Google Earth com Nova Iorque em 3D

As capacidades da Google são realmente infinitas e o seu mais recente lançamento vem provar isso mesmo. Desta feita, a Google possibilita-nos visualizar a cidade de Nova Iorque em todo o seu esplendor 3D através do Google Earth.

A empresa já havia começado há algum tempo a projectar vários edifícios em 3D, mas agora, também graças a muitas fotos fornecidas pela comunidade de utilizadores, a cidade de Nova Iorque está mais completa e já permite uma navegação 3D por quase toda a cidade. Um autêntico Sim City!

Confiram o vídeo com a navegação pela cidade:

Alojamento Web

Inovação tecnológica vs. invasão de privacidade

A cada dia que passa novas e melhores tecnologias são desenvolvidas. Quem diria há alguns anos atrás que um equipamento GPS se tornaria um equipamento banal em grande parte dos carros e telemóveis que transportamos diariamente?

Ou que teríamos disponível à distância de uns cliques uma visão de 360 graus sobre a cidade de Lisboa e outras cidades no mundo?

No entanto, os investigadores da Georgia Institute of Technology querem ir mais longe. Esta equipa desenvolveu uma impressionante tecnologia que consegue recolher informação em tempo real e aplicá-la no Google Earth e Microsoft Virtual Earth.

Basicamente, esta tecnologia recorre a vídeos de câmaras de vigilância ou de trânsito e detecta pessoas, veículos e até o movimento das nuvens. A partir daí analisa e calcula o seu comportamento e velocidade de movimento e faz uma projecção 3D do objecto no mapa da Google ou Microsoft mostrando o seu movimento em tempo real. Esta tecnologia também permite identificar as horas do dia e alterar a cor do céu depente disso.

O grande inconveniente desta tecnologia é que está sempre dependente do número de câmaras de vídeo disponíveis no local.

Embora todos os dados obtidos sejam anónimos, não podemos deixar de pensar no seguinte: E se alguém com acesso a esta ferramenta arranja uma maneira de nos seguir e controlar todos os nossos passos? O site Gizmodo relembra, e bem, o caso de Inglaterra, onde existem câmaras de vigilância por todo o lado (CCTV) e onde não seria muito difícil seguir uma pessoa de um sítio para outro.

Certamente que a nível tecnológico é fantástico e inovador no seu sector, mas a nível social poderá trazer problemas diversos. É claro que se forem aplicadas medidas de segurança apertadas em volta desta tecnologia, em princípio ninguém sairá prejudicado.

No entanto esta dúvida permanece, e é neste ponto em que a linha que separa a inovação tecnológica da invasão de privacidade de cada um de nós se torna muito ténue.

Alojamento Web

Google Earth 5

Google EarthO Google decidiu lançar a nova versão do Google Earth que contem várias novidades interessantes, entre elas a possibilidade de navegar no tempo e ver como era determinada zona num ano anterior.

Para além disso é ainda possível gravar vídeos com os progressos das zonas onde viajou e deixar pequenas informações para relembrar mais tarde.

Poderá ainda ver não só o planeta Terra mas também Marte, as constelações do céu e algumas camadas dos Oceanos.

Alojamento Web

10 anos de Google em 2 minutos

Dando sequência aos artigos publicados aqui nas últimas semanas de vídeos que mostram a Natureza a passar pelas 4 estações do ano em 40 segundos e em 2 minutos, hoje apresento-vos algo mais relacionado com o mundo informático em que vivemos, um vídeo que relata os 10 anos de história em 2 minutos do mais famoso motor de busca da Internet, o Google.

Foi produzido pelos escritórios do Google sediados no Reino Unido e resume os 10 anos da história da empresa em 2 minutos. Entre os serviços Google que foram contemplados estão o Adsense, Adwords, Image Search, Google News, Gmail, iGoogle, Google Earth, Analytics, Street View, YouTube, o Android e terminando com o Google Chrome. Tudo começou é claro, com o encontro de Larry Page e Sergey Brin, em 1995, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Quem quiser conhecer mais pode visitar a página especial do aniversário de 10 anos. A página exibe de forma cronológica e interativa todas os feitos da empresa, e tem versão em português. Há ainda uma galeria de 308 doodles (logotipos especiais feitos para homenagear uma personalidade ou data importante).

