Youtube: aluguer de vídeos

O aluguer de filmes através do Youtube torna-se hoje realidade. Os primeiros vídeos a serem disponibilizados serão 5 filmes independentes do Festival de Cinema de Sundance de 2009 e 2010.

Os pré-requisitos para alugar vídeos serão uma conta de Youtube e de Google Checkout para efectuar os pagamentos, mas por enquanto este serviço de aluguer ainda não está disponível em Portugal.

Em relação aos preços, já se sabe que os filmes “The Cove” e “One Too Many Mornings” custarão 4 dólares (cada). O primeiro título, uma vez que já data de 2009, apenas ficará disponível para streaming durante 24 horas após o pagamento, enquanto que o segundo, sendo de 2010, ficará disponível durante 72 horas.

Embora neste momento apenas estejam disponíveis 5 filmes para alugar, isto não esconde o enorme potencial que este serviço poderá atingir. Este serviço de aluguer de filmes poderá ser mesmo o responsável por começar a fazer do Youtube um site rentável à Google. E se no futuro os acordos entre a Google e os estúdios cinematográficos abrangerem blockbusters, então aí a empresa poderá ter encontrado o filão de ouro que tanto ansiava encontrar no Youtube.

Alojamento Web

PayPal lança API

A PayPal lançou oficialmente a sua API, PayPal X. Esta API permite aos developers utilizarem mais a fundo as funcionalidades da plataforma Paypal nos seus sites e aplicações.

Até à data, a Paypal permitia o uso da sua plataforma de pagamentos a terceiros, mas para tal era sempre necessário aceder a www.paypal.com e a partir daí fazer o login e o dito pagamento. E apenas este tipo de transacção directa era suportada.

Com o Paypal X, toda a transacção é feita dentro do próprio site onde estamos a efectuar a compra ou venda e para além disso podemos ter acesso a opções mais avançadas como, por exemplo, juntar vários pagamentos numa só transacção de modo a reduzir os custos das taxas aplicadas pela PayPal às transacções.

Para além de ir dar mais liberdade aos developers, esta API também é uma maneira da PayPal tentar consolidar a sua posição num mercado que já conta com concorrentes de peso como o Amazon Payments e o Google Checkout.

Site oficial: www.x.com