Ferramentas e dicas de blogging

Ferramentas para Blogar

Hoje em dia qualquer pessoa tem o seu blog, ou pode ter em poucos segundos.

No entanto para blogar, não basta apenas ter um blog, é necessário ter vontade e escolher as ferramentas mais apropriadas para o acto do blogging. É quase como um soldado quando entra em batalha, tem que ter a arma correcta e as munições necessárias para estar totalmente preparado.

Na minha actividade como blogger, são várias as ferramentas que utilizo antes de colocar um post aqui no WebTuga ou em qualquer outro blog em que participe.

Google Reader / Gmail – Subscrição de conteúdo

Para estar sempre a par das notícias, subscrevo cerca de 790 rss feeds de sites em várias línguas, sendo a maioria em Espanhol, Inglês e Português. O Google Reader permite-me uma rápida leitura e selecção do conteúdo que me interessa.

Para além de subscrever rss feeds, participo em várias Mailing Lists e nada melhor que o Gmail para ler e gerir as entradas das mailing lists.

Bloco de notas – Editor de texto

Antes de começar a escrever o meu post no editor WYSIWYG do cms que uso ( Joomla ou WordPress ), começo sempre por escrever um rascunho no editor de texto mais simples que tenha à mão.
Ao escrever um rascunho, preocupo-me sempre por estruturar bem as frases de forma a ficar simples e de percepção fácil.

Revisor/Orangoo – Correctores ortográficos

Após criado o artigo, tento sempre dar uma vista de olhos pelos erros e correcções gramáticas, mas existe sempre um erro que deixo para trás, portanto nada melhor que um corrector ortográfico automático para ter uma menor probabilidade de deixar passar erros ortográficos.

Como corrector ortográfico costumo usar o Orangoo, ou então o Revisor, que basicamente são a mesma coisa, mas quando um está em falta, tenho sempre o outro para substituir.

Photoshop – Edição de imagem

Se há coisa que gosto de ver nos meus artigos, é um texto simples e uma imagem cuidada a acompanhar o texto. Penso que isso faz com que o leitor não perca o interesse pelo post.

É então aí que entra o editor de imagem, normalmente photoshop, para tratar uma imagem que vai acompanhar o texto.

Tenho o cuidado de criar uma imagem com fundo transparente, pois seja qual for o fundo, a probabilidade de ficar mais atractivo é maior.

Google Docs – Blogging cooperativo

Muitas das vezes antes de colocar o post no blog, gosto que algumas pessoas o leiam.

Há sempre algo que pode ser melhorado e portanto uso o Google Docs para poder distribuir aos meus colegas bloggers de forma a fazerem uma pequena revisão a este antes da sua publicação final.

O Google Docs é uma ferramenta on-line muito útil na cooperação em equipa. A possibilidade de partilhar e convidar outras pessoas para colaborarem consigo no documento é simplesmente fantástico.

eyeOS – Sistema Operativo Online

Normalmente, após a revisão de um outro blogger, o artigo é submetido no editor do CMS que uso e publicado no site.

Mas existe ainda outra aplicação que uso no meu dia a dia como blogger. Como devem saber, sou estudante e passo bastante tempo na escola. O tempo que me disponibilizam para aceder à Internet é aproveitado ao máximo para ler as RSS feeds, recolher noticias e começar a escrever textos ou pequenos trechos.
Como nem sempre tenho acesso ao mesmo computador ou nem sempre tenho tempo de publicar o post, comecei a usar uma ferramenta chamada eyeOS.

O eyeOS é um sistema operativo on-line que me permite o acesso a aplicações simples e armazenar pequenos ficheiros.

Muitas das vezes uso o RamISP, um serviço que corre a plataforma eyeOS, para guardar pequenos posts e links importantes que posso voltar a rever mais tarde sem a necessidade de guardar numa pen ou enviar para o e-mail. Basta-me apenas aceder ao meu sistema operativo on-line.

Esta é a minha rotina diária, parece um pouco complicado e trabalhoso, mas o resultado final vale sempre a pena. E quase que me esquecia, durante estes passos todos, nada melhor do que uma música para fazer as ideias vir ao de cima.

Fiquem bem e bons posts.

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

5 thoughts on “Ferramentas e dicas de blogging”

  1. Eu prefiro o Bloglines ao Google Reader, pelo menos de momento. O Google Reader estava a dar-me demasiados problemas.
    Para correcção ortográfica, utilizo o Gedit, que também utilizo para bater texto. 🙂 Depois, utilizo o corrector ortográfico do Firefox, não vá ter alguma coisa passado no Gedit.
    Na edição de imagem, o GIMP faz as honras da casa. E que honras!
    Quando preciso de escrever textos em colaboração com alguém, também costumo utilizar o Google Docs. Mas ando a ponderar uma Wiki para isso.

    Só falta uma coisa neste post: a referência ao webhost mais catita da internet, o Webtuga.net.

  2. Existem muitas pessoas que um dia se lembraram de fazer um blogue. Talvez por curiosidade, talvez por necessidade de ocupar o seu tempo, talvez por necessitar de ter voz activa no que quer que seja, ou talvez por capricho.

    Muitos desses blogues, ao fim de algum tempo, começam a andar por ai à deriva sem actualizações, sem novos artigos, novos assuntos, enfim, andam desacompanhados ou se preferirem, abandonados.

    De maneira nenhuma estou a criticar quem os fez, estou apenas a constatar um facto. Facto este, que se deve a variadas causas, tal como o desinteresse, por falta de leitores, por falta de tempo, por falta de feedback nos comentários, por falta de assunto, etc.

    Ocorreu-me então outro dia, que poderia ser dada a oportunidade a estas pessoas e a outras que nunca criaram um blogue, mas que até gostariam de dar uma opinião ou lançar um tema de discussão, a oportunidade de escrever um artigo da sua própria autoria e publicá-lo aqui no meu blogue, poupando-lhes assim algumas chatices nos procedimentos informáticos.

    Da gestão do blogue cuido eu, poupando-os assim desse trabalho, só terão de mandar o vosso texto para o email: ideiasolta@sapo.pt

    Os temas a ser utilizados são ao vosso gosto e escolha. Poderão mandar artigos sobre sociedade, politica, finanças, turismo, poesia, lazer, etc. São imensos os temas a desenvolver, depois, é só esperar que seja lido por alguém que tenha uma palavra a dizer sobre o assunto e deixar a magia da comunicação crescer.

    Penso que será interessante esta nova polivalência do blogue, que assim abre as portas a todas as pessoas, não só na vertente dos comentários, como agora, nos próprios artigos (posts).

    Vale a pena lembrar que toda a participação exterior ( vossa ) é moderada por mim como segurança contra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.