Alojamento Web

Google Eath – nova versão, com possibilidade de simular a posição do sol

O Google disponibilizou a nova versão do Google Earth. Até aqui, nada de especial: normalmente, as novas versões do Google Earth não têm muitas novidades, ou, pelo menos, algo de notório. Mas a versão 4.3 é diferente da maioria das anteriores versões – pelo menos no que toca a novidades de destaque.
A primeira é a possibilidade de ver a data em que determinada imagem foi tirada. Esta opção não está disponível em todas as imagens.
Outra novidade interessante é a possibilidade de simular a posição do sol. Isto vai criar um efeito quase (ou quase quase realista) do dia e noite.
Mais novidades: o Street View foi integrado nesta nova versão do Google Eath, estão disponíveis mais modelos 3D, o tempo do render foi melhorado e a aplicação estará disponível em 12 idiomas, entre eles o português.

A nova versão do Google Earth ainda não está disponível para download. Mas vão verificando, porque até ao final do dia já deverá estar.

via geathblog.com

Alojamento Web
Alojamento Web

Notícias do New York Times no Google Earth

google eath notícias news new york times

Ler as notícias do New York Times enquanto se anda às voltas com o Google Earth nunca foi tão fácil. Aliás, nunca foi possível. Mas agora já é!

A equipa do Google Earth, a aplicação geográfica para desktop do Google, anunciou que será possível ler as notícias do jornal New York Times nesta aplicação. As notícias mostradas dependerão da zona do planeta que o utilizador está a ver nesse momento.

Para poderem disfrutar desta nova funcionalidade, terão que descarregar a mais recente versão do Google Earth e, depois de o instalar e executar, activar a opção "Geographic Web", localizada na mesma zona onde se seleccionam os itens a mostrar na aplicação, como as imagens do panoramio.com.

Download

Alojamento Web

Google lança-se à aventura no espaço

google sky

O Google Sky, armado em campeão, saltou do Google Earth e foi parar ao google.com/sky. Este novo serviço web do Google é semelhante ao Google Maps, mas para o espaço: é possível fazer zoom; pesquisar uma galáxia, estrela ou qualquer outra coisa presente no cosmos (a pesquisa de extra-terrestres e a integração com Voip, que permitirá ao ET ligar para casa, estão em desenvolvimento); alternar entre modos de visualização; exportar os mapas para KML; ou ver imagens tiradas pelos telescópios.

via Blogoscoped.com

Alojamento Web

Google compra panoramio.com

O Google comprou o site de alojamento de fotos panoramio.com; o anúncio foi feito no blog do site.

O panoramio, para quem não sabe, é o site onde se alojam as fotos que aparecem no Google Earth.

Os criadores deste site vêm esta aquisição como uma consequência natural da excelente integração deste com o Google Earth.

Os autores deste projecto vão continuar a trabalhar no panoramio, e prometem continuar a responder aos emails com a maior frequência possível.

O panoramio, para já, não vai sofrer alterações de layout e funcionalidades mas, à medida que for sendo integrado nas infraestruturas do Google, as alterações irão aparecer.

Eu, como utilizador deste serviço, estou contente com esta aquisição. Eu costumo usar o panoramio.com para por várias localidades no mapa e esta aquisição vai permitir uma actualização mais rápida das fotos, o que naturalmente se traduz em menos tempo de espera para que elas apareçam no Google Earth.

Alojamento Web

Google Earth 4.0.2746

O Google Earth é um programa que permite a visualização de imagens reais capturadas via satélite de praticamente qualquer lugar do mundo. Trata-se de um aplicativo divertido, interessante e até com uma certa utilidade.

Embora a utilização do Google Earth seja acessível, alguns utilizadores podem ter certas dificuldades no início da sua utilização.

O Google Earth vem integrado com uma ferramenta de pesquisa, basta digitar o nome da cidade que ele levá-lo-à até ela. Uma das ferramentas interessantes neste programa, é que permite criar “favoritos??? dos locais que o utilizador achar mais importantes, para um acesso mais rápido.
Licença: Freeware
  Download: Google Earth 4.0.2746
Homepage: Google Earth

Nota:
PC com mais de 4 anos poderão não correr o aplicativo;
Portáteis com mais de 2 anos poderão não correr o aplicativo.