Jaiku será OpenSource em breve

JaikuSe ainda ontem falei aqui num serviço que nos permite criar o nosso próprio Twitter ( Yonkly ), hoje chega-nos a notícia de que o Jaiku, um clone do Twitter comprado pelo Google, vai tornar-se OpenSource e será licenciado sob a licença Apache.

O sucesso do Jaiku não foi o esperado pelo Google e portanto este provavelmente irá fechar e tornar-se opensource para quem quiser criar o seu Twitter. De momento o Jaiku está a ser importado para o motor do Google App, portanto dentro de pouco tempo poderemos ter acesso a uma versão opensource o serviço.

É pena este projecto morrer, no entanto por outro lado penso que seja bom o Twitter ter o poder no que toca a microblogging e não o Google. Nem tudo na web pode ser do Google.

Alojamento Web

Google entra no cloud computing com o lançamento do App Engine

google app engineO Google anunciou o lançamento de mais um serviço: o Google App Engine, por enquanto apenas disponível por convite.

O Google App Engine funciona um pouco como o Amazon EC2, mas as aplicações criadas assentam na infraestrutura do Google e podem interagir com os restantes serviços do Google.

Por enquanto, apenas podem ser criadas aplicações em Python. Mas à medida que o serviço for sendo desenvolvido, outras linguagens de programação serão suportadas.

Quando for aberto ao público, o Google promete disponibilizar um plano gratuito, que terá direito a 500 MB de espaço e "largura de banda suficiente para 5 milhões de visitas por mês". Mas até lá, só por convite.

Se quiserem experimentar este novo serviço do Google, tratem de arranjar um convite e descarreguem o SDK do Google App Engine, disponível para GNU/Linux, Mac OS X e Windows.

Google App Engine, via Blogoscoped.com

Alojamento Web

Google Email Uploader permite enviar os mails do Thunderbird para o Gmail

Um dos nossos leitores deixou um comentário no post sobre a importação de emails de outra conta para o Gmail, onde fala de uma aplicação chamada Google Email Uploader. Eu, embebido num espírito de Serlock Holmes, decidi saber mais sobre este programa.

O Google Email Uploader é uma aplicação para Windows apenas. Este programa consegue enviar os emails do Thunderbird e Outlook para a vossa conta de email do Gmail, sem perder a informação dos emails e a estrutura das pastas. O problema é que precisam de uma conta do Google Apps.

Para quem utiliza o Google Apps, esta aplicação poderá ter muita utilidade. Mas se têm apenas uma conta normal do Gmail, então terão que utilizar o bom velho IMAP para transferir os emails.

Google Email Uploader

Alojamento Web

Microsoft está a desenvolver um rival do Google Docs

Albany é o nome de código do mais recente projecto da Microsoft, que visa fazer frente aos cada vez mais populares Google Docs e Google Apps.

Este projecto é um pacote de aplicações e serviços web com um preço mais acessível, direccionado para PMEs e grupos: Microsoft Office, Office Live Workspaces, Windows Live OneCare e os serviços web Windows Live.

Por enquanto, o Albany está apenas acessível a um pequeno grupo de utilizadores que o estão a testar. A sua chegadas às lojas deverá acontecer nos próximos tempos.

via Infoworld.com

Alojamento Web

Google Apps agora com ferramenta de criação de sites – JotSpot

O Google vai disponibilizar, muito brevemente, mais um serviço direccionado para pequenas e médias empresas e grupos de trabalho: Google Sites.

O Google Sites é baseado no JotSpot, que esta empresa adquiriu em Outubro de 2006, e será uma aplicação colaborativa – semelhante ao Microsoft SharePoint. Os utilizadores poderão editar a página, inserir elementos (imagens, texto, etc) e convidar outros membros a realizarem edições.

Inicialmente, o Google Sites estará apenas disponível através do Google Apps e, como as restantes aplicações da vertente "enterprise" do Google, será gratuita.

via NYTimes.com

Alojamento Web

Google: JotSpot poderá ser integrado com o Google Apps em 2008

O Google poderá estar a preparar-se para integrar o JotSpot, serviço que adquiriu à sensivelmente um ano, com o Google Apps, afim lançar um novo serviço já em 2008.

A integração do JotSpot com o Google Apps deverá ser feita com o lançamento do Google Sites, um serviço semelhante ao Google Page Creator, mas mais completo e baseado no JotSpot. O Google Sites poderá ser usado como gestor de projectos, intranet, CRM, wiki e outros tipos de software de colaboração online.

Isto não passa, por enquanto, de um rumor lançado por Andrew Miller, que terá assistido a uma apresentação do Google sobre o Google Apps feita por Scott Johnston, antigo funcionário do JotSpot e actual funcionário do Google.

{Fonte: Download Squad}

Alojamento Web

Microsoft lança rival do Google Apps for Your Domain

A Microsoft lançou um serviço semelhante ao Google Apps for Your Doman, Windows Live Community Builder, direccionado para empresas e organizações não lucrativas.

Este novo serviço da Microsoft é uma versão mais "empresarial" do Windows Live com, para além das aplicações web que o Windows Live possui, registo de domínios web.

Quanto ao custo deste serviço, ainda não se sabe de nada.

{via Lifehacker}

Alojamento Web

Mais espaço no Gmail

O Google anunciou, hoje, que vai iniciar o aumento faseado da capacidade de armazenamento de todas as contas de email do Gmail. Os utilizadores do serviço gratuito terão um aumento de, aproximadamente, 1GB, ao passo que os utilizadores do serviço Google Apps verão as suas contas aumentadas até 10GB de espaço extra.

Boas novidades para os utilizadores deste serviço de Gmail, que ganharão mais um pouco de espaço nas suas já quase cheias caixas de correio. Mas ainda não é o mesmo que ter espaço "infinito", como no Yahoo! Mail.

{Fonte: Gmail Blog}

Alojamento Web

PCWorld top 100

A PCWorld elegeu os 100 melhores produtos para 2007, entre sites, periféricos, computadores, software, etc… Alguns dos destaques vão para o primeiro lugar do Google Apps Premier Edition, o nono lugar do Mac OS X 10.4, a décima sexta posição do Ubuntu 7.04, o quadragésimo quarto posto do Flick e a ausência do Windows Vista. Os interessados podem ver a lista completa aqui. Fonte: blog do jocaferro

Alojamento Web

Microsoft está a criar aplicação de office online

Um programador da Microsoft, de nome Tod Hilton, escreveu no seu blog pessoal que a Microsoft está a desenvolver um produto para o mercado de office online.

Este produto vai competir directamente com o Google Apps, Zoho, DableDB e JohtSpot Tracker; ou, pelo menos, foi o que o programador da Microsoft escreveu.

Infelizmente o post foi editado e, onde se liam as informações sobre este possível novo produto da Microsoft, o autor justificou a remoção daquele trecho de texto como tentativa de não criar confusão e falsas expectativas nos leitores.

Mas, felizmente, sobram os screenshots do post original.