Como tornar o Finder ainda melhor!

Logo que começamos a usar o Finder, vemos que é potente e com muitos truques, fácil de configurar e bastante agradável do ponto de vista gráfico. Contudo damos por nós com várias janelas abertas espalhadas pelo desktop. Não era tão bom se pudesse-mos ter o modo de Tabs como no Safari ? Pois bem, uma empresa pensou no mesmo, meteu mãos à hora e lançou uma aplicação chamada TotalFinder.


Está ainda na sua versão ALPHA.
Mas já tem bastante opções muito úteis, tais como:

Navegação por Tabs;
Colocar as Pastas no cimo;
Abrir duas Pastas em Paralelo;
Mostrar os ficheiros escondidos;
Não criar os ficheiros (.DS_Store);
Customizar o icon do Finder na Dock;
..entre muitas outras mais avançadas!

DownloadTotalFinder v0.7.1.
Web Site: http://totalfinder.binaryage.com/

Alojamento Web

MacOSx Snow Leopard – O que esperar…

A Apple teve ontem uma excelente apresentação de todas as novidades que têm vindo a desenvolver nos últimos meses.

Foi renovada a gama de Macbooks, lançado o novo iPhone 3Gs e apresentadas várias novidades para o Snow Leopard.

O Snow Leopard será lançado em Setembro e terá um custo de 129$ ou 29$ para utilizadores que já tenham o Leopard. O Pack Família terá um custo de 49$.

Entre as várias novidades, destacam-se algumas, como o Finder que foi totalmente reescrito e apesar de não apresentar alterações a nível do interface, tem bastantes melhorias no seu desempenho.

As stacks agora permite funcionalidades avançadas, como navegação entre pastas, facilitando o acesso a toda a informação.

O Expose tem também uma nova funcionalidade, permitindo expandir as janelas de uma determinada aplicação através da Dock, possibilitando uma melhor gestão de janelas abertas.

Foi anunciado também o Quicktime X que permitirá a edição e partilha de vídeos com outras pessoas e tem para além disso bastantes melhorias a nível do interface.

O Snow Leopard apresenta nova opções de acessibilidade, melhorando assim a utilização do OSx para pessoas de certa forma fisicamente incapacitadas.

Uma das funcionalidades que não pode passar ao lado é a introdução do suporte para Exchange nas aplicações Mail.app, Address Book e iCal de forma totalmente gratuita.

Foram feitas melhorias a nível da arquitectura do sistema de forma a aproveitar melhor as potencialidades de processadores com vários core a 64-bits.

A nível de gráficos, o Snow Leopard apresenta um novo standard aberto utilizado já por várias empresas, o OpenCL.

A keynote da Apple na WWDC 09 foi marcado também pelo anúncio do novo iPhone 3Gs por apenas 199$ nos modelos de 16GB e 299$ nos modelos de 32GB. O iPhone 3G 8GB anterior baixou para 99$ (preços para contractos AT & T).

Alojamento Web

Controlar o Mac via E-Mail

O poder do AppleScript é enorme. Desta vez, a sua demonstração chega-nos através de uma simples e eficaz forma de controlar o Mac, tudo via e-mail.

Para tal, deve-se seguir os Tutoriais do TUAW, disponibilizados para o efeito. Os tutoriais cobrem generalidades do Mac e o iTunes, e estão escritos em inglês, mas são muito fáceis de fazer por nós.

Tutoriais | Controlo via E-MailiTunes

Alojamento Web

Apple Disponibiliza Mac OS X 10.5.3 aos Membros ADC

A nova grande actualização do Leopard, o 10.5.3, foi distribuída aos membros do Select e Premium do ADC (Apple Developer Connection).

A nova versão deverá corrigir 75 bugs em aplicações como Agenda, Back to my Mac, Finder, iCal, Mail, Spotlight e Time Machine, entre outras.

Segundo o site AppleInsider, esta actualização do Mac OS X Leopard deverá sair entre Abril e Maio.

Alojamento Web

Terminal Geeks: Fechar o Finder

Hoje na rubrica “Terminal Geeks” vamos mostrar o comando que permitirá fechar o Finder.

Para as pessoas que utilizam muitas janelas no Finder não é prático andar a fecha-las uma a uma, seria muito mais fácil se pudéssemos fechar simplesmente o Finder. Agora é possível, basta seguir as instruções em baixo.

Para adicionarem a função de fechar o Finder, abram o Terminal (Utilities > Terminal ou use o Spotlight/Quicksilver) e digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.finder QuitMenuItem -bool YES

Agora escrevam o seguinte comando:

killall Finder

Este segundo comando irá reiniciar o Finder, depois de este reiniciar terão disponível a função de fechar o Finder.

Para retirarem a função, digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.finder QuitMenuItem -bool NO

E em seguida digitem:

killall Finder

Alojamento Web

Rumor: Características do novo firmware

A poucos dias da apresentação do SDK do iPhone/iPod touch, há um rumor que com o SDK virá uma nova versão do firmware, em baixo ficam algumas das características que poderá trazer:

  • A nova versão será 2.0 e não 1.1.x;
  • Suportará Flash
  • Incluirá uma gestor de arquivos, uma espécie de”mini Finder”;
  • Poderá  Copiar e Colar;
  • Suportará totalmente o envio e recepção de arquivos por bluetooth;
  • Como extra incluirá uma versão mini do iChat, acessível apenas através do Wi-Fi.

[Fonte]