em beta privada. Se estiverem interessados em experimentá-la, podem candidatar-se a um convite no site do Eluma.

via Downloadsquad.com

Alojamento Web

Levantando um pouco o véu ao Internet Explorer 8

Acho que, pela primeira vez, o Internet Explorer promete. Mas só a versão 8, que ainda se encontra em desenvolvimento.

O que me faz dizer isto é este browser suportar, por defeito, os padrões web. Eu não me recordo de utilizar uma versão do Internet Explorer que conseguisse esse feito. Bem, mas eu só utilizei o IE a partir da versão 5.

Outras novidades são a adição de uma barra de marcadores, suporte para subscrições de feeds na barra de marcadores, recuperação automática de um crash e um filtro anti-phishing melhorado. Estas são funcionalidades já vistas à muito tempo no Firefox.

Outra, esta não vista no Firefox, permite ao utilizador seleccionar uma palavra ou frase e fazer uma pesquisa sobre ela em diferentes serviços: por exemplo, procurar uma morada num serviço de mapas.

Os utilizadores interessados, podem descarregar a versão beta do Internet Explorer 8 e testar este browser. Mas não se esqueçam que esta não é uma versão estável, por isso ponderem bem a sua instalação.

Download, via Bink.nu

Alojamento Web

Campanha “Vista Capable” leva Microsoft a tribunal

A juíza americana Marsha Pechman, do distrito judicial de Seattle, decidiu a favor de uma acção judicial contra a Microsoft por publicidade enganosa.

Em causa estão os famosos autocolantes "Vista Capable", que figuravam – e talvez ainda figurem – em vários computadores que, alegadamente, não tinham capacidade suficiente para correr este sistema operativo.

Fonte: money.cnn.com